Notícias

O presidente da Câmara, vereador Eduardo Marques (PSB), recebeu a visita do escritor Jorge José Santana, na manhã desta terça-feira (4). Na ocasião, foi entregue ao parlamentar um exemplar do livro “Prefeitos do Recife”. A obra narra a história de todos os prefeitos eleitos da capital pernambucana, e será lançada no próximo dia 10, às 18h, no Salão Nobre da Câmara Municipal do Recife.

Considerado um problema de saúde pública, o suicídio ocorre cada vez com mais frequência: somente no ano passado, 800 mil pessoas morreram proveniente desse fenômeno em todo o mundo. Hoje, mata um brasileiro a cada 45 minutos e uma pessoa a cada 45 segundos em todo o mundo. Para “falar abertamente sobre o suicídio”, a equipe psicossocial da Divisão de Pessoal da Câmara Municipal do Recife realizou palestra na manhã desta terça-feira (4), sobre o tema, com a arte-terapeuta do Centro de Valorização da Vida (CVV), Norma Suely Henrique de Oliveira.

Um museu com duzentos anos de existência e que guardava parte da história do Império no Brasil incendiou no Rio de Janeiro e foi praticamente destruído. Assunto nacional que tomou conta do país e suscitou críticas pelo descaso com a cultura. Não foi diferente na Câmara do Recife, onde vereadores se revezaram no Plenário na tarde desta segunda-feira (03) para tecer considerações e críticas, entre eles Ivan Moraes (PSOL), para quem a cultura é importante, considerando que o patrimônio histórico precisa ser preservado e que os responsáveis precisam ser punidos. “Defendo que sejam destinados pelo menos 2% do PIB – Produto Interno Bruto, soma de todas as riquezas produzidas pelo país – para a cultura”.

Em atendimento a pedido de vista do vereador Renato Antunes (PSC), a Comissão de Legislação e Justiça adiou, pela segunda vez consecutiva, a votação do substitutivo ao projeto de lei do Executivo número 11/2018, que dispõe sobre a utilização intensiva do sistema viário para o transporte individual privado e remunerado de passageiros intermediados por plataforma digitais como Uber e 99POP, no município do Recife. O vereador fez o pedido na reunião do colegiado, realizada na tarde desta segunda-feira (3), por considerar que o tema precisa ser analisado à exaustão antes de ser levado para votação em plenário.

A repercussão do incêndio no Museu Nacional, destruído no último domingo (02), ganhou contornos políticos ao ser debatido na Câmara do Recife nesta segunda-feira (03). No plenário, os vereadores André Régis (PSDB) e Ivan Moraes (PSOL) discutiram, além da necessidade de responsabilização pela tragédia, o problema da destinação de recursos para equipamentos culturais no atual contexto político do País.

Uma audiência Pública, proposta pelo vereador Ivan Moraes (PSOL), quer discutir a destinação da verba usada pela gestão municipal para a publicidade e propaganda. O valor aprovado para esta rubrica pela Lei Orçamentária Anual (LOA), segundo o vereador, foi de R$ 10.9 milhões, mas já teria alcançado R$ 70 milhões. Por isso ele disse que quer discutir com gestores municipais e a sociedade civil, os caminhos percorridos pelo dinheiro. A audiência deve ser realizada dia 19 desse mês, no Plenarinho da Câmara Municipal do Recife. O requerimento 4647/18 que solicita transparência nos gastos com a publicidade oficial no Recife, foi aprovado na tarde desta segunda-feira (03).

A vereadora Ana Lúcia (PRB) repercutiu a reunião pública realizada com o objetivo de discutir a possibilidade de construção de um conjunto habitacional no terreno do antigo Aeroclube de Pernambuco, no bairro do Pina. “Foi uma reunião propositiva e muito importante, mas é lamentável o comportamento de representantes da gestão pública municipal. Em flagrante desrespeito ao Legislativo e à população do bairro, a Prefeitura do Recife simplesmente não enviou representante e o povo ficou frustrado”, disse, no plenário da Câmara Municipal do Recife, nesta segunda-feira (3).

No último sábado (01), as comunidades de Brasília Teimosa e Pina receberam a primeira edição do Festival ReConhecer. A realização do evento cultural foi enaltecida na tribuna da Câmara do Recife pelo vereador Aerto Luna (PRP) nesta segunda-feira (03). Ao plenário, o parlamentar afirmou que o festival buscou valorizar os artistas locais.

O incêndio que tomou no último domingo (02) o Museu Nacional da Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro, foi repercutido na Câmara do Recife nesta segunda-feira (03). Quem levou o tema à tribuna da Casa foi o vereador André Régis (PSDB), que proferiu um discurso crítico sobre a tragédia. Em sua intervenção, o parlamentar cobrou a responsabilização dos envolvidos na manutenção do equipamento público.

O vereador Ivan Moraes (PSOL) fez críticas à Prefeitura do Recife que na madrugada de 30 para 31 de agosto, através da Guarda Municipal e de funcionários da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano, removeu 12 famílias que moravam na Comunidade do Pocotó, em Boa Viagem. “Os funcionários da Prefeitura chegaram e derrubaram os barracos a marretadas, sem que as famíias fossem comunicadas com antecedência. Elas ficaram desabrigadas e não tiveram sequer o acompanhamento da assistência social do município”, disse, na reunião plenária desta segunda-feira, 3.