Notícias

Nascido em Ribeirão, na Mata Sul de Pernambuco, o advogado Marinaldo José Peixoto, 71 anos, recebeu o título de Cidadão Recifense na manhã desta sexta-feira, 16, por iniciativa do vereador Romero Albuquerque (PP). O homenageado exerce a atividade profissional desde 1973 em fóruns do Recife, Barreiro, Carpina, entre outras cidade do Estado e também de Sergipe, Ceará, Pará e Paraíba, nas áreas de Direito Civil, Tributário, Comercial, Administrativo e Constitucional. “Diante da notória relação afetiva que mantém com nossa cidade, é justa a concessão da honraria”, disse o vereador.

A proposta é do ex-vereador Gustavo Negromonte, hoje deputado estadual. Por isso o presidente da Câmara Municipal, Eduardo Marques (PSB), trouxe para ele a incumbência de fazer a entrega da honraria ao professor Rafael de Menezes, nascido em Alagoa do Monteiro, na Paraíba. É, de acordo com o autor, merecedor do título por ter na educação seu compromisso maior. A cerimônia foi presidida pelo vereador Chico Kiko(PP). Pela coincidência de foco no mandato, a educação, coube ao vereador André Régis (PSDB) a saudação ao homenageado.

A proposta é do ex-vereador Gustavo Negromonte, hoje deputado estadual. Por isso o presidente da Câmara Municipal trouxe para ele a incumbência de fazer a entrega da honraria ao professor Rafael de Menezes, nascido em Alagoa do Monteiro, na Paraíba. É, de acordo com o autor, merecedor do título por ter na educação seu compromisso maior. A cerimônia foi presidida pelo vereador Chico Kiko(PP). Pela coincidência de foco no mandato, a educação, coube ao vereador André Régis (PSDB) a saudação ao homenageado.

No pátio frontal da Câmara do Recife, um microfone aberto dá voz a palavras de dor, indignação e revolta. A cena repercute, na tarde desta quinta-feira (14), o assassinato da vereadora do Rio de Janeiro Marielle Franco (PSOL), ocorrido na noite de ontem na região central da capital fluminense. O ato na Casa de José Mariano é organizado pelo movimento PartidA e pelo Partido Socialismo e Liberdade – entidades em que a parlamentar era militante – e integra uma série de protestos que acontecem no país.

Através do presidente da Casa, vereador Eduardo Marques (PSB), a Câmara Municipal do Recife vem a público manifestar solidariedade à família da vereadora do Rio de Janeiro Marielle Franco (PSOL), ao povo daquela cidade e aos parlamentares que compõem a sua Câmara Municipal. “Lamentamos muito esse trágico acontecimento ocorrido no Rio e prestamos nossa solidariedade, surpreendidos por este momento de dor. Esperamos que as investigações resultem na prisão dos envolvidos”.

A falta de vagas na rede pública municipal de ensino que tem afetado a comunidade de Passarinho, na Zona Norte do Recife, foi alvo de um debate na Câmara Municipal nesta quarta-feira (14). O tema foi levado à tribuna pela vereadora Ana Lúcia (PRB), que fez um alerta para a persistência do déficit de vagas na cidade. A parlamentar repercutiu o protesto contra o problema realizado pela comunidade na terça-feira (13).

“A falta de água é um dos problemas que mais afeta comunidades da Zona Norte do Recife. Alto José do Pinho, Morro da Conceição e Nova Descoberta são algumas delas. Os moradores recorrem a nós, vereadores, mas a solução para questões dessa ordem demanda maiores atuações envolvendo também o Executivo”, relatou o vereador Almir Fernando (PCdoB) na tarde desta quarta-feira (14), durante a reunião plenária da Câmara do Recife.

O vereador André Régis (PSDB) recepcionou um grupo de estudantes do curso de Direito da faculdade Joaquim Nabuco, que acompanhou os trabalhos da reunião plenária da Câmara do Recife, hoje (14). Mas esta não é a primeira vez em que o parlamentar faz explanações para jovens sobre o funcionamento da Casa Legislativa Municipal. Estas reuniões ordinárias acontecem todas as segundas, terças e quartas-feiras, às 15 horas. São abertas ao público, que pode acompanhá-las das galerias.

Uma demanda da comunidade Saramandaia, do bairro de Campo Grande, motivou um discurso proferido pelo vereador Rinaldo Júnior (PRB), na Câmara do Recife, nesta quarta-feira (14). De acordo com ele, os moradores reclamam da falta de infraestrutura do posto de saúde local. Em seu pronunciamento, Rinaldo Júnior também comentou a manifestação realizada na terça-feira (13) pela comunidade do Passarinho, na Zona Norte, contra a falta de vagas na rede pública de ensino.

O vereador Ivan Moraes (PSOL) subiu à tribuna na tarde desta quarta-feira (14) e propôs uma reflexão aos seus pares e a todos que acompanhavam a reunião plenária, sobre a diferença entre homens e mulheres na sociedade. De acordo com o parlamentar, a desigualdade atribuída aos gêneros permite que um tenha mais privilégios que o outro.