Através do requerimento 6539/19, da vereadora Natália de Menudo (PSB), as comunidades de Marrom Glacê e Vila São Miguel, e outras, em Afogados, ganharam iluminação pública com lâmpadas de led. Ela agradeceu, na tarde desta quarta-feira (23), na Câmara do Recife, à Prefeitura e à Emlurb por atender ao pedido. “A iluminação pública é um item de muita importância nas comunidades porque ajuda, inclusive, na questão da segurança dos moradores”.
Embora a reunião promovida pela Comissão de Meio Ambiente da Câmara do Recife, presidida pelo vereador João da Costa (PT), com o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife, José Neves, tenha sido satisfatória nas explicações dadas sobre medidas que estão sendo tomadas para conter uma possível chegada do óleo que atinge as praias nordestinas, o vereador Ivan Moraes (PSOL) cobrou mais ousadia nas ações. Segundo ele disse na tarde dessa terça-feira (22), na Casa, "a Prefeitura não precisa esperar para enfrentar essa tragédia sem precedentes em nossa história recente".
Diante do desastre ambiental que vem se caracterizando pelo derramamento de óleo nas praias nordestinas, atingindo o litoral pernambucano, o vereador Renato Antunes (PSC) disse que a oposição ao Governo Federal precisa “evitar a crítica pela crítica” e “parar de fazer ‘selfie’ para as redes sociais”, aproveitando-se do fato. Na reunião ordinária desta terça-feira (22), ele fez discurso afirmando que o atual momento “está lembrando uma caça às bruxas, com todo mundo querendo saber quem é o culpado, mas o que importa agora é sanar os problemas e somente depois é que devemos buscar os responsáveis”.
O vereador Rodrigo Coutinho (SD) comentou na tarde desta terça-feira (22), na Câmara do Recife, que acompanhou a visita do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, à capital pernambucana pela manhã e afirmou que foi possível esclarecer pontos discutidos na Casa, pelos vereadores, sobre o desastre ambiental que atinge praias nordestinas. Segundo o parlamentar, o ministro afirmou que "já tem estudos técnicos que apontam que o óleo é venezuelano, mas ainda não se sabe de onde está vindo esse óleo".
Destacando a requalificação realizada em alguns mercados públicos da cidade, a vereadora Natália de Menudo (PSB) pediu que seja feito o calçamento do entorno do Mercado Público de Afogados. Ela disse na tarde desta terça-feira (22), na Câmara do Recife, que o pedido se refere ainda à reforma do telhado, pintura e desobstrução das galerias do Mercado. E, aproveitando a ocasião, solicitou também o calçamento da rua do Acre (sentido rua Nicolau Pereira e Avenida São Miguel), da Estrada dos Remédios com Avenida 21 de Abril (esquina com a rua do Acre).
O vereador André Régis (PSDB) subiu à tribuna da Câmara do Recife nesta terça-feira (22) para destacar os esforços constantes de seu gabinete na atualização do Raio-X das Escolas, ferramenta on-line criada por ele para monitorar as escolas públicas da rede municipal. Na ocasião, o parlamentar agradeceu aos vereadores da Casa pela aprovação de uma série de requerimentos solicitando reformas e melhorias nas unidades.
O Governo Federal precisa atuar de forma mais incisiva na contenção das manchas de óleo que ameaçam as praias do Nordeste, avaliou o vereador Samuel Salazar (sem partido) nesta terça-feira (22). O parlamentar se pronunciou a respeito do desastre ambiental na tribuna da Câmara do Recife durante a reunião plenária desta tarde.
O presidente da Comissão de Meio Ambiente, vereador João da Costa (PT), agradeceu a presença do secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife, José Neves, na Câmara Municipal do Recife, para esclarecer o que a Prefeitura Municipal está fazendo para enfrentar a possível chegada do óleo nas praias da capital pernambucana. “Fizemos uma convocação informal e o secretário se mostrou disponível, em função da emergência do problema e da crise que pode se instalar com o possível derramamento de óleo”, disse Costa, na reunião ordinária desta terça-feira (22).
A Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal do Recife realizou reunião extraordinária no início da tarde desta terça-feira (22), com a presença do secretário municipal do Meio Ambiente, José Neves, para esclarecer o que a Prefeitura do Recife está fazendo para enfrentar o problema da mancha de óleo que está poluindo o litoral do Nordeste. A reunião contou com a participação de oito vereadores. Recife tem cerca de dez quilômetros de costas e três praias (Boa Viagem, Pina e Brasília Teimosa) e caso o vazamento chegue, trará consigo problemas ambientais, de saúde e impacto no turismo.
Uma aula prática nas cadeiras do plenário da Casa de José Mariano. Assim pode ser descrita a experiência de um grupo de estudantes do primeiro período de Direito da Faculdade de Ciências Humanas ESUDA na tarde desta terça-feira (22). Os universitários foram recebidos na Câmara do Recife pelo vereador Samuel Salazar (sem partido).