Notícias

Vereador questiona lei do Executivo

O vereador André Régis (PSDB) destacou na tarde desta terça-feira, 20, que o Supremo Tribunal Federal indicou o ministro Celso de Melo como relator da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) que questiona a constitucionalidade da lei municipal 17.866/2013. A lei que é de autoria do Executivo, disciplina o acesso às informações públicas e regulamenta as restrições às informações sigilosas no âmbito do poder executivo municipal. O parlamentar salientou que não considera prerrogativa do prefeito manter a restrição do acesso à informação nos prazos de 25 anos (ultrassecreta), 15 anos (secreta) e cinco anos (reservada).

Leia mais…

Wanderson Florêncio propõe o fim das torcidas organizadas

Durante o Pequeno Expediente desta terça (27), o vereador Wanderson Florêncio (PSDB) repercutiu notícia veiculada hoje, no jornal Diario de Pernambuco, sobre a partida de futebol entre Náutico e Sport, a ser realizada amanhã (28), na Arena Pernambuco. “Numa frase simples e objetiva, o título da matéria sobre o jogo entre Náutico e Sport, já resume tudo: Não Vá. Teremos amanhã um clássico entre os dois times e a cidade mais uma vez fica ansiosa, mas não por torcer, por vibrar. Mas pelo medo de ir ao jogo ou de estar nas ruas no dia e horário da partida.”, disse.

Leia mais…

Raul Jungmann repercute pesquisa de ONG

O vereador Raul Jungmann (PPS) comentou hoje,4, na Tribuna, sobre pesquisa do Instituto Ethos, divulgada nesta terça(3), em São Paulo, sobre o resultado da segunda aplicação dos Indicadores de Transparência Municipal das cidades-sede da Copa 2014. “O Recife foi colocado na condição de baixa transparência. Ou seja, no que se diz respeito à Copa, continuou reprovado por falta de transparência. Da vez anterior para agora, houve uma melhora, mas, mesmo assim, estamos ao lado de São Paulo, Natal e Fortaleza como uma das capitais de menor transparência em relação às obras da Copa.”, disse.

Leia mais…

Romerinho Jatobá comemora inauguração de Academia Recife

Mais qualidade de vida para o bairro do Hipódromo. O prefeito Geraldo Julio entregou ontem (9) mais uma unidade da Academia Recife, localizada na Praça Tertuliano Feitosa, conhecida como Praça do Hipódromo. A notícia foi bastante comemorada pelo vereador Romerinho Jatobá (PR), no Plenário, hoje (10). O projeto conta com um espaço de 250 m² e 26 equipamentos modernos de musculação, com equipe profissional, tudo gratuito para a população. De acordo com a Prefeitura, para praticar os exercícios no local é necessário fazer um cadastro gratuito.

Leia mais…

Vera Lopes pede CPI da Celpe na Câmara

Indignada com as mortes ocorridas por choques elétricos de fios soltos pelas do Recife, a vereadora Vera Lopes (PPS) chamou a concessionária de energia de assassina que vive às soltas na cidade e disse que vai se mobilizar para pedir a CPI da Celpe na Câmara do Recife

Leia mais…

Almir Fernando pede ampliação do cemitério

A superlotação do cemitério de Casa Amarela foi tema do pronunciamento do vereador Almir Fernando (PCdoB) na tarde desta terça-feira, 22. “São aproximadamente 11.600 m², mas não é suficiente para atender a demanda. Quase que diariamente sou acionado pela população para conseguir um túmulo para enterrar alguém”.

Leia mais…

Medalha do Mérito é entregue a funcionária pública

A funcionária pública Gilvanete Galvão Leite, da Secretaria da Fazenda de Pernambuco, recebeu a Medalha do Mérito José Mariano na manhã desta quinta-feira, 21. A mais alta comenda da Câmara Municipal do Recife foi entregue à servidora por iniciativa do vereador Henrique leite (PT), “devido à profícua administração em defesa da categoria”. Ela foi presidente por duas vezes da Associação dos Servidores Administrativos de Apoio Fazendário da Secretária da Fazenda do Estado de Pernambuco (ASAAF/PE) e é presidente do Sindicatos dos Servidores Administrativos de Apoio Fazendários.

