Notícias

Os 11 anos de existência da Lei Maria da Penha – Lei Federal número 11.340, de 7 de agosto de 2006 - foram lembrados pelas vereadora Michele Collins (PP), na tarde desta segunda-feira, no plenário da Câmara Municipal do Recife. “Apesar de os índices de violência ainda serem alarmantes, é possível perceber que desde a criação desta importante lei, as mulheres estão, cada dia mais, abrindo a porta de suas casas para a entrada da Justiça”, disse. Lembrou que a legislação é hoje a principal ferramenta de combate à violência doméstica e familiar contra mulheres no País, “pois abrange abusos sexuais, psicológicos, morais e patrimoniais entre vítima e agressor”.

Com base em reportagens que denunciam indícios de superlotação no Hospital da Mulher, inaugurado há um ano e três meses no Recife, a vereadora Ana Lúcia (PRB), disse, no plenário da Câmara Municipal, que é lamentável “viver numa cidade que não dá condições de uma mulher ter os seus filhos” e questionou: “Será que vamos esperar a morte de uma parturiente ou que uma mulher perca o seu filho para que os poderes públicos tomem providências?”.

Está em tramitação na Câmara o projeto de lei (PLO 164/2017)do vereador Marcos di Bria (PSDC) que institui a campanha “Junho Vermelho”, de conscientização sobre a doação de sangue, a ser realizada no mês de junho de cada ano no Recife. A Administração Pública e as instituições privadas poderão participar da campanha. O símbolo será um laço vermelho e o encerramento se dará no último dia do mês de junho.

Ser uma ponte para os negócios entre empresas brasileiras e italianas. Com esse objetivo, foi fundada em 2005 a Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura do Nordeste, cuja sede se localiza no Recife. Em dezembro de 2016, uma nova mesa diretora foi eleita para gerir a entidade até 2019 – e, nesta sexta-feira (4), o grupo recebeu uma homenagem da Câmara do Recife. A iniciativa da reunião solene, realizada no plenário da Casa de José Mariano, foi do vereador Wanderson Florêncio (PSC).

Considerado um dos mais conceituados tributaristas de todo o País, o pernambucano Heleno Taveira possui uma carreira jurídica que o levou a ser um dos autores mais requisitados no Brasil e no mundo. Além disso, foi cotado para assumir vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal. E na manhã desta sexta-feira (4), a Câmara Municipal do Recife prestou uma homenagem, bastante prestigiada por autoridades, ao advogado, professor e autor de vários livros, concedendo a Medalha do Mérito José Mariano numa iniciativa do vereador Jayme Asfora (PMDB).

O presidente da Câmara Municipal do Recife, Eduardo Marques (PSB), recebeu, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE), a Medalha do Mérito Eleitoral Frei Caneca. A maior comenda do órgão foi entregue na tarde desta quarta-feira, 02, na sala das sessões do Tribunal e contemplou autoridades das áreas jurídica, de educação, entre outras, que cooperam com o trabalho da justiça eleitoral. Também foi concedida a homenagem a servidores do TRE-PE.

No dia em que se dá a votação para aceitação ou não do parecer da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Federal, sobre a abertura de processo contra o presidente Michel Temer por corrupção passiva, diversos parlamentares da Câmara Municipal do Recife acompanharam discurso do vereador Ivan Moraes (PSOL). Ele disse que hoje, 02, é um dia de vergonha e vai marcar profundamente a vida de todos e a democracia.

A Câmara do Recife debateu na tarde desta quarta-feira (2) a votação, realizada naquele momento na Câmara Federal, da denúncia por corrupção passiva contra o presidente Michel Temer. Um dos parlamentares que subiu ao plenário da Casa de José Mariano para discutir o assunto foi o vereador André Régis (PSDB). Ele ainda refletiu sobre os rumos da política nacional.

Neste ano, a Faculdade de Direito do Recife (FDR) – hoje ligada à Universidade Federal de Pernambuco – celebra os 190 anos de sua criação. Ex-aluno e professor da instituição, o vereador André Régis (PSDB) apresentou à Casa de José Mariano nesta quarta-feira (2) o requerimento nº 6418/2017, que solicita uma reunião solene para homenagear a FDR. Aprovado pelos parlamentares, o evento deve ser realizado às 10h do dia 28 de agosto, na Câmara.

O fim do recesso parlamentar de julho motivou um discurso da vereadora Aimée Carvalho (PSB) realizado na Câmara do Recife nesta quarta-feira (2). Na tribuna da Casa de José Mariano, ela falou sobre o trabalho realizado durante o período e sobre as ações de seu mandato para os próximos meses.