A vereadora Aimeé Carvalho (PSB) repudiou na tarde desta segunda-feira (29), na Câmara do Recife, ataques sofridos por uma Igreja da Assembleia de Deus, no distrito de Bonança. “Não é possível que as igrejas não sejam respeitadas e sejam vandalizadas. Estamos vilipendiando a fé e a democracia por parte de pessoas que não aceitam o resultado das eleições”.
O vereador Davi Muniz (PATRI) agradeceu a expressiva votação que obteve para deputado federal nas últimas eleições. Na tribuna da Câmara Municipal do Recife, na tarde desta segunda-feira (29), ele enalteceu a quantidade conseguida de votos. “Eu agradeço a Deus pela campanha política, pelas eleições que se passaram. Agradeço ao povo pela confiança de quase 56 mil votos”, afirmou o parlamentar. Mesmo não tendo sido eleito, acredita que o seu trabalho vem sendo reconhecido, sobretudo no Recife, “onde obtive quase 30 mil votos nesta cidade maravilhosa”, comemorou.
A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara Municipal do Recife distribuiu 14 projetos de lei e um de resolução, para emissão de pareceres, e analisou outros 14 em reunião realizada na tarde desta segunda-feira (29). Ao todo, foram 29 propostas apreciadas. Estiveram presentes a vereadora Michele Collins (PP), presidente do colegiado; e o vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB).
Na Audiência promovida pela Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara do Recife nesta quinta-feira (25), para discussão pública da Lei Orçamentária Anual (LOA) e do Plano Plurianual (PPA) 2018/2021, o Secretário de Planejamento e Gestão de Pessoas, Ricardo Jorge Vieira, fez considerações acerca da crise econômica, mas ressaltou que apesar disso o esforço de arrecadação da Prefeitura do Recife sobre o ISS (Imposto Sobre Serviço), que pulou de R$ 799 milhões para R$ 846 milhões compensou eventuais perdas com outros impostos e repasses.
Segundo o vereador Rinaldo Junior (PRB), a Ordem do Dia, documento no qual constam requerimentos solicitados pelos vereadores e vereadoras para execução de obras no Recife, entre outros itens, possui uma demanda maior na época das chuvas. “Mas a melhor hora de fazer as contenções e outros serviços é agora”, disse durante a reunião plenária desta quarta-feira (24).
Ações que pretendem sensibilizar os usuários e operadores do transporte coletivo do Recife e Região Metropolitana para as barreiras encontradas pelos idosos e pessoas com deficiência. Este foi o tema trazido à tribuna da Casa de José Mariano pela vereadora Michele Collins (PP), na manhã desta quarta-feira (24). Trata-se da Campanha “E se fosse você?”, promovida pelo Grande Recife Consórcio de Transporte nos terminais integrados , que segue semanalmente, até o fim do ano.
No seu último discurso antes do segundo turno da eleição presidencial, no plenário da Câmara Municipal do Recife, o vereador Ivan Moraes (PSOL) conclamou amigos e eleitores a comparecerem às urnas no próximo domingo portando um livro, em sinal de resistência, e com espírito democrático. “Somos contra a violência. Nossa caminhada rumo à democracia não acabará, seja qual for o resultado do pleito. Ela é uma luta constante e não podemos deixar a esperança enfraquecer”, disse.
O vereador André Régis (PSDB) disse, na reunião ordinária desta quarta-feira (24), que o calçadão da praia de Boa Viagem está “abandonado”. Segundo ele, os quiosques que estão espalhados ao longo da orla precisam de atenção e o espaço por onde as pessoas circulam, coberto de lixo. “Esta situação é contraditória, pois aquele é o nosso principal cartão postal, o local economicamente ativo do nosso turismo”, afirmou.
Afirmando-se bastante preocupado com a polarização política no momento atual, o vereador Renato Antunes (PSC), resolveu se pronunciar sobre o assunto, na tarde desta terça-feira (23), durante a reunião plenária na Câmara do Recife. “São posições tão antagônicas, que tolhem o cidadão de exercer o direito da livre manifestação”, disse o parlamentar. Ele lamentou que usar uma camisa vermelha ou segurar a bandeira do Brasil possa provocar uma situação de intolerância de um lado ou de outro.
O vereado Rinaldo Junior (PRB) lamentou a paralisação das obras da Escola Municipal do Córrego do Euclides, na Rua Tibiriçá, no bairro Alto José Bonifácio, Zona Norte do Recife. Ele disse na tribuna da Câmara Municipal, na tarde desta terça-feira (23), que “a construção foi anunciada em 2013, no valor de RS 1.127.567,00; começou em 2014 e em 2015 teve a primeira paralisação”. Afirmou ainda que, no ano seguinte, os trabalhos foram retomados e paralisados em seguida. “Eu denunciei que a obra parada virou um ponto de prostituição e drogas. Recentemente o prefeito anunciou que iria ser retomada. Mas o que a comunidade acompanhou foi a empresa pegar o material e ir embora”.