Notícias

Reforma da Igreja faz 496 anos

Quase cinco séculos depois, a Reforma que dividiu a Igreja Católica, criando o protestantismo no mundo, é comemorada mundialmente no dia 31 de outubro pelos evangélicos. Para celebrar os 496 da Reforma religiosa iniciada por Martin Lutero, na Alemanha, a Câmara do Recife aprovou requerimento do vereador Carlos Gueiros (PTB), para que D. Alexandre Ximenes, da Igreja Episcopal, fizesse na tarde dessa quarta-feira 30, palestra relembrando a trajetória histórica da mudança.

Leia mais…

Vereadora fez balanço de 18 meses de mandato

Foi para fazer um balanço de 18 meses de trabalho que a vereadora Michele Collins (PP), subiu à tribuna na tarde desta quarta-feira, 02. “Em mais de um ano e meio de mandato que venho exercendo com muita dedicação, tenho trazido muitos temas para o debate e participado de embates políticos, além de discussões sobre as mais variadas demandas que envolvem todos os recifenses”.

Leia mais…

Almir Fernando comemora Dia do Professor

O vereador Almir Fernando (PCdoB) comemorou na tarde desta quarta-feira, 15, O Dia do Professor, que é celebrado hoje. Ele contou a história do surgimento da data. “No dia 15 de outubro de 1827, Dom Pedro I, Imperador do Brasil, baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil, homenageando os professores e em 1947, 120 anos após o referido decreto, ocorreu a primeira comemoração de um dia efetivamente dedicado ao professor”.

Leia mais…

Davi Muniz sugere escola de ciclismo para o Recife

Preocupado com o trânsito de bicicletas nas ruas do Recife, o vereador Davi Muniz (PROS) fez um projeto de Lei, número 141/2013, para criar uma escola de ciclismo no município. “Diariamente cresce a adesão às bicicletas como meio de transporte alternativo, assim elevam-se os números de ciclistas pelas ruas e avenidas da cidade, ocasionando uma verdadeira disputa entre carros, ônibus e pedestres. Não basta apenas construir ciclovias. É preciso educar o cidadão para utilizá-las de maneira correta e consciente”.

Leia mais…

Wanderson Florêncio faz despedida de mandato

O presidente da Câmara do Recife, Vicente André Gomes (PSB), quebrou o protocolo na tarde dessa segunda-feira 21, e concedeu a palavra ao vereador Wanderson Florêncio (PSDB) pela segunda vez para apresentar sua despedida. O vereador já havia se despedido semana passada na tribuna da Casa. Ele agradeceu o gesto e fez balanço da passagem dele pela Casa José Mariano como suplente da vereadora Aline Mariano (PSDB), em licença maternidade, e que retornou hoje à Câmara.

Leia mais…

Almir Fernando se reúne com guardas municipais

O vereador Almir Fernando (PCdoB) recebeu, na tarde desta quinta-feira, 11, um grupo de Guardas Municipais que veio à Casa fazer reivindicações, como a regulamentação da Lei Federal 13022/2014 que insere a corporação no sistema nacional de segurança pública, garante o porte de arma e dá a esses profissionais o poder de polícia. A categoria quer a capacitação para uso de armas de fogo.

Leia mais…

Vera Lopes reitera pedido de CPI sobre a Celpe

A vereadora Vera Lopes (PPS) dirigiu-se à tribuna da Casa na tarde de hoje, 27, para sensibilizar, novamente, os vereadores em relação à CPI sobre a Companhia Energética de Pernambuco -Celpe. O documento que solicita a instalação da CPI está tramitando na Casa. “Quero reiterar o pedido de CPI da Celpe aos meus pares. Não é possível que vidas estejam sendo ceifadas. As pessoas andam nas ruas e estão morrendo. São fios caídos e enrolados. A fiação elétrica da nossa cidade está péssima. Espero que todos os vereadores e vereadoras assinem e vamos ver se mudamos essa realidade”.

Leia mais…

Vereador repercute valorização dos músicos no carnaval

O vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) subiu à tribuna na tarde de hoje, 10, para parabenizar o prefeito do Recife, Geraldo Júlio, pela valorização dos músicos da Região Metropolitana do Recife no carnaval deste ano. “Fui procurado por essa classe e, com os depoimentos de todos, pude constatar o bom tratamento que a prefeitura deu. Pude ver a alegria das pessoas que também fazem parte para que o nosso carnaval seja tão especial”.

Leia mais…

Reunião solene ressalta luta de combate às drogas

Instituído há seis anos através da Lei Municipal de Nº 17.442/2008, o Dia Municipal de Combate ao uso de Drogas, que oficialmente é comemorado em 12 de agosto, foi lembrado em reunião solene realizada na manhã desta quarta-feira, 27, no plenário da Câmara Municipal do Recife. A iniciativa foi do vereador Luiz Eustáquio (PT), também autor do projeto que originou a lei e tem, entre suas bandeiras, a luta no combate às drogas. “Estamos diante de uma situação muito dramática no país, que é a proliferação das drogas. A sociedade precisa se unir, pois não pode perder está guerra. É importante que se lute para preservar a saúde e proteja a vida contra as drogas”, alertou o vereador, na abertura da reunião.

Leia mais…

Projeto concede Bolsa Formação aos professores

De autoria do Poder executivo, encontra-se em tramitação na Câmara Municipal do Recife o projeto de lei que concede Bolsa Formação aos Professores da Rede Municipal de Ensino (PLE23/2014). Segundo a justificativa do prefeito Geraldo Júlio, a referida Bolsa será paga em momentos formativos que acontecerão fora dos horários de aula-atividade e de atuação em sala de aula do professor, com a finalidade de enriquecer a formação continuada oferecida pela Rede Municipal de Ensino (RME).

