Notícias

Alfredo Santana ressalta Audiência sobre áreas de risco

O vereador Alfredo Santana (PRB) foi à tribuna na tarde desta terça (24) para abordar dois assuntos. O primeiro foi sobre o projeto RAABE, da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD). “Um belíssimo trabalho da IURD, idealizado pelo bispo Edir Macedo, que visa combater a violência contra a mulher. Aqui em Pernambuco, as RAABEs têm realizado trabalho magnífico com o Ministério Público de Pernambuco, fazendo com que a mulher seja respeitada e tida não como objeto. Mas, de fato, como ela é em sua essência: de suma importância para a sociedade.”, disse.

Leia mais…

Eleição ainda repercute entre vereadores

A repercussão sobre o resultado das eleições presidenciais ainda reverbera na Câmara do Recife. Vereadores oposicionistas e aliados avaliaram mais uma vez o resultado entre Dilma Rousseff, eleita com cerca de 53 milhões de votos, e o oposicionista senador Aécio Neves, que alcançou nas urnas mais de 51 milhões de votos. André Régis (PSDB), puxou o cordão dos discursos na tarde desta quarta-feira 5. E foi sucedido por Jairo Britto (PT), Priscila Krause (DEM), e Raul Jungmann (PPS). Nesta ordem, críticas e elogios dominaram o plenário da Casa.

Leia mais…

Guarda Municipal espera por definição do Executivo

Integrantes da Guarda Municipal do Recife lotaram mais uma vez o plenário da Câmara do Recife, na tarde desta terça-feira. Eles querem definição do Executivo sobre o envio do relatório de impacto financeiro da implantação do PCCDV (plano de cargos, salários e desenvolvimento) da categoria. As comissões de Finanças e de Legislação e Justiça da Casa já haviam esclarecido que sem o relatório financeiro não é possível aprovar o projeto, pois conteria inconstitucionalidade.

Leia mais…

Recife pode ter Dia Contra a Homofobia

A vereadora Isabella de Roldão (PDT) quer instituir o 17 de maio como o Dia Municipal Contra a Homofobia, no Recife. Para isso, apresentou o projeto de lei 163/2014, que está tramitando nas comissões de Legislação e Justiça; de Educação, Cultura, Turismo e Esportes, para análise e emissão dos pareceres. Ela propõe que a data, a ser comemorada todos os anos, passe a fazer parte do Calendário Oficial do Município do Recife.

Leia mais…

Secretário de Saúde participa de reunião da Comissão na Câmara

Com a presença de um grande número de vereadores o secretário Municipal de Saúde do Recife, Jailson Correia, expôs ações e metas da pasta e respondeu a diversas perguntas, durante a reunião da Comissão de Higiene, Saúde e Bem Estar Social, na manhã desta quarta-feira, 03. O presidente da Comissão, vereador Rogério de Lucca (PSL), destacou a importância da visita como forma de consolidação de parceria entre o Legislativo e o Executivo.

Leia mais…

Projeto cria Dia do Transplantado

Um projeto de lei que tramita na Câmara do Recife institui o dia 9 de maio como Dia Municipal do Transplantado. É de autoria da vereadora Isabella de Roldão (PDT) que defendeu a importância da data para lembrar as pessoas que recebem órgãos para conscientizar mais pessoas a doarem seus órgãos.

Leia mais…

Roberto Barconi é agraciado com Medalha

Membros do Lions Clube, Maçonaria, amigos e familiares estiveram presentes na entrega da Medalha de José Mariano hoje (17), para o advogado e representante comercial Roberto Barconi. A iniciativa foi do vereador Rogério de Lucca (PSL). Nascido em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, Roberto Barconi concluiu o curso de Direito, e em 1985 mudou-se com a família para o estado de Rondônia, onde ingressou no Lions em 1989. “Barconi entrou para a política no ano de 1986 no Partido Liberal, sendo eleito Presidente da Executiva Municipal de Cocoal-RO até o final do ano de 1989, quando transferiu residência para Fortaleza-CE, onde atuou nas áreas Jurídica/Administrativa e de Auditoria na Empresa CEPROL – Centro de Produtos Óticos Ltda”, detalhou o vereador Rogério de Lucca. Ainda de acordo com o parlamentar, Roberto Barconi foi premiado com diversas viagens após ser transferido para o Recife em 1994. “Recebeu o prêmio de melhor representante do Brasil em crescimento de vendas, agraciado com viagens para Cingapura, Bangkok, Roma e Milão”, disse.

