Representantes da Associação de Moradores do Parque dos Milagres, localizado no bairro do Ibura, e do Sindicato Municipal dos Professores de Ensino da Rede Oficial do Recife - SIMPERE – compareceram na manhã desta quinta, 2, à reunião da Comissão de Educação da Câmara. O objetivo da visita foi dizer aos vereadores que querem que o Centro Profissionalizante Vila dos Milagres continue a ser coordenado pela Secretaria de Educação. A Prefeitura do Recife iniciou estudos para avaliar a possibilidade de transferência das 17 escolas profissionalizantes do município para a Secretaria de Juventude e Qualificação.
Para garantir mais segurança aos clientes e funcionários das agências bancárias instaladas no Recife, o vereador Amaro Cipriano Maguari (PDT) pediu alterações na Lei Municipal 17.647/2010, que dispõe sobre a obrigatoriedade de instalação de dispositivos adicionais de segurança pelas instituições bancárias e financeiras. A solicitação foi feita na tribuna da Câmara durante a sessão plenária desta quarta-feira, 16.
O presidente da Comissão de Segurança Pública da Câmara do Recife, Maré Malta (PPS) prestou contas, em plenário, do trabalho que está sendo feito pelo grupo - composto também pelos vereadores Amaro Cipriano Maguari (PDT) e Almir Fernando (PCdoB). Eles enviaram à Prefeitura um questionário para saber detalhes da formação e funcionamento da Guarda Municipal do Recife. O objetivo é fazer com que os integrantes da Guarda possam colaborar com as ações de segurança pública na cidade.
As homenagens começaram cedo, com bolo, discursos, poesias e música para os 476 anos do Recife. O presidente da Câmara, vereador Vicente André Gomes (PSB) juntou-se ao governador Eduardo Campos, ao prefeito Geraldo Júlio e outras autoridades para a cerimônia do corte do bolo do aniversário da cidade. Mas foi na Casa de José Mariano que palavras doces reverelaram, mais uma vez, as diversas faces desta cidade molhada pelos rios e gente afetuosa. Antes dos discursos dos parlamentares, uma reportagem do TV Câmara, produzida pela equipe de Jornalismo da Casa, intercalou a poesia Recife, cidade lendária, de Capiba, com depoimentos de vereadores. Começavam então as homenagens traduzidas pela força das palavras.
A vereadora Aimee Carvalho (PSB) alertou a população para a importância da vacinação contra a gripe. A campanha iniciou nesta segunda-feira, 15, em todo o Recife, e segue até o dia 26 de abril. “A vacinação reduz em mais da metade os casos de doenças relacionadas à influenza e diminui em até 45% os índices de hospitalização por pneumonia”, avaliou a vereadora.
O convênio que será assinado amanhã pelo prefeito João da Costa com o município de Olinda para permitir que os taxis transitem pelas duas cidades foi tema de pronunciamento do vereador Aerto Luna (PRP), na reunião desta quarta-feira, 23.
O vereador Rogério de Lucca (PSL) denunciou na tarde desta terça-feira 1, a falta de pagamento há 4 meses aos funcionários contratados por uma empresa terceirizada de serviços em geral. Ele disse que foi procurado em seu gabinete por trabalhadores que estão sem receber salários, alegando inclusive que a Prefeitura do Recife não repassa o pagamento. “Vou averiguar na PCR o que está acontecendo”.
A próxima ponte ou viaduto a ser inaugurado no Recife receberá o nome do ex-governador de Pernambuco, entre os anos de 1959 e 1963, Cid Feijó Sampaio. O autor da homenagem, vereador Antônio Luiz Neto (PTB), teve seu projeto de lei sancionado pelo prefeito João da Costa. O texto foi publicado no Diário Oficial do município, edição do dia três de março.
Foi discutida, pela Comissão de Segurança Pública, na tarde desta quarta-feira (21), a criação do Programa Ações nos Bairros. A ideia do projeto é realizar reuniões plenárias nas comunidades, reunindo a população, os vereadores e os gestores públicos na área de segurança para levantar as principais causas e soluções a respeito da violência enfrentada por cada localidade.
A fim de esclarecer definitivamente os questionamentos da vereadora Aline Mariano PSDB) sobre a compra de 137 mil publicações pela Prefeitura do Recife em 2008, o vereador Múcio Magalhães (PT) subiu à tribuna na tarde desta terça-feira, 31. Ele assegurou que o livro não é fantasma, já que possui registro no ISBN (Internacional Standart Book Number), além de protocolos de entrega e recebimento por alunos, estagiários e professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos e do Projovem.
No prolongamento do expediente da reunião plenária desta quarta-feira, 23, a Câmara prestou uma homenagem à Guarda Municipal do Recife que completa 118 anos. Cerca de 120 guardas compareceram à solenidade, uma iniciativa do vereador Múcio Magalhães (PT). “São homens e mulheres dedicados ao serviço público, que em muitas ocasiões, em defesa do interesse público, têm colocado em risco suas próprias vidas”.
