Notícias

As chuvas que caíram sobre o Recife no dia 13 de Junho deixaram os vereadores da Casa de José Mariano preocupados com a capacidade do município de lidar com intempéries. Nesta sexta-feira (28), uma Comissão Interpartidária criada para tratar do assunto se reuniu com integrantes da Prefeitura para fazer questionamentos sobre o que tem sido feito para evitar danos nesse tipo de situação. Estiveram presentes membros da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), da Secretaria-Executiva de Defesa Civil e da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb).

A Comissão de Legislação e Justiça, presidida pelo vereador Aerto Luna (PSB), aprovou em reunião na Câmara do Recife, na manhã dessa sexta-feira (28), três projetos, sendo um projeto de lei nº 159/19, um projeto de lei complementar nº 01/17 e um projeto de lei do Executivo nº 14/19. Estiveram presentes, também, os vereadores Samuel Salazar (Sem Partido) e Almir Fernando (PCdoB).

Criar o Dia Municipal do Quadrilheiro Junino era muito pouco para uma manifestação cultural que identifica quem é nordestino. Mas a lei existe desde 2011 e é de autoria do vereador Almir Fernando (PCdoB), o mesmo batalhador incansável pela preservação de nossas maiores tradições. Pois bem. Só a lei não bastava, precisava mais. Por isso, todos os anos ele realiza solenidade para homenagear os quadrilheiros, que mesmo sem estrutura não desistem. A festa foi realizada na tarde dessa quinta-feira (27), na Câmara do Recife, lotada de sanfoneiros, dançarinos, poetas e muito forró.

Diante de um plenário repleto de freiras, padres, fiéis católicos e moradores do Alto José do Pinho, Maria Lopes Teixeira, a Irmã Valéria, recebeu o Título de Cidadã do Recife durante reunião solene, na Câmara Municipal, na manhã desta quinta-feira (27). O autor da iniciativa, vereador Hélio Guabiraba (sem partido), enalteceu o trabalho desenvolvido há 56 anos na comunidade pela religiosa e contou que ao tomar conhecimento de tantos feitos, fez questão de prestar esta homenagem. A solenidade foi conduzida pelo presidente da Casa, vereador Eduardo Marques (PSB).

Com a intenção de ampliar a participação dos recifenses nas discussões de sua principal legislação urbanística, a Comissão Especial de Revisão do Plano Diretor, da Câmara Municipal do Recife, ouviu arquitetos, urbanistas e engenheiros em reunião realizada na manhã desta quarta-feira (27). “Precisamos ouvir a experiência desses profissionais e saber quais os pontos de reflexão que eles nos propõe, para embasar as emendas que os vereadores irão fazer ao projeto de lei que está em tramitação”, disse o presidente do colegiado, vereador Rodrigo Coutinho (SD).

Preocupado com a situação de rios, afluentes e canais localizados do município do Recife, o vereador Samuel Salazar, atualmente sem partido, realizou audiência pública na manhã desta quinta-feira (27) para explanar a situação de descaso em que eles se encontram. “Resíduos flutuantes, lixos domésticos e materiais constantemente descartados irregularmente são alguns dos elementos encontrados. De olho na sustentabilidade dos rios e na necessidade de se produzir normas de caráter protetivo e preservativo, promovemos este encontro para que possamos discutir sobre a recuperação de rios, afluentes e canais”, disse.

Ao comentar sobre o julgamento do Habeas Corpus para libertação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o vereador André Régis (PSDB) ressaltou que, enquanto se discute a liberdade ou não de Lula, o país está parado. Ele disse na tarde dessa quarta-feira (26), na Câmara do Recife, que quem mais perde com isso é o Partido dos Trabalhadores que não se renova e nem reflete sobre os acontecimentos recentes. Para ele, "a reforma da previdência está andando, enquanto o Partido dos Trabalhadores está no tema Lula livre".

Em uma tarde de debates sobre a situação política nacional, o vereador João da Costa (PT) ocupou a tribuna da Câmara do Recife, nesta quarta-feira (26), para fazer sua análise sobre o tema. O parlamentar pediu respeito às regras do estado democrático de Direito e criticou os setores que promovem generalizações contra o Partido dos Trabalhadores.

Requerimento de autoria do vereador Jayme Asfora (sem partido), solicitando a transcrição nos anais da Câmara do Recife do artigo intitulado “Não é sobre Lula ou Moro”, do articulista da Folha de São Paulo, Demetrio Magnoli, recebeu críticas do vereador André Régis (PSDB), que se colocou contrário à defesa feita pelo articulista acerca do recente vazamento de informações da Lava Jato, onde figuram juiz e procurador conversando sobre o processo antes mesmo do julgamento. O autor da proposta disse, na tarde dessa quarta-feira (26), que o colega ao criticar o requerimento 3666/19 não foi democrático porque o texto em questão apenas colocava posições políticas contrárias às defendidas por ele - André Régis (PSDB).

Desde 2008, a administração estadual de Pernambuco conta com uma carreira que busca concretizar os princípios da gestão profissionalizada. É a categoria dos gestores governamentais, que hoje conta com cerca 600 servidores no Estado. Um deles é o vereador Renato Antunes (PSC), que subiu à tribuna da Câmara do Recife nesta quarta-feira (26) para enaltecer esses profissionais pela passagem do Dia do Gestor Governamental.