Leia mais…

Legislação e Justiça aprova distribuição de tablets para os estudantes

A Comissão de Legislação e Justiça emitiu parecer favorável ao Projeto de Lei de autoria do Executivo (PLE 46/2013), que institui o Programa Rede de Aprendizagens. A reunião realizada na tarde desta segunda, 11, contou com a presença dos vereadores Romerinho Jatobá (PR),Raul Jungmann (PPS), Felipe Francismar (PSB), Henrique Leite(PT) e o presidente, Aerto Luna (PRP). Ao total, 6 matérias foram aprovadas e 10 distribuídas entre os membros da Comissão.

Leia mais…

Jungmann critica falta de programa de governo

O vereador Raul Jungmann (MD) criticou na tarde desta terça-feira, na Câmara do Recife, o que ele classificou de falta de programa de governo. Mostrou a manchete de um jornal local falando da retirada de carros das calçadas, para demonstrar que não há programa em andamento e sim ações pontuais, que segundo ele não mudam a vida do recifense. Mas o vice líder do governo, vereador Carlos Gueiros (PDT) rebateu o colega afirmando que se trata de fato de uma das ações do executivo em destaque na mídia. “Não se lê ali nenhuma referência a um programa de governo, mas sim a uma das ações em andamento na cidade”.

Leia mais…

Aimeé Carvalho critica ideologia de gênero

A ideologia de gênero foi tema do pronunciamento da vereadora Aimeé Carvalho (PSB) na tarde desta segunda-feira, 15. Ela é contrária ao conceito de que o sexo biológico é apenas um dado físico e que o gênero masculino e feminino é uma escolha pessoal, construída por cada um, de acordo com suas experiências ao longo da vida. “Venho alertar aos pares e à sociedade sobre os perigos dessa ideologia maligna, que consiste no esvaziamento jurídico do conceito de homem e mulher”.

Leia mais…

Vereadora ressalta nova regra de plantio de árvores

A nova regra do plantio de árvores definida pela prefeitura do Recife, no dia 30 de outubro, foi tema do discurso da vereadora Aimée Carvalho (PSB), na tarde desta quarta-feira, 06. Ela ressaltou que as espécies permitidas e todos os procedimentos que serão realizados estão descritos no Manual de Arborização Urbana, lançado em CD, pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Smas) e que será distribuído em diversas instituições públicas e privadas que realizam ações desse tipo. “O novo guia relaciona o tamanho do canteiro e o tipo de vegetação, com as dimensões do passeio, a distância entre as plantas, a presença de equipamentos urbanos e as normas de acessibilidade para pessoas com deficiência”.

Leia mais…

Romildo Gomes repercute eleições

O vereador Romildo Gomes (PSD) subiu à tribuna para falar sobre o processo eleitoral ocorrido no Recife, no último dia 7. “Vários candidatos estavam postulando cargos democraticamente, e os recifenses escolheram Geraldo Julio (PSB) para administrar nossa cidade no ano de 2013. Esperamos que façam uma boa administração e cumpram o projeto de campanha. E acredito que os vereadores aqui presentes irão aprovar as melhorias para a capital pernambucana”, disse.

Leia mais…

André Régis repercute entrevista da presidente

Declarações da presidente Dilma Roussef, durante entrevista ao jornal Bom Dia Brasil, da Rede Globo, na manhã desta segunda-feira, repercutiram no plenário da Câmara do Recife. Segundo o vereador André Régis (PSDB), ela teria dito que a Polícia Federal é um órgão de Governo vinculado ao Ministério da Justiça e que investiga por determinação dela. “a Polícia Federal é um órgão do Estado e não de Governo. Essa declaração deve ser veemente repudiada e isso é um risco para a democracia. De acordo com a Constituição, ela está cometendo crime de responsabilidade passível de impeachment”.

