Pelo sexto ano consecutivo os moradores da Lagoa do Araçá, na Imbiribeira, em conjunto com a Igreja Católica vão realizar, na sexta-feira 12, a Via Sacra. O vereador Aerto Luna (sem partido) convidou a toda população na tarde desta quarta-feira (10), na Câmara do Recife, a prestigiar o evento. O Arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, vai participar da caminhada. Dezenove paróquias de Boa Viagem também estarão presentes.
O vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) parabenizou, na reunião ordinária desta quarta-feira (10), os conselheiros tutelares que realizarão campanha eleitoral para preenchimento das 40 vagas com vistas ao pleito a ser realizado em outubro. O seu discurso foi motivado pela aprovação do projeto de lei número 06/2019, do Poder Executivo, que retira a exigência de os candidatos serem portadores de diploma de nível superior. A norma já vale para o pleito cujas inscrições serão abertas no dia 15.
Para discutir quatro projetos de lei de autoria do Poder Executivo, o diretor Executivo de Gestão Pedagógica da Secretaria de Educação do Recife, Rogério Moraes, participou da reunião da Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes, na tarde desta quarta-feira (10). A presidente do colegiado, vereadora Ana Lúcia (PRB), considerou que foi um momento importante para debater as matérias. “Nós precisamos fazer o parecer desses projetos que já estão em tramitação e por isso é essencial ouvirmos o que a Secretaria tem a nos dizer. O Executivo tem interesse de explicar como e por que as propostas foram elaboradas”, explicou.
Nesta manhã de quarta-feira (10), a Câmara Municipal celebrou os 110 anos do Instituto de Cegos do Recife, Antônio Pessoa de Queiroz (IAPQ), numa iniciativa do vereador Ivan Moraes (PSOL). Durante a reunião solene, que discorreu sobre a garantia dos direitos do ser humano em ser tratado como igual e ter as mesmas oportunidades para exercer a cidadania, o plenário ficou lotado. Os cegos puderam acompanhar todos os momentos da solenidade, contando com o trabalho da audiodescritora Liliana Tavares, além da intérprete de libras, Jaqueline Martins.
Debater ações efetivas para o combate, atendimento e resgate de animais em situações de maus tratos no Recife foram assuntos tratados na audiência pública promovida pela vereadora Goretti Queiroz (PSC), realizada na manhã desta quarta-feira (10), no Plenarinho. “Tenho certeza de que trabalhando, conjuntamente, poderemos sair daqui com um protocolo onde seja possível uma orientação para a sociedade fazer suas denúncias”.
O vereador Almir Fernando (PCdoB) repercutiu três requerimentos de sua autoria com melhorias para a Zona Norte do Recife. Na pauta, a construção da Escola Córrego do Euclides, a revitalização da Feira da Rodinha e a recuperação da Rua Tupiraçaba. “Foram requerimentos que nós cobramos e tivemos a atenção da Prefeitura do Recife e, por isso, vale a pena falar aqui na tribuna”, disse, na reunião ordinária dessa terça-feira (9).
"Um, dois, três, quatro, cinco, seis, sete... oitenta", números contados pelo vereador Ivan Moraes (PSOL) na tribuna da Câmara Municipal do Recife, na tarde desta terça-feira (9). A contagem se refere à quantidade de tiros disparados por militares do Exército contra uma família no Rio de Janeiro, que iria a um chá de criança, e que culminaram com a morte do músico e segurança Evaldo dos Santos Rosa, 51 anos. O parlamentar se mostrou indignado.
O vereador Renato Antunes (PSC) convidou os vereadores e a sociedade recifense para uma audiência pública que vai discutir a merenda na rede municipal de ensino. O evento acontecerá na próxima segunda-feira, dia 15, às 9h30, no plenarinho da Casa. “Nós temos o dever de escutar o grito das escolas, alunos e professores, sobre a qualidade da merenda”, disse o parlamentar na reunião ordinária desta terça-feira (9).
O corte no Orçamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para a realização do Censo Demográfico de 2020; as declarações do novo ministro da Educação, Abraham Weintraub, que substituiu Ricardo Vélez Rodríguez; e as mudanças na programação das duas emissoras de TV que compõem a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) foram acontecimentos políticos nacionais que receberam críticas do vereador Ivan Moraes (PSOL), na reunião ordinária desta terça-feira (9). “Esses são os novos atropelos e desventuras cometidas pelo Governo Federal, que chega aos 100 dias de gestão”, afirmou.
O vereador André Régis (PSDB) fez uma longa argumentação acerca dos benefícios da indústria do turismo para as cidades que vivem praticamente do turista. No entanto, ele assinalou que o Recife vem perdendo visitantes, perdendo a importância para outras capitais. Citou o mau estado de conservação do calçadão da praia de Boa Viagem cartão turístico. Ele disse na tarde desta terça-feira (9), na Câmara do Recife que não há manutenção nos bancos de concreto e nos calçadões.