A vereadora Ana Lúcia (PRB) informou na tarde desta segunda-feira, na Câmara do Recife (14), que mais uma categoria, desta vez a dos professores, decretou greve. Os professores se juntaram a outras categorias, como a dos ADIs. Estão em estado de greve categorias como Guarda Municipal, servidores da saúde e do administrativo. “Isso aconteceu em virtude da falta de diálogo dessa gestão que se nega a negociar. A proposta é de reajuste zero”. Ana Lúcia informou que há outras reivindicações na mesa de negociação que também não estão sendo discutidas. Segundo ela, a mesa de negociação foi suspensa.
A revitalização da avenida Conde da Boa Vista, no bairro da Boa Vista, esteve no centro das preocupações de um discurso proferido pelo vereador Ivan Moraes (PSOL) nesta segunda-feira (14), na Câmara Municipal. O parlamentar questionou a relação entre a Prefeitura e uma empresa de consultoria que estaria desenvolvendo um projeto técnico para o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros no Estado de Pernambuco (Urbana-PE). Ivan Moraes cobrou, ainda, respostas a um requerimento aprovado pela Casa no dia 14 de março deste ano – e que pedia informações sobre os planos da Prefeitura para a área.
De autoria do vereador Fred Ferreira (PSC), o projeto de lei apresentado nesta segunda-feira (14), na Câmara do Recife, cria a digitalização da carteira de vacinação. O vereador justificou a iniciativa afirmando que além de diminuir custos para o governo, evita que as pessoas deixem de se vacinar porque perderam suas carteiras ou a dos filhos.
Será distribuído para três comissões técnicas, depois de lido em plenário na tarde desta segunda-feira (14), o projeto de lei número 11/2018, do Poder Executivo, que dispõe sobre a regulamentação do sistema viário para transporte individual privado e remunerado de passageiros intermediado pela plataforma digital no Recife, a exemplo do Uber. A matéria, que passou a tramitar na Câmara Municipal do Recife hoje de manhã, será analisada pelas comissões de Legislação e Justiça; Finanças e Orçamento e a de Acessibilidade e Mobilidade Urbana. Após a leitura, começa a contar o prazo de dez dias úteis para o texto receber emendas aditivas, supressivas e modificativas.
A vereadora Michele Collins (PP) subiu à tribuna da Câmara do Recife, na tarde desta segunda-feira (14), para destacar a importância do parto humanizado. Um projeto idealizado pela parlamentar originou a lei municipal nº 18.402/2017 que cria a Semana Municipal de Apoio e Conscientização sobre o Parto Humanizado, acontecendo na primeira semana do mês de maio.
Durante reunião plenária na Câmara do Recife, na tarde desta segunda-feira (14), o vereador Almir Fernando (PCdoB) destacou a assinatura de dois decretos, realizada pelo prefeito Geraldo Julio. Um deles determina a desburocratização do processo de contratação dos artistas do Recife e o outro prevê auxílio financeiro no valor de R$ 250 mil para as quadrilhas juninas.
Para o vereador Ivan Moraes (PSOL), que requereu voto de aplauso para o Terral Coletivo de Comunicação Popular, a sociedade merece e precisa de veículos de mídia popular, até porque a grande mídia está cada vez pior. “O Terral está no contrafluxo dos grandes meios de comunicação, se posiciona politicamente 'do lado onde bate o coração' e compreendem a comunicação como um direito humano indissociável dos outros direitos”.
Todos os veículos destinados ao transporte coletivo de passageiros que trafeguem na cidade do Recife deverão ser equipados com letreiro digital e aviso sonoro no seu interior, os quais informarão aos passageiros sobre itinerário, pontos de parada e terminais, com as suas denominações e localizações. É isso o que determina o projeto de lei número 70/2018, de autoria da vereadora Michele Collins (PP), aprovado na reunião desta segunda-feira, 14, da Comissão de Finanças e Orçamento.
Os problemas enfrentados pela Escola Municipal Oswaldo de Lima Filho, localizada no bairro de Boa Viagem, foram alvo de um discurso proferido pelo vereador André Régis (PSDB) nesta segunda-feira (14). O parlamentar apresentou dois requerimentos pedindo contratações de professores, substituição de bancas escolares, retelhamento geral do prédio, e tela de proteção contra os pombos que entram no refeitório da unidade.
Oito projetos de lei foram analisados, entre os quais quatro de autoria da Prefeitura do Recife, aprovados, durante reunião da Comissão de Legislação e Justiça realizada na tarde desta segunda-feira, 14, na Câmara Municipal. Mais oito projetos de lei foram distribuídos para análise e emissão de pareceres. Participaram da reunião o presidente da comissão, vereador Aerto Luna (PRP), Eriberto Rafael (PTC) e Amaro Cipriano Maguari (PSB).