Leia mais…

Bancada feminina realiza debate sobre a Saúde da Mulher

Um debate que deu visibilidade ao tema “Saúde da Mulher” foi realizado pela bancada feminina da Câmara Municipal do Recife, em reunião pública, na manhã desta quarta-feira, 20. “Desde que o Ministério da Saúde rompeu com o modelo de serviço exclusivamente materno-infantil e adotou um atendimento mais amplo para a mulher, nós devemos discutir e implantar os novos sistemas, dentro da perspectiva das necessidades de todas”, anunciou a vereadora Michele Collins (PP), que presidiu a reunião. A bancada feminina, com cinco membros, é a maior da história da Casa de José Mariano.

Leia mais…

Problemas dos mercados públicos são discutidos em audiência

As reclamações dos comerciantes dos mercados públicos do Recife com relação a falta de limpeza, manutenção e de vagas para estacionamento, provocando a queda de vendas de mercadorias e serviços foram o tema da audiência pública realizada na manhã desta quarta-feira, 29, no plenarinho da Câmara. A iniciativa foi da vereadora Aline Mariano (PSDB), que visitou 13 dos 17 mercados do município para verificar as necessidades mais urgentes. “A insatisfação dos permissionários e clientes é visível”, disse a parlamentar, esclarecendo que cada espaço tem suas particularidades mas muitos problemas são comuns a todos”.

Leia mais…

Vetos do Executivo serão votados na reunião ordinária

Após a decisão da Comissão de Legislação e Justiça de zerar os pareceres aos vetos do Poder Executivo, as matérias começam a chegar ao plenário para votação do colegiado. Na reunião ordinária desta terça-feira, 26, cinco serão apreciados. De acordo com o Regimento Interno, os vetos terão que ser apreciados em discussão única, por maioria absoluta e votação secreta.

Leia mais…

Vereadores repercutem pesquisa nacional sobre o crack

Nas capitais do país, 370 mil pessoas são dependentes do crack e 40% delas estão no Nordeste. O tempo médio de uso é de oito anos, com um consumo de 16 pedras por dia. Os dados alarmantes foram trazidos ao plenário da Câmara, na tarde desta segunda-feira, 23, pelos vereadores Luiz Eustáquio (PT) e Michele Collins (PP). Eles repercutiram uma pesquisa sobre o perfil dos usuários feita pela Fundação Oswaldo Cruz, ligada ao Ministério da Saúde, em parceria com a Secretaria Nacional de Políticas sobre drogas, do Ministério da Justiça.

Leia mais…

Comissão analisa emendas à LDO

A Comissão de Finanças e Orçamento realizou um audiência pública na semana passada para discutir o projeto de lei do Executivo sobre as diretrizes para elaboração da Lei Orçamentária de 2016. Hoje (10), os vereadores analisaram as emendas e emitiram parecer ao projeto de lei.

Leia mais…

Aerto Luna defende táxis para melhorar mobilidade

Para promover o debate sobre o papel do táxi como uma das soluções para a mobilidade urbana, o vereador Aerto Luna (PRP) lembrou na reunião plenária desta segunda-feira,11, que a situação do transporte e do trânsito no Recife aponta para crescimento insustentável da frota particular.

Leia mais…

Priscila Krause lamenta condições do Recife para a Copa das Confederações

A vereadora Priscila Krause (DEM) lamentou hoje, na Câmara (17), sobre as notícias veiculadas na mídia, em relação às condições do Recife para o evento da Copa das Confederações. “Não queria frustrar a expectativa da população pernambucana em relação à Copa das Confederações. Faço aqui um alerta e chamo a atenção dos vereadores, gestores do Recife e do Governo do Estado. Fiz um apanhado de manchetes de vários veículos de comunicação da internet e de impresso, criticando as condições da capital pernambucana em relação ao evento da Copa das Confederações. Além disso, jornais de circulação nacional destacando vários problemas , como a falta de locais para treino. A BBC Brasil, sucursal de Londres, chamou a atenção ressaltando que faltou planejamento no Recife. Uma matéria bem feita, com a opinião de vários urbanistas, inclusive uma entrevista longa com João Braga que, por sinal,tem alguns pontos que chama a atenção”, disse.

Leia mais…