Em maio do ano passado o vereador Ivan Moraes (PSOL) denunciou a realização de uma obra de requalificação da pista de Skate do Parque Santana. Na ocasião ele informou que já havia ali uma pista em boas condições, mas que seria demolida para fazer outra. A nova seria realizada com verba federal pelo governo do Estado. A projeção era de conclusão em outubro do ano passado, no entanto, segundo relato do vereador na tarde desta quarta-feira (24), a obra está paralisada. Pior ainda. Já foram gastos cerca de R$ 220 mil, dos R$ 594 destinados.
A vereadora Aimée Carvalho (PSB) falou sobre um projeto lançado pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados e a Comissão externa que acompanha casos de violência doméstica. “É muito bom quando usamos a tecnologia em prol das boas mudanças na sociedade. O Projeto Glória é uma plataforma de inteligência artificial voltada para o combate à violência contra a mulher”, disse, na reunião plenária desta quarta-feira (24).
Nesta quarta-feira (24), o medicamento Nusinersena, também conhecido como Spinraza, foi incorporado à Relação Nacional de Medicamentos Essenciais do Sistema Único de Saúde (SUS). Na tribuna da Câmara do Recife, a assinatura da portaria foi comemorada pela vereadora Michele Collins (PP), que ressaltou que o medicamento é essencial para o tratamento de pacientes com amiotrofia muscular espinhal (AME). A doença degenerativa, que afeta um a cada dez mil nascidos vivos, prejudica o funcionamento de músculos e órgãos e não tem cura.
Mais um vereador repercutiu a matança de gatos e cães no bairro da Torre. Desta vez, foi Ricardo Cruz (PPS), que denunciou o grande número de animais encontrados mortos na Avenida Beira Rio. “Essa situação é desumana. Está ficando muito complicado de conviver com esta situação de crueldade nesta cidade”, lamentou, na reunião ordinária desta quarta-feira (24).
Proibir a cobrança de duas ou mais mensalidades no ato de matrícula de academias de ginástica, clubes e centros esportivos. É esse o objetivo do projeto de lei nº 166/2018, que tramita na Câmara do Recife e que foi analisado na tarde desta quarta-feira (24) pela Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes da Casa. A proposta recebeu do grupo um parecer pela aprovação.
O vereador André Régis (PSDB) promoveu audiência pública, na manhã desta quarta-feira (24), para debater e homenagear o Movimento Abril Verde que tem como objetivo garantir segurança, tranquilidade e melhores condições trabalhistas para todos os cidadãos. O presidente da Casa, vereador Eduardo Marques (PSB), parabenizou a iniciativa de André Régis e fez a introdução do evento, no Plenarinho, chamando os componentes da mesa para dar início aos trabalhos.
Na tarde desta terça-feira (23), O vereador Almir Fernando (PCdoB) ocupou a tribuna da Câmara Municipal do Recife para repercutir a visita realizada pela manhã ao Grande Recife Consórcio de Transporte. Ele se reuniu com o presidente do órgão, Erivaldo Coutinho, e lideranças comunitárias da Zona Norte. Em pauta, diversas reivindicações relativas a uma série de dificuldades enfrentadas por moradores em relação ao transporte coletivo naquela área.
O vereador Renato Antunes (PSC) cobrou da Secretaria Municipal de Educação o cumprimento da lei federal que determina 200 dias aulas, sem prejuízo das aulas atividades a que professores têm direito. Segundo ele disse na tarde desta terça-feira (23), na Câmara do Recife, os alunos de mais de 50% da rede estão voltando para casa um dia por semana porque não há professores substitutos para aqueles que estão em aula atividade. “Peço respostas à secretaria de Educação”.
Três importantes decisões, de caráter organizacional, foram tomadas pela Comissão de Meio Ambiente, que se reuniu na tarde desta terça-feira (23), pela primeira vez, desde que foi instalada nessa legislatura. Ela são as seguintes: será marcada uma audiência pública do colegiado para fazer um balanço da política de desenvolvimento sustentável do município; um calendário de visitas aos parques e unidades de conservação da cidade será definido para os meses de maio a junho e, por fim, os vereadores realizarão um novo encontro, dessa vez, para debater ideias visando propor uma emenda ao projeto de lei do Executivo número 28/2018, que estabelece o Plano Diretor para o Recife.
A vereadora Michele Collins (PP) destacou seu posicionamento relativo a um concurso promovido pelo Governo do Estado, através da Secretaria da Mulher. O Concurso de Fotografia Marylucia Mesquita, que está com o edital aberto no site da Secretaria, com inscrições até o dia 17 de maio, é restrito às mulheres e em especial as lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais. “Coloco meu posicionamento em defesa das mulheres que precisam cada dia ser mais valorizadas, amadas e terem o seu papel na sociedade garantido”, disse, na reunião ordinária desta terça-feira (23).