O vereador Dilson Batista (Avante) acusou "parlamentares" de agir de forma errada nas manifestações ocorridas sábado (29), com o objetivo de pedir o impeachment do presidente da República e que acabaram em agressões policiais no centro do Recife. Segundo ele, houve abuso de autoridade, pois “as manifestações foram políticas, produzidas por parlamentares, colocando em risco a vida de pessoas. A manifestação ocorreu na contramão do decreto estadual número 50.752, que proíbe as pessoas de irem para as ruas por causa da pandemia”.
Ao comentar as agressões policiais ocorridas durante protesto realizado no último sábado (29), o vereador Renato Antunes (PSC) disse que os homens do Batalhão de Choque da Polícia Militar de Pernambuco agiram para dispersar uma “manifestação ilegal”. Em seu entendimento, os policiais estavam fazendo valer “um decreto do governador Paulo Câmara e uma determinação do Ministério Público, que determinavam as medidas restritivas para a população, para evitar as aglomerações sociais”.
A saúde mental dos profissionais da saúde, sobretudo os que estão na linha de frente no enfrentamento à covid-19 e o recebimento de férias dos profissionais que estão a cerca de 15 meses sem descanso foram os principais pontos discutidos em audiência pública virtual da Câmara do Recife. O evento, de iniciativa do vereador Tadeu Calheiros (Podemos), contou com a presença de vários especialiastas e autoridades na área.
Na tarde desta segunda-feira (31), a Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal do Recife realizou uma reunião, via videoconferência, para distribuir cinco projetos de lei entre os membros do colegiado; emitir pareceres pela aprovação a cinco proposições e, também, ouvir as necessidades da comunidade do bairro de Cajueiro.
O presidente da Câmara Municipal do Recife, Romerinho Jatobá (PSB), e a vereadora Liana Cirne (PT) foram recebidos nesta segunda-feira (31) pelo governador do Estado, Paulo Câmara, em audiência realizada no Palácio do Campo das Princesas. Liana Cirne foi vítima de agressões policiais no último sábado, na ponte Princesa Isabel, quando ocorria manifestação no Centro do Recife promovida por movimentos sociais. A parlamentar foi atingida no rosto com spray de pimenta e precisou de atendimento médico. A vice-governadora Luciana Santos e o secretário da Casa Civil, José Neto, também participaram da agenda, pautada pelo Poder Legislativo municipal.
O vereador Marco Aurélio Filho (PRTB) comemorou, na reunião Ordinária da Câmara do Recife desta segunda-feira (31), a aprovação em 1ª discussão do projeto de lei ordinária número 01/2021 que declara patrimônio cultural imaterial do município do Recife o movimento brega. O parlamentar lembrou que o projeto foi o primeiro a chegar na Casa e também o primeiro do seu mandato. "Para alguns pode parecer besteira, mas tem um grande significado esta Casa aprovar o movimento brega como patrimônio cultural imaterial do Recife, é um momento que a gente consegue transcender as barreiras do preconceito", celebrou.
A Câmara do Recife votou e rejeitou nesta segunda-feira (31) o requerimento nº 4497/2021, de autoria da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB), que solicitava à Prefeitura a pintura, nas cores do arco-íris, das faixas de pedestre da esquina das ruas das Ninfas e Manoel Borba, no bairro da Boa Vista, e do Marco Zero, no bairro do Recife. Durante a discussão, o vereador Marco Aurélio Filho (PRTB) se posicionou contra a proposta – que, de acordo com ele, poderia descaracterizar o Recife Antigo.
No primeiro quadrimestre deste ano, que compreende os meses de janeiro a abril, a Prefeitura do Recife obteve desempenho positivo e cumpriu as metas fiscais estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO), apesar das dificuldades enfrentadas pela economia com a pandemia de covid-19. Os resultados foram apresentados pela secretária municipal de Finanças, Maíra Fischer, em audiência pública realizada de forma virtual pela Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal do Recife, presidida pelo vereador Samuel Salazar (MDB), na tarde desta segunda-feira (31). Os dados confirmam, segundo ela, um superávit orçamentário no período.
Nesta segunda-feira (31), na reunião Plenária virtual, o vereador Alcides Cardoso (DEM) falou sobre o requerimento nº 4458/2021, de sua autoria, solicitando ao prefeito do Recife, João Campos, para estabelecer, de forma clara e precisa, os protocolos e as diretrizes para utilização das sobras de doses das vacinas (“xepa das vacinas”) aplicadas contra a covid-19.
A vereadora Liana Cirne (PT), que foi atingida no rosto com spray de pimenta jogado por policiais militares durante a manifestação que ocorreu no último sábado (29), contra o presidente Jair Bolsonaro, cobrou do governo do Estado a punição dos que comandaram os atos violentos. Ela lembrou também dos dois homens que correm o risco de ficarem cegos por terem sido atingidos por tiros de balas de borracha, também disparados por policiais. Com palavras contundentes, a parlamentar chamou a atenção para cada fato e disse que iria falar com o governador Paulo Câmara, ainda esta tarde, para acompanhar a apuração do caso de perto.