Notícias

O pronunciamento do vereador Ivan Moraes (PSOL) na tarde desta quarta-feira, 22, foi destinado às crianças e jovens que fazem parte da ONG Em Cena Arte e Cidadania, e que acompanharam das galerias a reunião plenária. A ONG funciona há 18 anos oferecendo aulas de teatro, dança e música. “Essa é uma das tantas organizações que temos no Recife que sabem que a criança não é o futuro do nosso país. A criança é o presente. São as pessoas que hoje são sujeitos de direito, que estão em fase de construção e precisam de proteção”.

O vereador Renato Antunes ( PSC) se afirmou satisfeito, na tarde desta quarta-feira, 22, ao subir à tribuna da Casa de José Mariano e relatar a visita que fez pela manhã à Escola Municipal do Alto da Bela Vista, no bairro do Totó, que atende a 183 crianças do ensino fundamental. “Verifiquei que a escola foi toda reformada, do chão ao teto. Tanto a parte elétrica, quanto hidráulica, bem como o parque das crianças”. Segundo o parlamentar esta realidade era bem diferente quando da sua primeira visita, que resultou em um requerimento aprovado em plenário, solicitando a reforma para a unidade de ensino.

“A palavra “coragem” assume diferentes formas todos os dias no trabalho de um bombeiro, que coloca sua vida em risco para salvar a de outra pessoa. São “anjos” profissionais que escolheram ajudar ao próximo. Doar o seu tempo e a sua própria segurança”. Essas foram as palavras iniciais do discurso da vereadora Aline Mariano (PMDB), citadas hoje (21), em homenagem aos 130 anos do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE). O presidente da Câmara, vereador Eduardo Marques (PSB), conduziu o evento.

O vereador Carlos Gueiros (PSB), durante a discussão da Lei Orçamentária Anual (LOA), que estima a receita e fixa a despesa do município para 2018, destacou o trabalho desenvolvido pela Comissão de Finanças e Orçamento, mas discordou do parecer de rejeição a duas emendas modificativas de sua autoria: as de números 01/ 2017 e 02/ 2017. “Não são interesses meus, mas interesses do Poder Legislativo”, argumentou. A primeira teve o parecer contrário da Comissão, mas foi aprovada em plenário.

A Prefeitura do Recife estima arrecadar em 2018 pouco mais de R$ 6 bilhões, dos quais R$ 1,2 bilhão serão destinados a investimentos. Isso é o que prevê o Projeto de Lei do Executivo número 46/2017, que é a Lei Orçamentária Anual (LOA), cujo parecer da Comissão de Finanças e Orçamentos da Câmara foi aprovado na reunião plenária da tarde desta terça-feira, 21. A matéria recebeu emendas e sub emendas dos vereadores do Recife.

Com o objetivo de discutir dois projetos de lei do Executivo que tramitam na Câmara, a Comissão de Educação da Casa promoveu uma reunião, durante a tarde desta terça-feira, 21, com a presença de vários gestores de escolas do Recife, que fazem parte de um comitê gestor. O encontro teve a participação da presidente da Comissão, vereadora Ana Lúcia (PRB), e do vereador Renato Antunes (PSC).

O Plano Plurianual, mais conhecido como PPA, que traça diretrizes de gastos para os anos 2018 a 2021, e que indica aonde devem ser alocados os recursos da arrecadação do município, foi aprovado hoje, 21. Os parlamentares apresentaram 86 emendas das quais 59 foram aprovadas pela Comissão de Finanças e Orçamento, presidida pelo vereador Eriberto Rafael (PTC). O PPA traça os caminhos que o dinheiro deve seguir e permite que parlamentares elaborem emendas indicando onde devem ser investidos os recursos. São as emendas parlamentares que na verdade funcionam como sugestões ao Executivo. Elas poderão ou não ser executadas. Mas os parlamentares trabalham pela inclusão delas para garantir benefícios à população naqueles locais indicados.

A formatura dos alunos do Programa Integra Recife foi destacada na tribuna da Casa de José Mariano pela vereadora Michele Collins (PP), na tarde desta terça-feira, 21. Ela lembrou que o programa trabalha na inserção social e produtiva de ex-usuários de drogas e se afirmou muito satisfeita com a solenidade, que será realizada logo mais, às 19h no Centro de Convenções de Pernambuco. “Todos sabem do meu trabalho nessa área e muito me alegra saber que agora mais jovens terão a oportunidade de um futuro diferente.”

O plenário da Câmara de Recife presenciou hoje, terça-feira 21, acalorados debates, com direito a galerias lotadas, sobre a criação e construção de um parque ou um habitacional nos 20 hectares do terreno que abrigou durante décadas o Aeroclube de Pernambuco, no Pina. O local, objeto de projetos de gestões anteriores a esta contemplavam desde então a construção de um habitacional que nunca saiu do papel. No entanto, a gestão atual se comprometeu com a construção do habitacional na área. Antes mesmo do projeto ser enviado à Câmara, já suscita debates entre os parlamentares.

Na Câmara Municipal do Recife tem sido recorrente a discussão em torno da construção de um Parque Verde e de um habitacional no terreno do antigo Aeroclube, no bairro do Pina. E na tarde desta terça-feira (21), durante reunião plenária, a vereadora Aline Mariano (PMDB) defendeu a realização de projetos emergentes que atendam as demandas mais importantes para a população.