Notícias

Na tarde desta terça-feira (09), durante reunião plenária, o vereador Almir Fernando (PCdoB) fez um apelo à Secretaria de Saúde do Recife. “Sei do empenho do secretário e talvez ele não saiba a respeito de certos problemas, mas somos cobrados constantemente. Peço que sejam concertadas as quatro máquinas de esterilização da Maternidade Barros Lima que infelizmente estão quebradas. A unidade de saúde ACS Maria Rita, localizada na comunidade do Córrego do Euclides, possui um elevador que não funciona e isso acontece desde sua inauguração. É de grande necessidade o funcionamento dele pois, trata-se de um primeiro andar e muitas pessoas que precisam do serviço são deficientes”.

Partindo dos elogios feitos ao Executivo e à Emlurb pelos parlamentares em virtude de requerimentos aprovados e das obras realizadas, o vereador Jairo Britto (PT), que já presidiu a Comissão de Finanças da Câmara do Recife, sugeriu aos colegas que no lugar de usar esse instrumento, nem sempre atendido, elaborassem emendas à Lei de Diretrizes Orçamentárias LDO, cujo prazo se encerra dia 16 próximo. De acordo com ele, as emendas são instrumento melhor porque sendo acatada, terá execução praticamente garantida.

Na última quinta-feira (4), o vereador Renato Antunes (PSC) se reuniu na sede do Poder Executivo municipal com o prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), e sua equipe de governo. Na ocasião, o parlamentar tratou do tema da educação e falou sobre a demanda pela criação de uma creche no bairro do Ipsep, na Zona Sul da capital. Já nesta terça-feira (9), durante a reunião plenária, Antunes repercutiu o assunto na tribuna da Casa de José Mariano – e elogiou a disposição da Prefeitura para trabalhar em conjunto com o Legislativo.

A situação da segurança pública no Recife levou o vereador Rinaldo Júnior (PRB) à tribuna da Casa de José Mariano nesta terça-feira (9). O parlamentar destacou o aumento da violência na cidade e argumentou que a insegurança causa danos à população e ao turismo.

Os prédios escolares da rede municipal de ensino poderão ser avaliados a cada três anos por uma Comissão Multidisciplinar de Infraestrutura Escolar a ser constituída pelo Conselho Municipal de Educação do Recife, de acordo com proposta da vereadora Professora Ana Lúcia (PRB). O projeto de lei número 101/2017, que estabelece esse procedimento, está sendo analisado pelas comissões de Educação, Cultura, Turismo e Esportes e de Legislação e Justiça.

O Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência – Sony Santos, que funciona no Hospital da Mulher, unidade da Prefeitura do Recife, foi bastante elogiado pela vereadora Michele Collins (PP) hoje,8, na Câmara. “Gostaria de registrar o grande trabalho realizado pelo Centro no Hospital da Mulher. O local tem esse nome em homenagem à Sony Santos, mestra em Vigilância em Saúde pela UPE e pesquisadora “.

O vereador Chico Kiko (PP) subiu à tribuna na tarde de hoje (8) para agradecer o prefeito Geraldo Julio pelo apoio recebido em diversas solicitações em benefício dos recifenses. “Gostaria de agradecer ao prefeito e toda sua equipe pelo apoio que tem nos dado no início do meu mandato. Na última quinta-feira participei de reunião e mais uma vez o Prefeito comprometeu-se atender as reivindicações dos cidadãos que me procuraram”.

Ligada à comunidade do bairro da Mustardinha, a vereadora Natália de Menudo (PSB) subiu à tribuna da Câmara do Recife nesta segunda-feira (8) para repercutir a passagem do Dia da Comunidade, que foi celebrado no dia 5 de maio. Na ocasião, a parlamentar falou sobre a importância política das comunidades e da reativação do Centro Comunitário da Mustardinha.

O presidente da Comissão de Legislação e Justiça da Câmara do Recife, vereador Aerto Luna (PRP) agradeceu a intensa participação dos funcionários de gabinetes no curso “disciplinamento regimental e técnica de sua elaboração”, para orientar os assessores dos vereadores no sentido de elaborar pareceres a projetos de lei que tramitam nas comissões.

Ultimamente os números têm indicado um crescimento acentuado quanto ao índice da violência na capital pernambucana. E na tarde desta segunda-feira (08), durante reunião plenária, o vereador Marco Aurélio (PRTB) falou sobre o recente assalto à agência da Caixa Econômica Federal, no bairro do Espinheiro e da falta de segurança na cidade. “Segundo informações, um homem que estava vestido de vigilante entrou no banco, com um comportamento supostamente nada suspeito e horas depois anunciou o assalto. É gritante a repetição de casos como esses”.