Leia mais…

Raul sugere CPI dos transportes

Uma campanha com direito à distribuição de camisetas aos parlamentares, para aprovar a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito dos transportes, mobilizou o plenário da Câmara do Recife na tarde desta terça-feira 26. A distribuição de camisetas realizada pelo vereador Raul Jungmann (PPS) fez parte do debate sobre as condições de mobilidade na cidade, e a adoção da tarifa zero. “No Recife temos somente 39 quilômetros de corredores exclusivos de ônibus ou 2.9 de todas as vias da cidade. As ciclovias somam apenas 25 km ou 1.9 de todas as vias existentes. Cerca de 22% dos recifenses andam a pé por falta de dinheiro para pagar a tarifa”.

Leia mais…

Aimée Carvalho lembra Revolução Pernambucana

Nesta segunda-feira, 6 de março, se comemora os 200 anos da Revolução Pernambucana. Para saudar a data, a vereadora Aimée Carvalho (PSB) se dirigiu à tribuna da Câmara do Recife durante a reunião plenária. A vereadora recuperou os momentos históricos da revolta e repercutiu uma solenidade que comemorou o bicentenário na capital.

Leia mais…

Vereador parabeniza iniciativa da Prefeitura do Recife

O vereador Aerto Luna (PRP) usou a tribuna na tarde desta terça-feira (4) para parabenizar a Prefeitura do Recife pela continuação dos cursos de qualificação para taxistas do Recife. “As aulas do segundo semestre de 2014 foram retomadas hoje. No primeiro semestre desse ano, os 120 taxistas que concluíram o curso de inglês instrumental básico foram convidados a participar dos ciclos de palestras com foco no atendimento e aulas-passeios pela cidade”, ressaltou o parlamentar.

Leia mais…

A Independência é um momento para reflexão, diz André Régis

Na véspera do Dia da Independência do Brasil, 7 de setembro, o vereador André Régis (PSDB) discorreu sobre a história de vários países e ressaltou a importância da data, que serve para visitar o sentimento cívico. “Nós perdemos um pouco desse sentimento de vínculo com a pátria. Houve uma perda da cultura cívica, do capital social. Isso precisa ser restaurado. Uma população que não tem orgulho do país dificilmente terá a capacidade de construir uma sociedade onde todos possam ser tratados de maneira igual”.

Leia mais…

Almir Fernando defende construção de escola

Segundo o vereador Almir Fernando (PCdoB), a construção da Escola no Córrego do Euclides é um desejo de toda a comunidade e o parlamentar enfatizou hoje, 13, que vem acompanhando a luta para que tão logo iniciem os trabalhos. “Ajudei a eleger a escola como prioridade, ainda como delegado do antigo Orçamento Participativo, mas era um terreno pequeno e não foi possível. Na gestão atual foi assinada uma ordem de serviço, mas, infelizmente, o sonho não foi efetivado e não foi por falta empenho de todos".

Leia mais…

Vereadora repercute série publicada no Diario de Pernambuco

A vereadora Isabella de Roldão (PDT) usou a tribuna na tarde desta terça-feira, 02, para repercutir uma série de reportagens veiculada no Diario de Pernambuco com o título "Herdeiros da violência", que retrata a vida de crianças e adolescentes de comunidades pobres do Recife. “As repórteres Teresa Maia e Leianne Correia destacam, na série, suas vivências nessas favelas. Elas contam que crianças já tratam de forma natural a criminalidade”.

Leia mais…

Michele Collins quer redução de acidentes com energia elétrica

Diante dos dados divulgados pela Agência Reguladora de Pernambuco (ARPE), onde o número de vítimas que morreram por choque elétrico chegou a 31 em Pernambuco, a vereadora Michele Collins (PP) apresentou 2 Projetos de Lei que visam diminuir a incidência desse tipo de acidente, durante a Reunião de hoje (15).

Leia mais…

Vereadora ressalta a Campanha "Trabalho infantil não é legal. Não compre"

A vereadora Aimée Carvalho (PSB) comentou na Reunião Plenária de hoje, 15, o lançamento da Campanha "Trabalho infantil não é legal. Não compre”, que combate o trabalho precoce, ocorrido no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE). O evento aconteceu hoje. “Qualquer trabalho exercido por crianças e adolescentes com menos de 16 anos é considerado trabalho infantil, salvo na condição de aprendiz”, ressaltou.

Leia mais…

Vereadores se reúnem com representantes dos assistentes sociais

No inicio da tarde desta quarta-feira, 02, a Comissão de Finanças e Orçamento da Casa se reuniu com representantes dos assistentes sociais do município. A categoria estava em greve há 21 dias e encerrou a paralisação após acordo com a secretaria de Administração intermediado por um grupo de vereadores do Recife. “Este foi um avanço nas negociações. Um dos papéis do legislativo é intermediar conflitos e buscar soluções para resolver questões que envolvam os servidores”, afirmou Jairo Britto (PT), presidente da Comissão. Também participaram os vereadores Gilberto Alves (PTN), Jurandir Liberal (PT), Henrique Leite (PT), Estéfano Menudo ( PSB), Priscila Krause (DEM), Osmar Ricardo (PT), Josemi Simões ( PR ), Marcos di Bria (PTdo B) e Aline Mariano (PSDB).

Leia mais…