O vereador Maguari (PSB) repercutiu, na Tribuna desta terça (24), a visita que realizou na Vila dos Remédios. “Fui averiguar um fato que vem ocorrendo na Vila dos Remédios, em frente ao antigo Clube de Amadores. Lá me deparei com um problema que, na verdade, precisa ser corrigido. Todas as ruas estão obstruídas e as pessoas que residem na Vila estão perdendo seus móveis, desvalorizando o valor de suas casas, perdendo acessibilidade, enfim, todos estão em grande prejuízo com as águas que não tem o devido escoamento.”, disse.
A Comissão de Legislação e Justiça da Câmara Municipal do Recife distribuiu 28 projetos de lei para análise dos relatores e apresentou outros 20 pareceres de matérias já apreciadas pelos vereadores, sendo quatro pela rejeição, três vetos do Executivo e 13 pela aprovação. A reunião, realizada nesta quarta-feira, 7, foi presidida pela vereadora Marília Arraes (PSB) e contou com as presenças de Alfredo Santana (PRB), que também é vice-presidente da comissão; Priscila Krause (DEM) e Múcio Magalhães (PT).
Os vereadores da Câmara do Recife homenagearam na tarde desta terça-feira 18, a passagem do Dia do Médico comemorado hoje em todo o país. A vereadora Vera Lopes (PPS), que também é médica pediátrica, leu no plenário trechos do juramento de Hipócrates, considerado criador da medicina científica e que todos os profissionais se comprometem em seguir ao longo de suas carreiras. “Esses profissionais não têm feriado, vivem em plantões, sacrificam a própria família pelo bem comum. Ainda hoje no século 21 repetimos o mesmo juramento em defesa da saúde da sociedade. Desejo que os colegas de profissão recebam o reconhecimento de todos pelos serviços prestados”.
O vereador Luiz Eustáquio (PT) relatou com indignação o que encontrou durante a visita que fez a duas casas de acolhida do Recife. Ele disse que os espaços estão com a estrutura precária e as crianças vivendo sem orientação. “Visitei duas (casas) hoje, uma delas, no Cordeiro, foi reequipada há 90 dias, é dita como nova, mas está destruída. É uma casa de acolhimento, mas infelizmente se transformou num deposito de pessoas”.
A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal do Recife distribuiu 21 novos projetos de lei para emissão de pareceres, em reunião realizada na manhã desta quinta-feira, 8. “Fizemos a distribuição equitativa entre os membros da comissão. O curioso é que entre os 21, quatro tratavam do mesmo assunto, que é a vistoria e manutenção de prédio localizados no Recife. Pelo Regimento Interno, quando isso ocorre, eles devem ter o mesmo relator , para que seja feito um exame do mérito dos projetos”, advertiu o presidente da comissão, vereador Carlos Gueiros (PTB). Além dele, participaram da reunião Marcos di Bria (PtdoB), Luiz Eustáquio (PT) e Estéfano Menudo (PSB).
Na tarde desta quarta-feira, 28, o vereador Maré Malta (PSD) foi à tribuna da Câmara defender a categoria formada por cinco advogados do Instituto de Assistência Social e Cidadania (IASC). Segundo o parlamentar, os profissionais lhe pediram uma mediação para incluir o projeto de reajuste na pauta que já está em discussão na Casa. “Assim apresento uma emenda para corrigir e acabar com a problemática dessa minúscula categoria”, referendou.
O vereador Almir Fernando (PC do B) foi à tribuna, nesta segunda-feira (19), repercutir nota que saiu no dia de hoje no Jornal do Commercio sobre o trânsito da Região Metropolitana do Recife, em especial sobre as lombadas eletrônicas colocadas recentemente na PE-15.
Por solicitação do presidente da Comissão de Mobilidade da Câmara Municipal do Recife, vereador Gilberto Alves (PTN), o secretário estadual das Cidades, Danilo Cabral, apresentou o Programa Estadual de Mobilidade Urbana (Promob), durante o grande expediente da reunião plenária desta segunda-feira, 12. O plano visa a realização de obras de intervenção viárias para promover a melhoria da mobilidade urbana como também a inclusão das populações que não têm acesso ao transporte público. Entre as importantes obras previstas estão os corredores de ônibus Leste-Oeste e Norte-Sul que vão cruzar a Região Metropolitana e a construção, no Recife, de quatro viadutos na Avenida Agamenon Magalhães.
A intermediação da Câmara Municipal do Recife foi fundamental para resolver o impasse entre a Prefeitura do Recife e ex-moradores da Comunidade do Bom Jesus, retirados dos seus casebres na manhã de quarta-feira. Após seis horas de reunião e negociações com representantes do Poder Executivo, na tarde de quinta-feira, 24, a vereadora Aline Mariano (PSDB), presidente da Comissão de Direitos Humanos; o primeiro secretário da Casa de José Mariano, vereador Augusto Carreras (PV); e a vereadora Vera Lopes (PPS), obtiveram alternativas concretas para as famílias que não têm onde morar desde que os seus casebres foram retirados das margens e de cima do Túnel Augusto Lucena, no bairro de Boa Viagem.
A construção de uma nova sede para a Escola Municipal Professor José Lourenço de Lima, no Alto da Bela Vista, foi comemorada pelo vereador Marco Aurélio (SDD), durante Reunião Plenária desta quarta,19. “Venho à tribuna registrar essa importante obra para o recife e para os moradores do Alto da Bela Vista. Estive hoje com os vereadores André Ferreira (PMDB), Felipe Francismar (PSB), Amaro Cipriano Maguari (PSB) e Jadeval de Lima (PTN) no Alto da Bela Vista onde foram iniciados os serviços, um pleito muito antigo da comunidade”, disse.
