Notícias

O mérito de dois projetos de lei totalmente vetados pela Prefeitura do Recife levou o vereador Tadeu Calheiros (Podemos) a se pronunciar pela derrubada desses vetos nesta segunda-feira (3), durante a reunião Ordinária remota da Câmara do Recife. O parlamentar defendeu a promulgação dos projetos de lei de nº 387/2013, que visa obrigar a instalação de equipamentos adaptados às necessidades de pessoas com mobilidade reduzida nos banheiros públicos, e de nº 397/2013, que dispõe sobre o registro e divulgação dos índices de violência contra a mulher no município.

Na discussão dos vetos totais do prefeito João Campos a cinco projetos de lei que foram aprovados pela Câmara Municipal do Recife no ano passado, o vereador Ivan Moraes fez um pronunciamento sobre a importância do vereador e do Legislativo Municipal. “Precisamos entender as dificuldades que representam a tramitação de um projeto de lei. Não somos obrigados a aprovar os vetos do Executivo”, afirmou. Os vetos, no entanto, foram mantidos.

O vereador Luiz Eustáquio (PSB) reforçou, nesta segunda-feira (3), na reunião Ordinária da Câmara Municipal do Recife, a importância do requerimento de número 3333/2021, de autoria do vereador Marco Aurélio Filho (PRTB) para que seja realizada uma audiência pública afim de debater com a CTTU sobre transporte de passageiros por motocicleta no Recife. O evento será no próximo dia 09, às 15h, via videoconferência.

O requerimento nº 3023/2021, que pede que a Prefeitura crie o Cartão SUS Animal, foi alvo de debates na Câmara do Recife nesta segunda-feira (3). Apresentado pela vereadora Andreza Romero (PP), a proposta foi aprovada pelo plenário virtual, mas não deixou de suscitar ressalvas de alguns parlamentares que disseram ver problemas com a utilização do nome do Sistema Único de Saúde. Um deles foi o vereador Luiz Eustáquio (PSB), que discursou durante a reunião ordinária remota para tratar do assunto.

Limpeza de galerias, canais e canaletas, remoção de entulho, escoramento de barreira, instalação de fossas, garantias de apoio em caso de enchente. Esses são alguns das solicitações feitas pela vereadora Dani Portela (PSOL) e pelo vereador Ivan Moraes (PSOL) à Prefeitura do Recife, por meio de 37 requerimentos aprovados pela Câmara Municipal nesta segunda-feira (3). Durante a reunião Ordinária remota do Poder Legislativo, Dani Portela discutiu os pedidos, que são resultado da iniciativa Ouvidoria das Chuvas, de ambos os mandatos.

Através do requerimento número 3088/2021 o vereador Paulo Muniz (SDD), solicitou a realização de concurso para a Guarda Municipal, por ter constatado que desde 2014 não há concurso para esta corporação, gerando defasagem no efetivo da mesma, e um déficit na prestação do serviço público. Por isso, ele disse na manhã desta segunda-feira , (3) durante reunião Ordinária da Câmara do Recife, por videoconferência, que é de extrema importância a realização de concurso público para a Guarda Municipal do Recife.

A vereadora Ana Lúcia (Republicanos) debateu três requerimentos de sua autoria, que foram aprovados, solicitando reuniões e audiências públicas que vão tratar de temas diversos. O três foram aprovados na reunião Ordinária virtual que a Câmara Municipal do Recife realizou na manhã desta segunda-feira (3).

De autoria da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB), o requerimento de número 3009/2021, dirige apelo à Secretaria de Finanças da Prefeitura para determinar a isenção total do IPTU dos 192 apartamentos do conjunto habitacional Padre José Edwaldo Gomes, localizado na comunidade Lemos Torres. A autora fez questão de explicar o documento na Ordinária da Câmara Municipal do Recife desta terça-feira (3).