Notícias

A vereadora Liana Cirne (PT) repercutiu a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), de aprovar a abertura de inquérito administrativo que vai apurar as declarações de fraude no sistema eleitoral e as ameaças à realização das eleições de 2022. Essas acusações vêm sendo feitas, sistematicamente, pelo presidente Jair Bolsonaro. O discurso da parlamentar foi feito na reunião plenária virtual que a Câmara Municipal do Recife realizou nesta terça-feira (3).

O vereador Tadeu Calheiros (Podemos) comumente aborda a necessidade de ampliação no Plano de Vacinação do Recife. Por isso, na reunião Ordinária desta terça-feira (2), ele comemorou a nova idade mínima, de 23 anos, divulgada hoje. O parlamentar também pediu ao prefeito João Campos (PSB) uma terceira dose vacinal para os profissionais de saúde que estão na linha de frente da covid-19. "Os profissionais estão mais expostos. É importante aumentar a cobertura vacinal", afirmou.

Em alusão ao Dia Mundial da Amamentação que ocorre todo 1º de agosto, a vereadora Michele Collins (PP) ressaltou, na reunião Ordinária virtual desta segunda-feira (2), na Câmara do Recife, a Semana Municipal do Aleitamento Materno, instituída pela lei número 17.910/2013 de sua autoria. "A semana começou neste domingo com homenagem às mulheres recifenses. Nós incentivamos a realização de campanhas, debates, seminários, aulas, palestras, distribuição de panfletos, cartazes e informações sobre o leite materno".

Enaltecer avanços e frisar a necessidade de realizar melhorias no cuidado com os animais no Recife. Foi com esse objetivo que a vereadora Andreza Romero (PP) proferiu um discurso na tribuna virtual da Câmara do Recife nesta segunda-feira (2), durante a reunião plenária remota. Segundo a parlamentar, a gestão tem feito um bom trabalho, mas é preciso dar mais apoio àqueles que se dedicam à causa.

O vereador Luiz Eustáquio (PSB) fez a defesa do projeto de lei Ordinária número 138/2020, de sua autoria, que dispõe sobre a criação da Patrulha Ciclística no âmbito da Guarda Municipal da Cidade do Recife. “Esse projeto aborda um tema muito importante a ser discutido na audiência pública, que realizaremos, na próxima sexta-feira (6), às 10h. Convido todos os vereadores para participar dos debates. Se a matéria for aprovada, será um grande feito da gestão municipal, assim como desta Casa Legislativa”, afirmou, na reunião plenária virtual desta segunda-feira (2), na Câmara Municipal do Recife.

“Não foi surpresa”. Com essas palavras, a vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) definiu o incêndio que atingiu o acervo da Cinemateca Brasileira, em São Paulo, na última quinta-feira (29). A parlamentar, que discursou na tribuna virtual da Câmara do Recife nesta segunda-feira (2), chamou a atenção para a responsabilidade do Governo Federal, a quem cabe a gestão do espaço.

Para destacar o voto de aplausos aos 40 anos do SOS Corpo - Instituto Feminista para a Democracia, proposto pela vereadora Dani Portela (PSOL), a vereadora Liana Cirne (PT) comentou, na reunião Ordinária desta segunda-feira (2), na Câmara do Recife, algumas ações feitas pela instituição e ressaltou a sua importância. Cirne lembrou que ela e Portela apresentaram, antes do recesso parlamentar, requerimentos com o mesmo teor. No entanto, o de sua autoria foi aprovado, mas o da outra vereadora teve pedido de vista na ocasião e estava sendo apresentado agora. "É importante dizer que a Casa já concedeu voto de aplausos ao Instituto SOS Corpo". Ela também discutiu outros dois requerimentos sobre mudanças no trânsito da cidade.

O vereador Rinaldo Junior (PSB) trouxe o debate da questão da fome no Brasil, durante o grande expediente da reunião Ordinária da Câmara Municipal do Recife desta segunda-feira (2), via internet. “Uma matéria na TV mostrou que a fila do osso só vem aumentando no país. Pessoas ficam a madrugada inteira para levar o osso para a sua família comer”.

Na volta das atividades legislativas na Câmara do Recife nesta segunda-feira (2), o vereador Tadeu Calheiros (Podemos) lembrou, na reunião Ordinária, do Dia Mundial da Amamentação, que acontece todo dia 1º de agosto no mundo inteiro. O parlamentar contou, ainda, que participou in loco da volta às aulas da rede pública do Recife. "A gente vem desde o início do mandato lutando para que aconteça [a volta às aulas] dentro da máxima segurança possível, trazendo um ambiente seguro para professores, alunos e funcionários".

O vereador Osmar Ricardo (PT) alertou que os servidores municipais podem decretar greve geral, por tempo indeterminado, caso não seja aberto um canal de debates com as categorias que compõem as administrações direta e indireta da Prefeitura do Recife. O parlamentar fez o discurso, com essa informação, na reunião plenária virtual desta segunda-feira (2), que marcou a reabertura dos trabalhos legislativos na Câmara Municipal do Recife.