Notícias

Três projetos, sendo um do Executivo, foram analisados pela Comissão de Orçamento e Finanças. Um dos projetos, de número 107/19, foi retirado de pauta. Foram aprovados o PLO 26/19, que trata da afixação de placas em imóveis alugados pelo poder público municipal e o PLE 05/19, criando bolsa de ajuda de custo para alunos que apresentem excelente desempenho em matérias e frequência. Esses alunos poderão monitorar professores. A reunião na manhã dessa quinta-feira (13), na Câmara do Recife, presidida pelo vereador Eriberto Rafael (PTC), contou com a participação dos vereadores Rinaldo Júnior (PRB) e Alcides Teixeira Neto (Sem Partido).

Na segunda reunião destinada a ouvir as sugestões dos segmentos da sociedade recifense para aperfeiçoar o projeto de lei do Poder Executivo nº 28/2018, a Comissão Especial de Revisão do Plano Diretor abriu espaço para a Articulação Recife de Lutas, que é formada por ONGs, movimentos sociais e coletivos, na manhã desta quinta-feira (13). “Queremos fazer um projeto de lei muito bem discutido, com o objetivo de entregar à população um bom Plano Diretor. As propostas e sugestões irão embasar a Comissão e os vereadores para que possam fazer emendas construídas sobre os anseios da população”, afirmou o presidente do colegiado, vereador Rodrigo Coutinho (SD).

A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara do Recife, presidida pela vereadora Aline Mariano (PP), recebeu a visita da secretária da Mulher do Recife, Cida Pedrosa. Ele veio informar as vereadoras da Casa como deverá ser a VII Conferência da Mulher do Recife, a se realizar nos dias 25,26 e 27 de julho no Centro de Convenções. A presidente da Comissão disse, na tarde dessa quarta-feira (12), que as parlamentares entenderam a nova proposta com o detalhamento das diretrizes, temas e formatação da nova Conferência, que já está sendo discutida em todas as seis RPAs da cidade.

Às vésperas da greve geral que está sendo articulada pelas centrais sindicais para o dia 14, contra a reforma da Previdência, os cortes da educação e por mais empregos, o vereador Ivan Moraes (PSol) reforçou a tese de que a população precisa se expressar livremente e demonstrar a insatisfação diante do governo de Jair Bolsonaro. “É preciso respeitar as pessoas que optarem fazer greve porque não se pode negar a ninguém o direito de se posicionar. É através da paralisação e da manifestação pública que elas estarão dizendo que são contra os projetos do governo”, disse, na reunião ordinária desta quarta-feira (12).

Promessa de campanha, a ordem de serviço do Hospital do Idoso vai ser assinada na próxima segunda-feira 17, segundo anunciou o vereador Chico Kiko (PP) na tarde dessa quarta-feira (12), na Câmara do Recife. Ele disse que o Prefeito vai ao terreno no bairro do Jiquiá, aonde deverá ser erguido o Hospital. “A gestão cumpre promessa feita iniciando o processo para execução da obra. Desde que iniciei meu mandato que peço uma unidade de saúde no bairro, agora vamos ter”.

Relatos de ações de entrega de uma cartilha sobre a Reforma da Previdência levaram o vereador Fred Ferreira (PSC) à tribuna da Casa de José Mariano nesta quarta-feira (12). Segundo o parlamentar, seu mandato recebeu reclamações de pais e mães que afirmaram notar, ao deixar seus filhos nas escolas municipais do Recife, que “professores conversavam com alunos de sete, oito e nove anos e distribuíam uma cartilha.”

O vereador Almir Fernando (PCdoB) lembrou que o Recife comemora nesta quarta-feira, 12 de junho, o Dia Municipal do Forrozeiro, por força da lei municipal 18.244/2016, sancionada pelo prefeito Geraldo Julio, a partir de um projeto de lei de sua autoria. “Quero aproveitar para convidar a todos os recifenses para a reunião solene que realizaremos nesta quinta-feira, 13, a partir das 15h, no plenário da Câmara, para homenagear todos aqueles que trabalham, cantam, dançam, tocam, compõem, produzem e divulgam o gênero musical chamado Forró”, disse.

Nesta quarta-feira (12) é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. Na Casa de José Mariano, o tema foi levado à tribuna durante a reunião plenária pela vereadora Michele Collins (PP). A parlamentar citou dados e ações governamentais voltadas para esse problema – e destacou a importância de denunciá-lo.

A Gerente Geral de Articulação da Secretaria de Mobilidade, Marta Eugênia Cavalcanti Lima, é a mais nova cidadã do Recife. A solenidade ocorreu na manhã desta quarta-feira (12), no Plenário da Casa de José Mariano, numa iniciativa do vereador Benjamim da Saúde (PATRI). “Hoje é mais um daqueles dias que tenho o orgulho de receber nessa Casa alguém que merecidamente recebe o Título de Cidadã Recifense. Não só pelo amor que tem por nossa cidade, mas também pelos serviços prestados à sociedade. Estamos falando de alguém que carrega na alma a sensibilidade de poucos e no coração o senso da justiça”, enalteceu o parlamentar. Diversos vereadoras e vereadores fizeram questão de acompanhar a reunião solene.

Três projetos de lei, sendo um que proíbe a contratação, com recursos públicos do município do Recife, de artistas que incentivem a violência e o desrespeito às religiões e seus símbolos; outro que institui o Programa de Incentivo às Microcervejarias Artesanais e um terceiro que torna obrigatória a aplicação de um percentual mínimo dos recursos empregados em publicidade pelo município do Recife no desenvolvimento de ações e programas de marketing voltados a estabelecer uma cultura de intolerância à corrupção, foram aprovados em reunião realizada na tarde desta terça-feira (11), pela Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes.