Com base em uma pesquisa do Ipea divulgada semana passada, o vereador Rinaldo Júnior (PRB) lamentou constatação feita pelo estudo colocando o Recife como a capital de maior vulnerabilidade social. Para ele está praticamente impossível de se morar na cidade em virtude do crescimento dessa vulnerabilidade. Por isso ele, convidou a população para participar de uma Audiência Pública na sexta-feira na Câmara do Recife para debater o desemprego, que faz crescer a vulnerabilidade. Pelo menos 66% da população desempregada vive em Recife.
Convidar parlamentares e cidadãos a uma audiência pública sobre um projeto que prevê a instalação de botões de emergência nos ônibus do transporte público da capital. Foi com esse objetivo que a vereadora Aimée Carvalho (PSB) subiu à tribuna da Câmara do Recife nesta terça-feira (29). Em seu discurso, a parlamentar ressaltou que o evento – marcado para acontecer na quarta-feira (30), na Casa de José Mariano – vai retomar os debates de uma audiência pública realizada em maio deste ano.
A Câmara do Recife aprovou em primeira discussão, nesta terça-feira (29), um projeto de autoria do vereador Rodrigo Coutinho (SD) que visa renomear a rua Casa Forte, no bairro de mesmo nome. A medida será levada para segunda votação no plenário da Casa hoje (30) e encaminhada à Prefeitura. Caso seja sancionada pelo Poder Executivo, o logradouro vai passar a se chamar Padre José Edwaldo Gomes, em homenagem ao religioso falecido no dia 19 de julho e conhecido por seu trabalho social.
A Comissão de Políticas Públicas da Juventude da Casa de José Mariano realizou uma reunião com seus membros na tarde desta terça-feira (29), na Sala de Comissões da sede do Poder Legislativo Municipal. Na ocasião, o grupo recebeu representantes do Parlamento Jovem do Recife, projeto da Câmara que visa promover a cidadania e a participação dos jovens da capital.
Em homenagem ao Dia Internacional da Juventude, celebrado anualmente em 12 de agosto, o vereador Wanderson Florêncio (PSC) promoveu sessão solene na manhã desta terça-feira, 29, no plenário da Câmara Municipal do Recife, quando homenageou 33 instituições e jovens “que sonham e agem por um mundo melhor e mais justo para todos”. Criada, originalmente, através de resolução da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1999, a data é uma resposta à Conferência Mundial de Ministros Responsáveis pela Juventude com o objetivo de chamar a atenção para a problemática da educação e para a conscientização dos jovens sobre o futuro do planeta. No Brasil, a data entrou no calendário oficial em 2002. “A juventude brasileira tem um histórico de grandes lutas e precursoras de importantes mudanças políticas no cenário nacional”, lembrou Florêncio.
Uma reunião conjunta das Comissões de Legislação e Justiça e Finanças e Orçamento, no final da tarde desta segunda-feira, 28, marcou o início do processo de análise, para elaboração de parecer, das contas de 2008 do então prefeito do Recife, João Paulo. A Câmara Municipal já recebeu o parecer do Tribunal de Contas do Estado e as Comissões podem acompanhar ou não a opinião do órgão. De acordo com o vereador Aerto Luna ( PRP) as Comissões têm 60 dias para concluir o trabalho.
A vereadora Michele Collins (PP), falou durante reunião plenária, na tarde desta segunda-feira (28) sobre o encerramento da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência que teve início no dia 21 de agosto. “O objetivo é fortalecer, conscientizar e estimular políticas públicas voltadas para pessoas com deficiências na cidade do Recife. Como vereadora dessa Casa legislativa, meu trabalho é garantir melhoria de vida e acessibilidade para todos que precisam”.
O projeto de lei nº 40/2017, de autoria do Poder Executivo, foi um dos principais temas em debate na Câmara do Recife nesta segunda-feira (28). A matéria, que trata da remuneração dos servidores e empregados públicos da administração direta, autárquica e fundacional do Recife, foi aprovada em primeira e segunda discussões pela Casa de José Mariano – mas não deixou de receber críticas da oposição.
Com aprovação dos votos de todos os parlamentares presentes no plenário da Câmara dos Vereadores do Recife, foi aprovado em primeira e segunda discussão o projeto de lei do Executivo autorizando à PCR contrair empréstimo de R$ 200 milhões através da Caixa Econômica para obras de infraestrutura na cidade. No entanto, o vereador Rinaldo Júnior (PRB), embora tenha declarado que votaria a favor do PL, discordou da falta de transparência do Executivo ao não discriminar onde a verba seria alocada. Antes mesmo do debate em plenário continuar, a vereadora Aline Mariano (PMDB), líder do governo na Casa, adiantou que a Prefeitura não tem como indicar quais obras receberão recurso nessa fase do processo. Primeiro, segundo ela, é preciso apresentar proposta, aprovar na casa legislativa, até chegar á licitação, momento em que as obras serão nominadas.
O vereador Marco Aurélio (PRTB) criticou a falta de segurança no Recife e citou assalto em Boa Viagem que acabou na morte de um taxista. Segundo ele, os jornais noticiaram e mostraram que o motorista para fugir dos assaltantes foi atropelado e morto. O parlamentar lembrou que este foi mais um caso com desfecho trágico.