Notícias

Na tarde desta segunda-feira (13), uma reunião pública foi realizada, no plenarinho, para tratar da Semana Municipal de Enfrentamento ao Racismo Marta Almeida, numa iniciativa do vereador Luiz Eustáquio (PSB). Marta Almeida foi uma educadora e coordenadora do Movimento Negro Unificado (MNU) em Pernambuco, que morreu no dia 13 de setembro de 2023, aos 44 anos, vítima de um AVC (Acidente Vascular Cerebral). A Semana foi inserida no Calendário Oficial do Recife e ocorrerá anualmente em setembro no período que compreende o dia 13.

A tentativa de assalto à equipe de segurança da vice-governadora de Pernambuco, Priscila Krause (Cidadania), ocorrida na Zona Norte do Recife no último sábado (11), foi tema de um discurso proferido pelo vereador Paulo Muniz (PL) durante a reunião plenária da Câmara Municipal desta segunda-feira (13). Em seu pronunciamento, Muniz criticou a decisão da Justiça de conceder liberdade provisória ao homem preso na ocasião após audiência de custódia.

Os acidentes que acabam engrossando as estatísticas de mortos e feridos no trânsito, e que originaram a criação do movimento Maio Amarelo, foi o tema abordado pelo vereador Marco Aurélio Filho (PV), na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife, nesta segunda-feira (13). “Os números são alarmantes, dados da própria Organização Mundial de Saúde (OMS), pela Bloomberg Foundation, falam que são 3.200 vidas perdidas por dia, no mundo todo, por conta do trânsito”, disse.

A situação do Rio Grande do Sul, diante da destruição causada pelas chuvas, tem comovido e mobilizado o Brasil inteiro. Na Câmara do Recife, durante a reunião Ordinária desta segunda-feira (13), o vereador Luiz Eustáquio (PSB) ressaltou a necessidade de união nacional pela reconstrução do Estado e sugeriu que a Casa de José Mariano participe também desse movimento. Numa segunda participação durante a reunião, o vereador falou sobre a Semana Municipal de Enfrentamento ao Racismo Marta Almeida.

O vereador Osmar Ricardo (PT) voltou a falar sobre problemas enfrentados por moradores do bairro de Santo Amaro, área central do Recife, por conta do canal Santa Terezinha. Ele ocupou a tribuna da Câmara Municipal, durante a reunião plenária desta segunda-feira (13) e chamou a atenção para as casas erguidas sobre o canal, disse que a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, esteve no local e falou do déficit habitacional da cidade.

A vereadora Andreza Romero (PSB) chamou a atenção para a necessidade de criação de políticas públicas, em nível estadual, para defesa da causa animal. “Somente o município do Recife tem ações efetivas e se preocupa com essa questão, mas o Governo do Estado não tem nenhum projeto com essa finalidade nos municípios pernambucanos”, disse, na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (13).

A Câmara do Recife aprovou nesta segunda-feira (13) o requerimento nº 4273/2024, de autoria do vereador Alcides Cardoso (PL), que pede ao prefeito do Recife, João Campos (PSB), que adote as medidas necessárias para armar a Guarda Municipal. A matéria – aprovada pelo plenário com 15 votos favoráveis, seis contrários e duas abstenções – foi discutida na tribuna pelo parlamentar.

A vereadora Michele Collins (PP) debateu o requerimento número 4273/2024, de autoria do vereador Alcides Cardoso (PL), dirigindo indicação ao prefeito João Campos, para adotar as medidas necessárias visando armar a Guarda Civil Municipal do Recife (GCMR). Ela disse, na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (13), que armar o efetivo é uma forma de prevenir a violência urbana e que a cidade de João Pessoa, capital da Paraíba, é um exemplo de cidade onde o armamento da guarda deu bons resultados. A vereadora também debateu, em outro momento da reunião, o projeto de lei do Executivo número 11/2024, que cria o Projeto Mãe Coruja.

Em defesa do armamento da Guarda Municipal do Recife, o vereador Almir Fernando (PSB) debateu o requerimento número 4273/2024, de autoria do vereador Alcides Cardoso (PL), dirigindo indicação ao prefeito João Campos, para adotar as medidas necessárias visando armar a Guarda Civil Municipal do Recife (GCMR). “Eu não poderia ficar de fora deste debate, pois desde 2005 venho discutindo o tema. Sou a favor do tema e continuarei sendo, independentemente do prefeito que estiver na gestão”, afirmou, na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (13).

Nesta segunda-feira (13), durante a reunião plenária da Casa de José Mariano, o vereador Rodrigo Coutinho (Republicanos) lamentou a situação de várias cidades do Rio Grande do Sul que estão inundadas diante das chuvas que estão afetando e deixando centenas de milhares de desabrigados nos últimos dias. O parlamentar sugeriu a criação de um termo de cooperação entre a Câmara Municipal do Recife e a Câmara Municipal de Porto Alegre.