Com a presença de dezenas de pessoas que participam da Ocupação Marielle Franco, o vereador Ivan Moraes (PSOL) realizou audiência pública na tarde desta quinta-feira, 19, para debater o tema “Tanta gente sem casa e tanta casa sem gente: imóveis abandonados e moradia popular no centro do Recife”. Estima-se que a cidade do Recife atualmente possui um déficit habitacional de 70 mil unidades, o que faz com que milhares de famílias tenham que viver nas ruas ou em situações extremamente precárias, em áreas insalubres ou de risco, vivendo diariamente sob o risco de serem removidas.
A música sinfônica e operística pautou os debates de uma audiência pública realizada na Câmara do Recife nesta quinta-feira (19). O evento, que foi promovido pela Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes da Casa, reuniu membros da Orquestra Sinfônica do Recife, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e do Ministério Público de Pernambuco (MPPE). Dentre os temas discutidos, estavam os problemas de gestão e manutenção enfrentados pela Orquestra Sinfônica do Recife (OSR) e a necessidade de criar oportunidades para os músicos locais.
A vereadora Ana Lúcia (PRB) subiu à tribuna da Câmara do Recife, na tarde desta quarta-feira (18), para convidar seus pares e a população para participarem de audiência pública, de sua autoria, que acontece amanhã, no plenarinho da Casa, às 9h. A reunião terá como tema a Música Sinfônica e Operística do Recife.
Durante reunião plenária, na tarde desta quarta-feira (18), o vereador Rinaldo Júnior (PRB) subiu à tribuna da Câmara do Recife para sair em defesa do presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco, Áureo Cisneiros. De acordo com o parlamentar, Cisneiros enfrenta alguns processos administrativos por exercer atividade sindical.
Na passagem dos 370 anos de criação do Exército Brasileiro - lá pelos idos de 1648 quando alguns patriotas se juntaram no Monte Guararapes para expulsar o holandês invasor, firmando o compromisso de defender a pátria contra tudo e contra todos - o vereador Renato Antunes (PSC) saudou a passagem da data, revelando que foi oficial durante oito anos. “A história do Exército Brasileiro se confunde com a formação de nossa nacionalidade, na exata medida em que a vida de nossos soldados insere-se na sociedade a que servem e da qual provêm”.
Em reunião na Câmara do Recife na tarde desta quarta-feira (18), a Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes da Casa de José Mariano discutiu sete iniciativas do Poder Legislativo, como projetos de lei e de resolução, concedendo parecer pela aprovação a todas elas. Presidido pela vereadora Ana Lúcia (PRB), o grupo distribuiu, ainda, outros nove projetos aos relatores para a emissão de pareceres.
Direitos Humanos, formação política e empoderamento feminino. São esses os elementos que compõem, há 43 anos, a missão do Grupo Mulher Maravilha, que tem como base o bairro de Nova Descoberta, no Recife. A entidade foi homenageada na tarde desta quarta-feira (18) por iniciativa do vereador Ivan Moraes, que apresentou ao plenário um voto de aplauso ao grupo.
Pela primeira vez a Câmara Municipal do Recife realizou uma audiência pública para alertar a população sobre as chamadas doenças raras e as dificuldades que os portadores enfrentam no cotidiano, juntamente com os familiares. A iniciativa, da vereadora Michele Collins (PP), ocorreu na manhã desta quarta-feira, 18. “As doenças raras já foram tema de alguns dos meus pronunciamentos. Trouxemos a questão para esta Casa após reuniões com representantes da Amar (Aliança de Mães e Famílias Raras), na Comissão de Direitos Humanos e Cidadania, da qual sou presidente”, ressaltou. É de autoria da parlamentar a lei municipal 18.409/2017, sancionada em novembro passado, pelo prefeito Geraldo Julio, que cria no Recife o serviço de Referência de Doenças Raras.
O presidente da Câmara do Recife, o vereador Eduardo Marques (PSB), subiu à tribuna da Casa de José Mariano nesta terça-feira (17) para tratar da impossibilidade de votação em plenário do relatório parcial dos trabalhos da Comissão Especial de Revisão da Lei Orgânica do Recife. O colegiado teve seu período regimental de duração encerrado na segunda-feira (16), dia em que o então presidente da comissão – o vereador Carlos Gueiros (PSB) – reclamou que o documento não havia sido encaminhado para votação em plenário. Em resposta, o presidente Eduardo Marques se pronunciou nesta tarde afirmando que o Regimento Interno da Câmara exige que a revisão tramite pela votação de um parecer completo, e não por meio de um relatório parcial.
O vereador Almir Fernando (PCdoB) subiu à tribuna da Câmara do Recife, na tarde desta terça-feira (17), para repercutir a reunião que aconteceu ontem, na sede da Compesa. De acordo com o parlamentar, foram discutidas soluções para a falta d’água na Zona Norte, como o investimento de R$39 milhões destinados a novas obras para melhorar o abastecimento. Além dos membros da diretoria da Companhia Pernambucana de Saneamento, moradores das comunidades afetadas também participaram do encontro.