Notícias

Com o objetivo de debater o andamento das “Obras de Readequação Viária no bairro do Ipsep”, na Zona sul, que foram iniciadas em 2022 e até o presente estão inconclusas, o vereador Felipe Alecrim (Novo) realizou audiência pública, na tarde desta quarta-feira (22), com a justificativa de que os serviços de engenharia estão causando transtornos à população. De acordo com o parlamentar, a situação tem afetado a mobilidade, prejudicado a economia do bairro e causado problemas para “a maioria dos residentes, que convivem com grande quantidade de resíduos sólidos advindos das obras, bem como poeira, ruídos e fuligens acima do recomendado, o que, consequentemente, prejudica a saúde física e mental da população”.

“Lei e Ordem: Constituições e os Poderes”. É esse o título de um itinerário formativo que levou à Câmara do Recife, nesta quarta-feira (22), cerca de 40 alunos do segundo ano do Ensino Médio do Colégio Salesiano. A visita, solicitada pela vereadora Liana Cirne (PT), contou com um debate no plenário da Casa. Os alunos foram acompanhados pelos professores Alencar de Sá e Matheus Souto.

O movimento social e ativista contra a construção de torres de prédios do Consórcio Novo Recife, no Cais José Estelita, bairro de São José, e que passou a ser conhecido como Ocupe Estelita, está completando 10 anos. Dentro da agenda de comemorações dessa luta histórica, que reuniu estudantes, artistas, urbanistas, ambientalistas e representantes de diversas entidades da sociedade civil, além de militantes dos chamados direitos urbanos, a Câmara Municipal do Recife realizou reunião solene na noite desta terça-feira (21). A iniciativa foi do vereador Ivan Moraes (PSOL) que foi um dos ativistas do movimento.

Investimento em comunicação popular e comunitária, foco em campanhas educativas, participação social nos equipamentos públicos de comunicação. Esses são alguns instrumentos possíveis das políticas de comunicação, que foram tema de uma audiência pública promovida na Câmara Municipal nesta terça-feira (21), por iniciativa do vereador Ivan Moraes (PSOL). O evento reuniu membros de coletivos de comunicação, ativistas e representantes da Prefeitura do Recife.

Para homenagear o monsenhor Romeu Gusmão da Fonte, pelo seu aniversário de 95 anos, o vereador Felipe Alecrim (Novo) promoveu reunião solene na tarde desta terça-feira (21), quando também registrou que o religioso está no auge dos seus quase 70 anos de sacerdócio e há 66 anos é Pároco da Torre. O parlamentar apresentou números surpreendentes na justificativa da solenidade: somente no bairro onde atua, o padre Romeu já realizou aproximadamente 48 mil batizados, 6.200 eucaristias, 6.500 casamentos e 16 mil crismas. Além disso, é responsável por diversas ações sociais que buscam levar dignidade humana às pessoas em situação de vulnerabilidade social.

O vereador Tadeu Calheiros (MDB) leu a íntegra de uma nota recentemente divulgada pelo Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), em que a entidade chama a atenção e cobra medidas do Estado de Pernambuco para o atendimento de crianças vítimas de doenças respiratórias. O parlamentar abordou o assunto durante a reunião plenária desta terça-feira (21), na Câmara Municipal do Recife.

O vereador Hélio Guabiraba (PSB) anunciou que o prefeito João Campos entregará, nos próximos meses, cerca de 40 obras de encostas, que serão executadas desde a comunidade de Bola na Rede (Zona Norte) ao Ibura (Zona Sul), com investimentos que totalizarão mais de 80 milhões de reais, para “garantir a tranquilidade das famílias que moram em áreas de morro”. Na reunião plenária desta terça-feira (21), o parlamentar comentou que “quando a gente vê uma cidade administrada pelo prefeito João Campos, que vem se desdobrando de manhã, de tarde e de noite em prol da população do Recife, é um motivo de alegria e orgulho”.

O projeto de lei nº 16/2024, de autoria do Executivo, que altera o artigo 1° da Lei Municipal nº 19.218/2024, foi o tema do pronunciamento do vereador Luiz Eustáquio (PSB), nesta terça-feira (21), na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife. O parlamentar considerou que a oposição da Casa de José Mariano precisa dar crédito em relação às obras que estão ocorrendo na capital pernambucana diante dos empréstimos aprovados. A proposição foi aprovada.

A melhoria na mobilidade na rua Cristália, localizada no bairro do Jordão, foi alvo do requerimento nº 4.576/2024, aprovado pela Câmara do Recife nesta terça-feira (21). O texto, de autoria do vereador Rodrigo Coutinho (Republicanos), solicita à Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) que implante na via um ponto de ônibus e transporte alternativo, bem como as requalificações que se fizerem necessárias. Durante a discussão da matéria, o parlamentar ocupou a tribuna para defendê-la.

Durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife realizada nesta terça-feira (21), o vereador Felipe Alecrim (Novo) debateu o projeto de lei nº 16/2024, de autoria do Executivo, que altera o artigo 1° da Lei Municipal nº 19.218/2024. Segundo a justificativa do Executivo municipal, a proposição irá promover uma correção técnica quanto à redação, por meio da qual será possível a abertura de Pedido de Verificação de Limites (PVL) à Caixa Econômica Federal e ao Banco do Brasil de forma independente. A proposição foi aprovada.