Notícias

O Auxílio Municipal Emergencial Recife (AME Recife), previsto no projeto de lei do Executivo número 07/2021, recebeu críticas do vereador Ivan Moraes (PSol). A ajuda financeira proposta pela Prefeitura do Recife, que tem como foco os grupos que precisam de um apoio na renda mensal, é insuficiente e vai durar pouco tempo, segundo o parlamentar. “O valor total que a PCR pretende investir no projeto do auxílio é menor do que ela mesma gastou com publicidade no ano passado”, disse o parlamentar.

Sem abastecimento de água e sem energia elétrica para fazer uso de um poço comunitário. É essa a situação de seis mil pessoas no bairro Dois Irmãos, Zona Norte da capital. A informação foi levada à tribuna virtual da Câmara do Recife nesta segunda-feira (22), pelo vereador Dilson Batista (Avante), durante a reunião Ordinária remota.

O vereador Luiz Eustáquio (PSB) solicitou que um requerimento de sua autoria seja colocado em votação o mais breve possível. O documento sugere colocar como frota auxiliar do transporte público, os veículos de turismo e também os ônibus escolares. Segundo ele argumentou na manhã desta segunda-feira (22), durante reunião Ordinária da Câmara do Recife, por videoconferência, neste momento, é preciso garantir a vida daqueles que necessitam sair de casa para trabalhos essenciais, evitando a superlotação.

O vereador Chico Kiko (PP) agradeceu o convite formulado pelo Partido Progressista, através do presidente estadual da sigla, Eduardo da Fonte, e do presidente municipal, Lula da Fonte, para que ele seja pré-candidato a deputado estadual. O vereador destacou, na manhã desta segunda-feira (22), durante reunião Ordinária da Câmara do Recife, por videoconferência, que a repercussão ao convite foi excelente.

O vereador Felipe Alecrim (PSC), através do requerimento 1641/2021, solicitou uma audiência pública com o fim de debater "Os Desafios da Juventude na Atualidade", a ser realizada no próximo dia 08 de abril. Ele disse durante a reunião Ordinária da Câmara do Recife, na manhã desta segunda-feira (22), por videoconferência, que o encontro deverá ser realizado às 14h. O requerimento foi aprovado no plenário virtual.

"No último final de semana, no Distrito Federal, foi possível acompanhar mais uma ação do desgoverno federal, quando o presidente Jair Bolsonaro promoveu aglomeração". Com esta fala, a vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) protestou mais uma vez contra o que ela considera um descalabro do chefe da nação. Ela disse na manhã desta segunda-feira (22), durante reunião Ordinária na Câmara do Recife, por videoconferência, que mais uma vez o presidente promove aglomeração sem considerar o momento crítico da pandemia.

Críticas a ações do presidente da República, à superlotação no transporte público e ao auxílio municipal emergencial da Prefeitura do Recife. Os três assuntos foram destacados pelo vereador Ivan Moraes (PSOL) durante reunião Ordinária da Câmara do Recife, nesta segunda-feira (22). “Eu vou votar favorável ao auxílio municipal emergencial, mas ainda está aquém da necessidade do povo do Recife”, disse.

O discurso proferido pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no último dia 10 de março em São Bernardo do Campo (SP) foi alvo de dois requerimentos da vereadora Liana Cirne (PT), colocados em pauta nesta segunda-feira (22), durante a reunião Ordinária remota da Câmara do Recife. Por meio das propostas, a parlamentar pediu voto de aplausos ao pronunciamento e sua transcrição nos anais da Casa. Ambas as matérias, entretanto, receberam pedidos de vista do vereador Alcides Cardoso (DEM), devendo retornar à pauta somente na semana que vem.

O vereador Tadeu Calheiros (Podemos) fez a defesa de requerimento da vereadora Natália de Menudo (PSB) dirigindo apelo ao prefeito João Campos para que os estudantes de cursos de enfermagem tenham prioridade na vacinação contra a covid. A proposta foi aprovada na reunião Ordinária realizada de forma remota, pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (22).

O vereador Júnior Tércio (Podemos) utilizou seu tempo na tribuna virtual da Câmara do Recife nesta segunda-feira (22) para repercutir uma liminar do Tribunal de Justiça de Pernambuco que libera cultos presenciais em uma igreja evangélica de Boa Viagem durante o período de lockdown decretado pelo Governo do Estado. Contrário ao fechamento de templos como forma de prevenção à doença, o parlamentar comemorou a decisão – e lamentou a sinalização dada pelo Governo de que vai recorrer.