A estrela maior da Renovação Carismática – movimento da Igreja Católica que congrega hoje cerca de 10 milhões de pessoas – padre Marcelo Rossi é o novo cidadão recifense. Ele recebeu o título honorífico na manhã desta quarta-feira, 13, na Câmara Municipal do Recife, numa solenidade que lotou o plenário e as galerias com católicos e grupos de oração. A entrega do título foi uma iniciativa conjunta dos vereadores Sérgio Magalhães (PSD) e Liberato Costa Júnior (PMDB). A solenidade começou às 10h55, cinco minutos depois da chegada do padre à Câmara Municipal do Recife e durou uma hora.
Na tarde desta terça-feira, 22, o vereador Almir Fernando (PCdoB) comentou na tribuna uma pesquisa divulgada pelos jornais da capital encomendada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), onde foi realizada em 4.430 cidades brasileiras. Os dados revelaram que cerca de dois terços delas sofrem impactos na saúde pública e mais da metade tem problemas de segurança devido à circulação do crack e outras drogas.
Aprovado na tarde desta terça-feira 14, em segunda discussão na Câmara do Recife, o projeto de lei de autoria do vereador Estéfano Menudo (PSB) determina que as escolas da rede municipal divulguem, em local visível nas cantinas, o cardápio semanal da merenda oferecida aos alunos. O local onde será exposto o cardápio, bem como os itens a serem servidos, deve ser de fácil acesso para alunos, pais e responsáveis pelas comunidades. E não é só isso. Cardápio e itens devem ser expostos no início da semana, constando a refeição por dia da semana com suas caracterísiticas nutricionais. Se houver alteração na merenda, a escola deve proceder da mesma forma com a mudança.
O padre João Carlos Ribeiro, diretor da Faculdade Salesiana, recebeu a Medalha do Mérito José Mariano, a maior comenda do Recife, na manhã desta quinta-feira, 29. A condecoração, outorgada pela Câmara Municipal, é uma homenagem em reconhecimento aos valores das pessoas que contribuiram para a cultura, política, educação e desenvolvimento social da cidade. “Essa medalha é uma homenagem pessoal, mas para merecê-la é preciso ter realizado uma obra em favor do coletivo”, justificou o vereador Múcio Magalhães (PT), autor da proposta.
A bancada evangélica da Casa de José Mariano convida a todos para logo mais, às 20 h, participarem um culto Gratulatório ao Senhor da Vida, pela passagem do primeiro ano do transplante renal que restaurou a saúde do Prefeito João da Costa. O culto será realizado na Catedral Igreja Episcopal Carismática do Brasil, na Rua Carneiro Vilela, 569 – Espinheiro.
Estima-se que 52 mil casos de câncer de mama serão descobertos em 2014. É a neoplasia que mais mata mulheres. São 12 mil mortes por ano. Os números refletem a realidade brasileira e servem para ilustrar a importância do país participar da Campanha Outubro Rosa. Realizada em cidades dos cinco continentes, ela tem o objetivo de alertar para o aumento da doença e chamar a atenção das mulheres na prevenção. Na Câmara do Recife, a campanha mundial foi tema de pronunciamento da vereadora Aimée Carvalho (PSB), que destacou o trabalho do Hospital de Câncer de Pernambuco, que atende 45% dos pacientes de câncer de mama no Estado. “Durante todo esse mês, o prédio receberá iluminação especial na cor rosa, chamando a atenção para a campanha”.
O vereador Almir Fernando (PCdoB) subiu à tribuna na tarde de hoje, 4, para repercutir os trabalhos que estão sendo realizados por algumas Secretarias do Recife. Ele ressaltou a de Mobilidade e Controle Urbano, responsável por garantir o deslocamento das pessoas na cidade, principalmente através das calçadas, ciclovias e corredores viários. “É uma pasta nova e está sendo muito importante para a cidade”. Outra citada por ele foi a Secretaria Executiva do Direito dos Animais (SEDA), que tem como objetivo defender os animais através de políticas públicas.
Diversos padres, seminaristas e dezenas de paroquianos do Alto de Santa Isabel compareceram à solenidade de entrega do título de Cidadão do Recife ao padre Paulo Sérgio Monteiro Nunes, na Câmara Municipal do Recife, na manhã desta sexta-feira, 18. A iniciativa partiu do vereador Vicente André Gomes (PSB), cujo objetivo foi homenagear o vigário que atua há 14 anos na Paróquia do Alto Santa Isabel, uma das comunidades católicas mais atuantes na região Norte da cidade, e também onde o religioso tem “relevantes serviços prestados”, de acordo com a justificativa do parlamentar.
Os vereadores da Câmara do Recife querem que suas leis aprovadas e sancionadas, que se referem à segurança nas agências bancárias, sejam efetivamente cumpridas pelos bancos, e mais que isso, fiscalizadas pela Dircon, órgão municipal competente para isso. O vereador Maré Malta (PSD) disse na tarde desta terça-feira 28, no plenário da Câmara do Recife que a Federação Brasileira de Bancos não toma providência e não cumpre as leis existentes na cidade. “Estamos vivendo um filme de terror. Só em 2012, em 45 dias, tivemos 13 assaltos, cinco a cada dia. É um absurdo que as leis aprovadas nesta Casa não sejam cumpridas e muito menos fiscalizadas”.
“Venho a essa tribuna para fazer menção da homenagem que estarei realizando na próxima sexta-feira, 16, aqui no plenário da Casa, em uma reunião solene dos 23 anos do Sindsprev”. Assim abriu seu discurso na tarde desta terça-feira, 13, o vereador Luiz Eustáquio (PT). “É um sindicato que tem contribuído para a mudança nessa sociedade, porque foi com a luta deles e de outros, que pudemos mudar a forma de governo que existia nesse país” completou.