Notícias

O projeto de lei (PL) número 222/17, de autoria conjunta dos vereadores Rodrigo Coutinho (SD), Romerinho Jatobá (PROS) e do ex-vereador Wanderson Florêncio, foi aprovado em segunda votação. A proposta coíbe pichações no âmbito da cidade, mas mantendo a grafitagem, a exemplo de São Paulo que aprovou lei semelhante. O PL estabelece multa no valor de R$ 3 mil e os infratores deverão trabalhar na recuperação do patrimônio danificado durante um ano. A proposta tramitou na tarde dessa quarta-feira (14), na Câmara do Recife, deverá seguir para apreciação do Executivo.

Buscar formas de conter a destruição do meio ambiente: é esse o objetivo do Dia Nacional do Combate à População, celebrado nesta quarta-feira (14). Na Câmara do Recife, a data foi lembrada pelo vereador Hélio Guabiraba (sem partido). Ele destacou a necessidade de conscientizar a população para evitar o acúmulo de lixo na cidade.

Criado para realavancar a indústria naval brasileira, forte em décadas passadas, o Estaleiro Atlântico Sul, localizado em Suape, encerrou suas portas, depois de ter criado empregos e renda na região. Pelo menos esse é o entendimento do vereador João da Costa (PT), segundo declarou na tarde dessa quarta-feira (14), na Câmara do Recife. Lembrou o impacto positivo que o equipamento proporcionou à economia do Recife e que com o fechamento deverá impactar negativamente a cidade.

Analisar as críticas à gestão do presidente Jair Bolsonaro foi motivo de um discurso proferido pelo vereador André Régis (PSDB), nesta quarta-feira (14), na Câmara do Recife. O parlamentar rebateu comentários dos colegas relativos ao encerramento das atividades do Estaleiro Atlântico Sul em Pernambuco e à realização dos protestos em favor da Educação, na terça-feira (13).

A falta de manutenção em um poço artesiano no Córrego José Grande, na Zona Norte do Recife, levou o vereador Almir Fernando (PCdoB) a ocupar a tribuna da Câmara Municipal nesta quarta-feira (14). O parlamentar afirmou que, com a quebra de uma bomba no local, o poço foi fechado – o que prejudica o abastecimento de água na região.

O nome da exposição não podia ser outro: “Universo singular”. Ela é composta de 20 quadros a óleo sobre tela e pode ser visitada até sexta-feira, 16, na Câmara Municipal do Recife. Hoje, as obras estão no jardim interno e em seguida irão para o Salão Nobre. Os autores são crianças e jovens com autismo, que frequentaram uma oficina no final de semana passado, sob a coordenação de dois artistas plásticos. “Nosso objetivo foi entrar no mundo das pessoas com autismo, como ação preparatória para uma reunião pública que realizaremos nesta quinta-feira (15), no plenarinho”, explicou o vereador que está à frente da iniciativa, Hélio Guabiraba, atualmente sem partido.

A Comissão de Acessibilidade e Mobilidade Urbana da Câmara do Recife, presidida pelo vereador Gilberto Alves (PSD), discutiu 14 projetos de lei, dos quais sete tiveram pedidos de vista e sete foram aprovados. Também distribuiu para análise mais oito propostas. Estavam presentes na reunião que aconteceu na tarde dessa terça-feira (13), na Sala das Comissões da Casa, os vereadores Jayme Asfora (sem partido), Aerto Luna (PSB) e Rodrigo Coutinho (SD).

O vereador Jayme Asfora (sem partido) retirou de pauta o requerimento 4423/19 solicitando reunião solene pela passagem dos 10 anos do Instituto Maria da Penha. Ele disse que retirava em virtude do requerimento 4441/19, da vereadora Aline Mariano (PP), que também presta a mesma homenagem e vai mais além, homenageando ainda os 13 anos de existência da Lei Maria da Penha. “Considero o pedido da colega mais completo e por isso retiro o meu e me associo ao dela. Faremos juntos as homenagens”. Ele disse ainda na tarde dessa terça-feira (13), na Câmara do Recife que ajudou a criar o Instituto Maria da Penha, em Fortaleza.

Foi para falar sobre a manifestação em favor da educação e contra o contingenciamento de gastos do Governo Federal que o vereador Ivan Moraes (PSOL) subiu à tribuna da Casa nesta terça-feira (13). “A manifestação acontece em 80 cidades. São quase R$ 6 bilhões retirados da educação federal e já chegaram até a educação básica. Não há uma priorização dela em detrimento da superior. O que há por parte do Governo Federal é uma decisão de sucatear a educação”, disse.

O Brasil alcançou desempenho inédito nos Jogos Pan-Americanos de Lima, concluídos no último domingo (11). Vice-líder do quadro geral, o País conquistou seu maior número de medalhas da história – foram 171, sendo 55 de ouro. Na Câmara do Recife, o vereador Rodrigo Coutinho (SD) debateu a performance brasileira no plenário nesta terça-feira (13). De acordo com ele, é preciso investir mais no setor esportivo.