Um assunto debatido de maneira exaustiva, mas que para a vereadora Aline Mariano (PP), não houve ainda mudança de cultura. Trata-se do machismo que desencadeia crimes de ódio contra as mulheres, que passaram a ser tipificados pela lei do feminicídio. Ela lembrou que fez audiências públicas para discutir o assunto e alertar para a causa, mas os crimes continuam acontecendo, como o que tirou recentemente a vida de Mayara, 19 anos, morta pelo ex-companheiro com ácido. Lembrou também, na tarde dessa segunda-feira (05), na Câmara do Recife, do julgamento do acusado pelo assassinato da fisioterapeuta Tássia Mirella de Sena Araújo, ocorrido há dois anos no flat em que ela residia, quando foi estuprada e morta.
O vereador Samuel Salazar, atualmente sem partido, fez uma retrospectiva dos trabalhos realizados pelo seu gabinete durante o recesso parlamentar. “Ao longo desse último mês em que estivemos em recesso dos trabalhos legislativos, atendemos aos chamados das comunidades. De domingo a domingo recebemos demandas para irmos transformando a cidade em um lugar melhor junto com os órgãos responsáveis. Essa intermediação é papel do vereador. Estou aqui para ajudar e fazer do Recife um local de todos nós. Passamos pelo Ibura, Dois Unidos, Nova Descoberta”, disse, na reunião desta segunda-feira (5).
Na volta dos trabalhos legislativos da Câmara Municipal do Recife, na tarde desta segunda-feira (5), o vereador Ivan Moraes (PSol) repercutiu o conjunto de declarações e iniciativas do Governo Federal durante o recesso parlamentar. “Sei que as nossas principais preocupações devem ser fiscalizar o Poder Executivo municipal e legislar em favor da cidade, mas é essencial também registrar fatos políticos ocorridos em nível nacional. Somente assim, as gerações futuras que pegarem os anais da Casa de José Mariano poderão compreender que nós, vereadores do Recife, estamos atentos a esses acontecimentos”, disse.
O vereador Ricardo Cruz (Cidadania) repercutiu a sanção da lei 18.548/2018, que teve como origem um projeto de lei de sua autoria, que institui, no Calendário de Eventos do Recife o 23 de julho como o Dia do Socorro aos Animais, dedicado aos ativistas da causa. “É um dia que passará a ser muito significativo às pessoas que lutam pela saúde e vida dos animais em nossa cidade”, afirmou, na reunião ordinária desta segunda-feira (5), que marcou a volta dos trabalhos legislativos após o recesso parlamentar.
O vereador Rinaldo Júnior (PRB) comentou, na reunião ordinária desta segunda-feira, (5), que a lei municipal 18.596/2019, que tem como origem um projeto de lei de sua autoria, é “um exemplo de transparência administrativa e de controle social na questão dos recursos públicos. Tenho a honra de ser o autor dessa lei, pois em 90 dias, todo prédio público que for alugado terá uma placa no mural, dizendo o valor do aluguel, o tempo de vigência do contrato e o objetivo do aluguel”, afirmou.
A campanha Coração Azul busca encorajar a participação em massa e servir de inspiração para medidas que ajudem a acabar com o tráfico de pessoas. Trata-se de uma iniciativa do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC/ONU), que acontece em vários países do mundo, e o Ministério da Justiça aderiu desde 2013. A utilização de um coração representa a tristeza das vítimas e “também nos lembra da insensibilidade daqueles que compram e vendem outros seres humanos”, enfatizou a vereadora Ana Lúcia (PRB), durante audiência pública de sua iniciativa que tratou da necessidade do enfrentamento ao tráfico de pessoas. O evento foi realizado na manhã desta segunda-feira, (5).
O presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Eduardo Marques (PSB), recebeu, na manhã desta sexta-feira (2), a visita do presidente da Câmara Municipal de Goiana (PE), Carlos Viégas Junior (PSB), e do primeiro-secretário, vereador Sargento Torres (PSB). Segundo os parlamentares, o encontro teve como objetivo conhecer a estrutura da Casa de José Mariano e ideias exitosas do Poder Legislativo da capital, que possam ser implementadas na cidade da Região Metropolitana do Recife (RMR).
Já imaginou uma queima de fogos de artifício sem estampido? Ter a beleza das luzes sem o ruído que incomoda muita gente é possível, e pode se tornar obrigatório no Recife. A ideia foi apresentada na Câmara no projeto de lei nº 211/2019 do vereador Ricardo Cruz (Cidadania), que proíbe o manuseio, a utilização, a queima e a soltura de fogos de estampidos e de artifícios, assim como de quaisquer artefatos pirotécnicos de efeito sonoro ruidoso, inclusive os de baixa intensidade.
A cônsul-geral da China no Recife, Yan Yuqing, realizou uma visita de cortesia à Câmara do Recife na manhã desta quinta-feira (1º), para conhecer a sede do Legislativo Municipal, onde será realizada a solenidade programada para o Dia Municipal da Imigração Chinesa, 15 de agosto. A representante diplomática, acompanhada de assessores, foi recebida pelo presidente da Casa de José Mariano, vereador Eduardo Marques (PSB), e conheceu o plenário, plenarinho e Salão Nobre.
Um exame que pode descobrir graves problemas de visão ainda na primeira infância. É o teste do Reflexo Vermelho, mais conhecido como Teste do Olhinho, que deve ser feito de forma gratuita nas maternidades e estabelecimentos hospitalares do Recife. Quem garante isso é a Lei 17.807, de autoria do vereador Rogério de Lucca (PSL).