Várias solicitações do vereador Almir Fernando (PCdoB) foram encaminhadas à presidente da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), Taciana Ferreira, e o parlamentar fez questão de agradecer a atenção do órgão, durante pronunciamento realizado hoje (5). Ações como sinalização e pintura de faixas de pedestres foram solicitadas em diversos locais da cidade e o vereador também aproveitou a ocasião para pleitear outras demandas.
Desde que assumiu o cargo de vereador do Recife na Câmara Municipal, Rodrigo Coutinho (SD) qualificou o mandato focando principalmente na mobilidade e acessibilidade urbana. Para tanto, além de pronunciamentos sobre o tema, realizou semana passada audiência pública sobre o assunto, trazendo para a Casa José Mariano especialistas e entidades renomadas na questão. Pois bem. A audiência aprofundou uma discussão sobre o Novo Plano de Mobilidade Urbana, que ainda não foi enviada à Casa pela Prefeitura do Recife.
Atualmente, são 35 mil desabrigados em Pernambuco, de acordo com a vereadora Ana Lúcia (PRB) que, na tarde desta segunda-feira (05), durante reunião plenária, falou sobre a situação das cidades da Zona da Mata Sul, atingidas pelas fortes chuvas dos últimos dias. “Em 2010, esses municípios foram devastados por inúmeras consequências das enxurradas. Sabemos que isso é resultado do descaso do governo que não efetuou a construção de barragens”.
As fortes chuvas dos últimos dias têm vitimado várias famílias e deslizamentos de terra causaram a morte de duas pessoas, em bairro da Zona Norte da cidade. Na tarde desta segunda (05), durante reunião plenária, a vereadora Aimée Carvalho (PSB) lamentou as ocorrências e falou da importância de ajudar os desabrigados. “A Defesa Civil registrou a queda de barreiras em ruas da Várzea e do Jordão. Lamento profundamente que a população do Recife ainda esteja sofrendo com os impactos da chuva. Nesse momento, precisamos prestar toda solidariedade a essas pessoas”.
A Câmara do Recife aprovou nesta segunda-feira (5), em primeira discussão, o projeto de lei nº 51/2017, de autoria do vereador Rinaldo Júnior (PRB), que institui a celebração do Dia Municipal do Gari no dia 16 de maio. Antes do texto ser votado pelos parlamentares, Rinaldo Júnior levou o tema à tribuna da Casa para pedir aos colegas sua aprovação.
Os movimentos pelas eleições diretas para a presidência da República – que nos últimos dias realizaram atos em cidades como São Paulo e Recife – foram tema de um discurso proferido na Casa de José Mariano pelo vereador Ivan Moraes (PSOL) nesta segunda-feira (5). De acordo com o parlamentar, os meios de comunicação têm evitado abordar a dimensão dos movimentos e a possibilidade jurídica das diretas.
Para comemorar a Semana do Meio Ambiente, que começa nesta segunda-feira, 5, a Câmara Municipal do Recife realizará palestra com o arquiteto e urbanista Roberto Montezuma sobre o tema “A Nova Agenda Urbana – Implementação e Desafios”, na próxima quarta-feira, às 15h. O presidente da Câmara, vereador Eduardo Marques (PSB), esclareceu que a Nova agenda Urbana é “um documento da ONU-Habitat com diretrizes para cidades sustentáveis e com a iniciativa espera-se proporcionar um rico momento para debate dos desafios inerentes às grandes metrópoles. Vamos entender como a cidade do Recife se insere nesse contexto”.
Com a presença do secretário municipal de Planejamento, Administração e Gestão de Pessoas, Jorge Vieira, a Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal do Recife realizou audiência pública na manhã desta segunda-feira, 5, para analisar o projeto de lei do Executivo número 03/2017, que dispõe sobre as diretrizes para a elaboração e execução da Lei Orçamentária de 2018 (LDO). “Cumprimos esta etapa e o próximo passo é realizarmos uma reunião do colegiado, amanhã, às 16h30, para analisarmos as emendas que foram apresentadas à LDO”, disse o vereador Eriberto Rafael (PTC), presidente da Comissão.
O plenário da Câmara Municipal ganhou colorido e animação, na tarde desta sexta-feira, 2, durante reunião solene que homenageou duas danças tradicionais do folclore pernambucano, o Caboclinhos e a Tribo de Índios, executadas no Carnaval do Recife. A iniciativa foi do vereador Almir Fernando (PCdoB), autor de projetos de lei que reconhecem a importância cultural dessas manifestações. “A solenidade comemorou o Dia Municipal do Caboclinho e da Tribo de Índio, que foi criado por uma proposição de nossa autoria; e ao mesmo comemorou os Caboclinhos e as Tribos de Índios como Patrimônio Artístico e Cultural do Recife, conforme proposição que também apresentei na Casa de José Mariano”, disse o vereador.
Discutir os rumos da gestão previdenciária municipal do Recife. Foi com esse objetivo que, por iniciativa do vereador Rinaldo Junior (PRB), a Casa de José Mariano realizou uma audiência pública no plenarinho da sede do Poder Legislativo na manhã desta sexta-feira (2). O evento reuniu gestores da área, servidores e representantes sindicais.