A destinação do terreno do antigo aeroclube, no bairro do Pina, foi alvo de discussão dos parlamentares do Recife, nesta segunda-feira, 06. O vereador Ricardo Cruz (PPS) abordou o assunto, ao repercutir a caminhada feita por moradores do local, neste domingo, que defendem a construção de um habitacional no terreno. Ele agradeceu na tribuna da Casa, citando nominalmente as lideranças comunitárias que participaram do evento. “Antes de ser vereador, sou morador do bairro. Nós estamos nessa luta, porque é uma luta justa e digna”, ressaltou.
A notícia de uma possível mudança nos locais e horários do desfile de agremiações carnavalescas do Recife, foi alvo de intenso debate no plenário da Casa de José Mariano, na tarde desta segunda-feira, 06. O assunto foi trazido pelo vereador Rinaldo Júnior (PRB), que elaborou e leu uma nota de repúdio na tribuna. “Além de retirar o desfile e o concurso da Avenida Nossa Senhora do Carmo e colocá-los na Avenida Alfredo Lisboa, o evento passaria a ser realizado na semana pré-carnavalesca”, reclamou o vereador.
Uma Comissão Mista formada pelas comissões de Legislação e Justiça e Finanças e Orçamento da Câmara de Recife, presidida pelo vereador Aerto Luna (PRP), com relatoria da vereadora Marília Arraes (PT) aprovou relatório propondo o acatamento das contas do ex- prefeito João Paulo, no ano de 2008. O Tribunal de Contas do Estado havia aprovado aquela gestão com ressalvas em virtude de discussão técnica acerca do uso do dinheiro do Fundeb, destinado à educação, mas que teria sido usado também para outros fins como saúde.
Projeto de lei que dispõe sobre a regulamentação da assistência religiosa, tanto pública quanto privada, em hospitais, clínicas ambulatórios, lares de idosos, casas de recuperação entre outras instituições civis e militares, de autoria do vereador Renato Antunes (PSC) recebeu apoio dos parlamentares em votação na Câmara de Recife. “A regulamentação é fundamental para a prestação desse serviço seja realizada com maior segurança. Todas as entidades religiosas que quiserem prestar assistência deverão se cadastrar na Prefeitura. O importante é que o projeto de lei contempla todas as religiões que fazem esse tipo de trabalho”.
Para comemorar a passagem dos 119 anos de nascimento de Frei Damião, o vereador Aerto Luna (PRP) participou neste final de semana de celebração organizada pelos frades capuchinhos, no Convento de São Félix de Cantalice, no Pina. Ele disse na Câmara de Recife que as comemoração foram encerradas com a realização de quatro missas pelo aniversário do apóstolo do Nordeste, aonde seus restos mortais estão sepultados.
Na tarde desta segunda-feira, 6, a vereadora Michele Collins (PP) comemorou a sanção da lei municipal número 18.409/2017 que cria no Recife o serviço de Referência de Doenças Raras. Ela agradeceu ao prefeito Geraldo Julio pela sensibilidade de sancionar o texto na íntegra, tal como foi encaminhado pela parlamentar no seu projeto de lei. “É uma vitória grande para o Recife poder contar com esse centro especializado. Muito alegra o nosso coração poder contribuir com essas famílias”, comemorou.
O Novembro Azul é uma campanha que tem como objetivo a prevenção do câncer de próstata. E na tarde desta segunda-feira (06), durante reunião plenária, a vereadora Aimée Carvalho (PSB) abordou alguns dados e falou sobre a importância de debater o tema. “Segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca), neste ano devem ser registrados mais de 60 mil novos casos de câncer de próstata no Brasil”.
A Comissão de Políticas Públicas da Juventude discutiu na tarde desta segunda-feira, 06, quatro Projetos de Lei, elaborados pelos vereadores do Recife. A presidente do colegiado, Natália de Menudo (PSB), destacou duas proposições que tratam sobre bullying – “uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos”. O assunto tem sido matéria na imprensa de todo o país.
“É necessário desenvolvermos cada vez mais políticas públicas educacionais para crianças com Síndrome Congênita do Vírus Zika. Após o surto que afetou Pernambuco em 2015, essas crianças atualmente estão com dois, três anos de idade e precisam ser incluídas na Rede Municipal de Ensino”, relatou o vereador Renato Antunes (PSC), durante reunião plenária, na tarde desta segunda-feira (06) ao repercutir audiência pública, promovida por ele, que aconteceu pela manhã, na Câmara Municipal.
Com foco na inclusão de crianças com microcefalia, visando garantir a elas uma educação de qualidade, o vereador Renato Antunes (PSC) realizou audiência pública na manhã desta segunda-feira, 6, com representantes de famílias de pessoas com necessidades especiais e da Prefeitura do Recife. A preocupação dele é com as crianças que nasceram na epidemia da Síndrome Congênita de Zika Virus (microcefalia), entre 2014 e 2015, que no próximo ano estarão em idade de frequentar as creches e escolas públicas e particulares do Recife. Os estabelecimentos não estarão equipados em condições reais para receber as crianças e os educadores não estão com formação específica para desenvolver práticas pedagógicas ideais para a aprendizagem.