Com a intenção de refletir sobre um problema complexo que vitimiza pessoas na mais tenra idade, a vereadora Michele Collins (PP) promoveu uma reunião pública para marcar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O evento ocorreu na manhã desta segunda-feira (20), no plenarinho da Câmara do Recife e reuniu autoridades que lidam com a questão em diversas esferas, bem como representantes da sociedade civil.
A presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara Municipal do Recife, vereadora Michele Collins (PP), junto ao vice-presidente do colegiado, vereador Ivan Moraes (PSOL), visitou nesta quinta-feira(16), as palafitas localizadas no bairro dos Coelhos, centro do Recife. O convite para a atividade partiu do Movimento Nacional de Luta por Moradias (MNLM), que se reuniu com a Comissão a menos de um mês.
Uma solenidade realizada na Câmara do Recife enalteceu 30 profissionais de enfermagem nesta sexta-feira (17). Enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem receberam placas comemorativas em alusão à Semana da Enfermagem, que acontece anualmente entre os dias 12 a 20 de maio. O evento é de iniciativa do vereador Benjamim da Saúde (PATRI).
“Com o coração carregado de alegria e emoção que subo à tribuna para homenagear esse grupo de homens e mulheres que todos os dias acordam cedo, deixam seus filhos em casa para travar uma verdadeira guerra com milhares de toneladas de lixo que a sociedade produz diariamente”. Foram com essas palavras que o vereador Benjamim da Saúde (PATRI) iniciou o seu discurso numa homenagem ao Dia do Gari, celebrado nesta quinta-feira (16). O presidente da Câmara, vereador Eduardo Marques (PSB), conduziu a solenidade.
Na data em que se comemora o Dia do Gari e às vésperas do Dia da Reciclagem, que transcorrerá amanhã, a vereadora Goretti Queiroz (PSC) realizou audiência pública na manhã desta quinta-feira (16), no plenarinho da Câmara Municipal, para discutir a política pública sobre a questão da reciclagem no Recife. “Essa é uma problemática que passou a ganhar importância no Brasil e no mundo. Estamos aproveitando as datas para trazer a discussão para dentro da Casa de José Mariano e questionar o poder público sobre o que está sendo feito para otimizar a reciclagem”, disse.
Rodas de diálogo, palestras, recreação, oficinas, contação de histórias. Essas são algumas das atividades previstas para 5ª Semana do Bebê, promovida pela Prefeitura do Recife em parceria com a Unicef. O evento – que acontece entre os dias 20 e 26 de maio – foi repercutido na Câmara Municipal nesta quarta-feira (15) pelo líder do governo na Casa, o vereador Eriberto Rafael (PTC).
Nesta quarta-feira (15), é celebrado o Dia Internacional da Família, data proclamada pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas em 1993. Na Câmara do Recife, o assunto foi repercutido pela vereadora Michele Collins (PP). Em seu discurso, a parlamentar defendeu que o incentivo e o cuidado com os laços familiares fossem observados na elaboração de políticas públicas.
O vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) afirmou que pretende ingressar com um projeto de lei, em conjunto com a vereadora Ana Lúcia (PRB), visando criar uma clínica-escola municipal para atender às crianças recifenses com Transtorno do Espectro Autista (TEA). “Vamos apresentar esta proposta porque sabemos o quanto é difícil para os pais de crianças autistas. Eles têm que dedicar tempo integral aos seus filhos e também ficam na dúvida sobre qual a boa opção para educá-los da melhor maneira”, disse, em reunião ordinária desta quarta-feira (15).
O vereador Ricardo Cruz (PPS) comemorou a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) sobre não proibir os moradores de terem animais domésticos em apartamentos. Ele destacou o assunto na tribuna da Casa de José Mariano, na tarde desta quarta-feira (15), e lembrou que a Corte julgou o recurso de uma moradora do Distrito Federal. Ela teria sido impedida de criar um gato no seu apartamento. “Acredito que essa decisão do STJ foi acertada. Se o animal não traz riscos aos moradores, por que proibir?”, questionou.
O substitutivo ao projeto de lei nº 360/2017, que visa obrigar a climatização do transporte público coletivo de passageiros do Recife, voltou a ser tema de debate na Casa de José Mariano nesta quarta-feira (15). Desta vez, foi o vereador Antonio Luiz Neto (PTB) quem levou o assunto à tribuna. O parlamentar fez questão de afirmar que o substitutivo vai tornar a climatização uma ideia aplicável no município.