Os coordenadores dos oito conselhos tutelares do Recife reuniram-se com o vereador Osmar Ricardo (PT), na Câmara Municipal do Recife, para buscar apoio no sentido de solucionar o impasse da categoria que está em “greve branca”. A reunião foi no final da manhã desta terça-feira, na Sala das Comissões. Na condição de representante da Mesa Permanente de Negociação, que reúne vereadores para intermediar conflitos salariais e melhores condições de trabalho dos servidores junto à Prefeitura do Recife, Osmar Ricardo garantiu que vai procurar os secretários municipais com o objetivo de encaminhar as propostas da categoria.
As casas de shows, espetáculos e de eventos localizadas no Recife, que oferecem como atração qualquer espécie de musicais - ao vivo ou mecânico -, serão obrigadas a manter cartaz em local visível, advertindo sobre os males provocados pela poluição sonora. A placa não pode ser menor que 21x29cm, com a seguinte frase: "O limite tolerável ao ouvido humano é de 65 dB (decibéis), acima disto aumenta o risco de comprometimento auditivo".
O vereador Maguari (PSB) falou sobre projeto Reluz, implantado para modernizar o sistema de iluminação pública no Recife, durante a Reunião Plenária de hoje (6). Mais de 60 mil pontos de iluminação seriam beneficiados com o projeto. “O Reluz foi firmado no governo anterior, do ex-prefeito João da costa, mas não chegou à conclusão. É um problema porque isso reflete na segurança pública de nossa cidade. Muitas comunidades do Recife são extremamente carentes de Políticas Públicas”, lembrou.
Parte do grande expediente da reunião plenária desta quarta-feira, 09, espaço em que os vereadores discursam e questionam o poder público, foi dedicada à literatura. Proposta do vereador Carlos Gueiros (PTB), a homenagem prestada ao programa de número 400 da União dos Escritores do Brasil, seção Pernambuco, “Quarta as Quatro” constou de placas e leituras de poesias. Três escritores, Lúcio Ferreira, Geraldo Ferraz e Paulo Dantas, receberam placas com homenagens.
A violência provocada pelo uso de drogas e, particularmente, do crack. Famílias que sofrem com o problema. O vereador Luiz Eustáquio (PT) trouxe à tribuna da Casa, na tarde desta quarta-feira, 3, dois casos que ilustram bem estas questões. O primeiro relato foi publicado no Diário de Pernambuco e narra o desespero de uma mãe que apanhou do próprio filho viciado e viu sua casa ser incendiada por ele. O outro fato é de um jovem, conhecido do parlamentar, que foi assassinado dentro de casa por causa do envolvimento e dívida com o tráfico de drogas.
O prefeito João da Costa sancionou o projeto de lei de autoria do vereador Jurandir Liberal (PT), presidente da Câmara Municipal, com co-autoria de Alexandre Lacerda (PTC), que cria o sistema cicloviário do Recife, contribuindo para o desenvolvimento da mobilidade sustentável. O projeto tem grande importância para a cidade, onde é crescente o uso da bicicleta como meio de transporte. Além disso, a inclusão deste equipamento nos deslocamentos urbanos é abordada como elemento para implantação do conceito de Mobilidade Urbana Sustentável e como forma de redução do custo dos deslocamentos das pessoas. O projeto foi sancionado em 06 de abril e publicado no Diário Oficial do Município, edição do dia 07 de abril.
Implantar a navegação nos rios Capibaribe e Beberibe como meio de transporte coletivo no Recife foi o tema da audiência pública realizada pela Comissão de Mobilidade e Acessibilidade da Câmara Municipal do Recife, na manhã desta sexta-feira, 20. A secretária de Articulação Institucional e Captação de Recursos do Governo do Estado, Ana Suassuna, apresentou o Programa de Navegabilidade Rios da Gente, que propõe a interligação de barcos com sistemas modais que incluem metrô, ônibus, bicicleta e está planejado para transportar inicialmente até 13.500 passageiros por dia.
Taxistas do Recife exigiram, durante audiência pública no plenarinho da Câmara, na manhã desta quarta-feira, 11, maior rigor no combate ao transporte irregular feito com táxis licenciados em outros municípios. “A CTTU vem realizando ações, mas elas não são satisfatórias. Há tempos venho cobrando uma solução para inibir essa prática ilegal. Precisamos tomar medidas mais eficazes”, alertou o vereador Aerto Luna (PRP), que presidiu a reunião e é autor do projeto de lei que autoriza os táxis a circular nos corredores exclusivos dos ônibus.
A falta de uma tela de proteção na quadra de futebol do Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, tem preocupado o vereador Rogério de Lucca (PSL). Para resolver o problema, um requerimento de sua autoria solicita a colocação do alhambrado, mas a proposta deveria ter sido votada na sessão desta terça-feira, 15, e acabou sendo retirada de pauta. O parlamentar pediu que a proposta seja incluída na pauta de amanhã. "Estava fazendo uma cirurgia e depois fiquei preso no trânsito por duas horas e me atrasei. Não pude defender o meu requerimento”.