Leia mais…

Vereador comenta Outubro Rosa e eleições para conselheiros tutelares

O Outubro Rosa, movimento popular internacionalmente conhecido e comemorado em todo o mundo, remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. O evento foi ressaltado nesta segunda-feira, 5, pelo vereador Alfredo Santana (PRB).

Leia mais…

Almir Fernando destaca ações nas áreas de saúde e segurança

O vereador Almir Fernando (PCdoB) detalhou, em seu discurso, as ações da Prefeitura nas áreas de saúde e segurança, durante a Reunião Plenária de hoje (12). “Como Vice-Presidente da Comissão de Segurança e membro da Comissão da Saúde destaco aqui no Plenário algumas ações que aconteceram antes do recesso, durante e agora. Na segurança, temos o Pacto pela Vida do Recife (PPVREC), lançado no teatro do Banco Central. A meta é reduzir 12% ao ano a taxa de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs). Esse Pacto engloba ações em vários bairros, incluindo questões muito importantes, como a iluminação pública e será contemplado com uma licitação para a instalação de 40 câmeras de videomonitoramento, entre outras ações. E nós sempre cobramos a questão da segurança dos parques e essas câmeras ajudarão muito”.

Leia mais…

Aprovado concurso público na Câmara

Depois de mais de 30 anos sem seleção pública para servidores, os vereadores aprovaram extra-pauta e por unanimidade, na tarde desta quarta-feira, 11, o projeto de lei da Comissão Executiva que institui a realização de um concurso público na Casa de José Mariano. A proposta altera a estrutura administrativa do quadro de pessoal efetivo e cria cargos no legislativo municipal. Serão 57 vagas, sendo 23 delas para Assistente Administrativo Legislativo, nove para Consultor Legislativo, quatro para Gestor do Controle Interno Legislativo, entre outras.

Leia mais…

Igreja Batista recebe homenagem na Câmara

Para comemorar a passagem dos 50 anos da 2ª Igreja Batista em Brasília Teimosa, o vereador Eduardo Chera (PTN), realizou reunião solene no plenário da Câmara do Recife, na tarde desta quinta-feira 27. A homenagem foi dirigida ao pastor presidente Risomar Bezerra de Lima, que segundo o parlamentar, presta bons e relevantes serviços à sociedade.

Leia mais…

Aimée Carvalho destaca aumento de médicos no Samu Recife

Durante o Pequeno Expediente desta terça (28), a vereadora Aimée Carvalho (PSB) repercutiu notícia divulgada sobre o aumento do quadro de médicos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). “A Prefeitura, preocupada com as questões da saúde na cidade, visando melhorar a agilidade e o atendimento do Samu, aumentou o quadro de médicos na instituição. Quero expressar minha alegria em ver o prefeito Geraldo Júlio vem cumprindo com o papel, que lhe foi dado por meio dos votos da população recifense. Oferecendo ao povo do recife um direito que lhes é concedido pela Constituição Federal: o direito ao atendimento médico. Na manhã de ontem (27), a Prefeitura nomeou 29 médicos, sendo 15 cirurgiões e 14 clínicos para o Samu Recife, todos aprovados no concurso de 2012. Esse aumento equivale a uma ampliação total de 50% no quadro funcional. Agora serão 85 médicos atuando no serviço, na capital pernambucana ”, disse. A parlamentar destacou que a Prefeitura também entregou duas novas ambulâncias específicas para locais de difícil acesso. “Além de autorizar a ampliação da central de regulação médica da rede, que passará a atuar em parceria com 72 municípios de Pernambuco. Atualmente, apenas 17 são atendidos”.

Leia mais…

Comissão de Direitos Humanos analisa projetos

Com a participação das vereadoras Aline Mariano (PSDB) e Michele Collins (PP), a Comissão de Direitos Humanos reuniu-se na tarde desta terça,22, na Câmara. Durante o encontro, foram distribuídos 10 projetos e 25 foram discutidos. Destes, 6 receberam pareceres favoráveis.

