Por iniciativa do vereador Eriberto Rafael (PTC), a Câmara do Recife realizou nesta quinta-feira (15) uma audiência pública para discutir a cultura de paz. Gestores de diversos setores do poder público, além de representantes da Polícia Militar e de entidades civis, participaram do evento, que contou principalmente com a presença de jovens e de integrantes de projetos sociais. Violência, discriminação, educação e juventude, bem como a necessidade de políticas voltadas para essas áreas, foram alguns dos temas abordados na ocasião.
Para viabilizar a tramitação de sete projetos de lei enviados pelo Poder Executivo, que pedem dispensa de prazo regimental de emendas, a Câmara Municipal do Recife realizará nesta sexta-feira, 15, às 10h, uma reunião pública conjunta das Comissões de Legislação e Justiça e Finanças e Orçamento para debater os temas propostos nas matérias legislativas. Participarão do encontro o presidente da Empresa de Urbanização (Emlurb), Roberto Gusmão; representante da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano; e o secretário de Finanças, Ricardo Dantas.
Numa iniciativa da vereadora Aline Mariano (PMDB), o desembargador Nildo Nery recebeu, na manhã de hoje (15) na Câmara, a Medalha do Mérito José Mariano, em reconhecimento à seriedade, à dedicação e o compromisso com as causas sociais. O presidente da Casa, vereador Eduardo Marques (PSB), conduziu a solenidade.
O coordenador nacional do Movimento Sem Terra (MST) em Pernambuco, Jaime Amorim, é o mais novo cidadão do Recife. Ele recebeu a comenda por iniciativa da vereadora Marília Arraes (PT), em solenidade realizada nesta quarta-feira, 14. “O Brasil é um país de dimensões continentais. E igualmente imensas são disparidades e desigualdades sociais que marcam a realidade do País. Foi neste universo que nasceu, cresceu e se tornou um grande líder o nosso homenageado“, ressaltou a vereadora. O Auditório Tobias Barreto, da Faculdade de Direito do Recife, onde ocorreu a solenidade, estava lotado por militantes do movimento e do Partido dos Trabalhadores, que vestiam roupas na cor vermelha e portavam bandeiras de ambas as agremiações. O prédio da escola superior, localizado no Parque 13 de Maio, é também símbolo de históricas lutas democráticas no Recife.
Nesta quarta-feira (14), a Comissão de Acessibilidade e Mobilidade Urbana se reuniu na sede da Câmara do Recife para discutir sete projetos de lei que se encontram em tramitação na Casa. Após a votação dos pareceres, foram distribuídos outros 15 projetos aos relatores, cinco deles de autoria do Poder Executivo. De acordo com o vereador Gilberto Alves (PSD), presidente da comissão, o grupo deve organizar uma reunião com gestores da Prefeitura para debater essas matérias.
Os acordes das sanfonas deram o tom na reunião solene que homenageou o Dia do Forrozeiro, realizada na tarde de hoje (14), numa iniciativa do vereador Almir Fernando (PCdoB). As galerias da Casa de José Mariano receberam vários artistas que cantam e encantam o público com suas canções de forró.
Uma reunião realizada na Câmara do Recife nesta quarta-feira (14) instalou a Comissão de Políticas Públicas da Juventude do Legislativo municipal, que deve analisar e emitir pareceres a projetos relacionados à área. Na ocasião, foram eleitos a presidente e o vice-presidente do grupo, cargos que serão ocupados pelos vereadores Natália de Menudo (PSB) e Fred Ferreira (PSC), respectivamente. Também compareceu ao encontro o vereador Romerinho Jatobá (PROS), membro efetivo da comissão.
Presidida pela vereadora Ana Lúcia (PRB), a Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes da Câmara do Recife se reuniu nesta quarta-feira (14), na Casa de José Mariano, para discutir e votar pareceres a projetos de lei. O encontro – o último antes do recesso parlamentar que se inicia em julho – também contou com a presença do vereador Renato Antunes (PSC), vice-presidente do grupo. Na ocasião, os parlamentares se debruçaram sobre cinco projetos e definiram os dias em que a comissão deve se reunir no próximo semestre.
O vereador Ricardo Cruz (PPS) elogiou o primeiro dia de atendimento no Hospital Veterinário inaugurado semana passada pela Prefeitura do Recife. Ele disse que somente em dia foram 101 consultas e 30 cirurgias de castração. “Estive lá na inauguração e vi pessoalmente o atendimento. As pessoas humildes chegavam trazendo seus animais em carros de mão. Foi uma efetiva solução para animais que estão nas ruas. Novembro teremos máquinas para diagnósticos por imagem. O hospital coloca Recife à frente da demais capitais”.
A elaboração de projeto de lei que traga mais transparência para as comunidades terapêuticas estão nos planos do vereador Ivan Moraes (PSOL). Segundo ele, as comunidades são dirigidas, a maioria, por entidades religiosas, muitas das quais conveniadas com a Prefeitura, em geral não são fiscalizadas pelo poder público. “É preciso saber quantas vagas existem, quem são as pessoas internadas. Há indícios de que algumas delas são internadas contra a própria vontade. Por isso é preciso transparência, regulamentar conselho antidrogas e as políticas para usuários de crack”.