Leia mais…

Comissão ouve especialistas sobre Passe Livre

Para dar encaminhamento às análises de viabilidade do Sistema de Passe Livre, reivindicado pelos estudantes nas manifestações populares, a Comissão Especial de Transporte Público e Passe Livre da Câmara Municipal do Recife realizou reunião na manhã desta quarta-feira, 25, com dois especialistas. “Nosso propósito é colher informações para dar uma contribuição ao Poder Executivo e à cidade, concluindo se a proposta é viável ou não; se ela é ou não exequível. O propósito é obter informações sobre o passe livre antes que de fazermos sugestões”, justificou o presidente da comissão, vereador Jayme Asfora (PMDB).

Leia mais…

Vereadores debatem revisão da Lei de Uso e Ocupação do Solo

Relator da revisão do Plano Diretor do Recife, aprovado em 2008, o vereador Jurandir Liberal (PT) cobrou na tarde desta terça-feira, 01, o cumprimento de uma emenda de sua autoria proibindo novos prédios com mais de 14 andares ou 42 metros na Avenida Boa Viagem e na Avenida Navegantes. Segundo o parlamentar, em Alagoas e na Paraíba, por exemplo, as construções à beira mar não podem passar dos seis andares. “A ideia era prevenir o futuro e evitar que a situação ficasse pior. Quem já tinha projeto aprovado, tudo bem, mas o que tenho visto são prédios pequenos serem derrubados, a exemplo do Caiçara, para construção de espigões. Aconteceu na gestão de João da Costa e na atual gestão. Não podemos ser irresponsáveis e não fazer esta cobrança”.

Leia mais…

Audiência pública debate regulamentação de curso dos profissionais de beleza

O início oficial dos debates visando a regularização do curso técnico dos profissionais de beleza como cabeleireiros, manicures, barbeiros, esteticistas e similares ocorreu em audiência pública realizada na Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira, 17, por iniciativa do vereador Eurico Freire (PV). “Hoje é consenso a necessidade de qualificação para quem quer se destacar nesse mercado. Um levantamento do Sebrae, em Pernambuco, diz que nos últimos dois anos o número de salões dobrou, passando de 8 mil para 16 mil estabelecimentos. Esse dado mostra como a concorrência está grande. Muitos novos investidores estão se inserindo nesse mercado, daí a importância de quem já atua na área, sempre se reciclar e ficar atento aos novos produtos e técnicas”, disse.

Leia mais…

Vereador cobra regulamentação de lei das cinquentinhas

Aprovada desde o final de 2013, a lei sobre as cinquentinhas, motos de 50 cilindradas, até agora não foi regulamentada. Por isso, o vereador Eurico Freire (PV) cobrou ontem na Câmara do Recife a regulamentação da lei que institui o registro e licenciamento delas. Eurico também é autor de um projeto de lei que pedia a regulamentação desse transporte. Mas, posteriormente ao projeto dele, o Executivo enviou outro PL à Casa, que foi aprovado e sancionado pelo prefeito, no entanto não foi regulamentado.

Leia mais…

Câmara tem manhã de homenagem às mulheres

Uma manhã repleta de grandes mulheres. Foi assim a homenagem da Câmara do Recife ao Dia Internacional da Mulher, realizada nesta quinta-feira, 13, no plenário. A bancada feminina da Casa elegeu representantes de várias áreas para receber os parabéns, em nome de todas as mulheres recifenses.

Leia mais…

Câmara recebe integrantes da Frente Popular de Luta pelo Transporte Público

O presidente da Câmara Municipal do Recife, Vicente André Gomes (PSB), juntamente com o vereador Raul Jungmann (PPS) receberam integrantes da Frente de Luta pelo Transporte Público, na manhã desta segunda-feira, 12. No encontro foram analisados a implantação de uma comissão especial na Casa para discutir o passe livre, o prazo para instalação de uma CPI do transporte público entre outros pontos. A reunião ocorreu poucos dias após a ocupação da instituição por manifestantes na última quinta-feira.

Leia mais…