Notícias

Aerto Luna fala sobre roubos no bairro da Imbiribeira

“A cada dia somos surpreendidos com uma nova modalidade de roubo, de furto. A insegurança tem tirado o sono dos recifenses e nesse caso, mais especificamente, dos moradores do entorno da Lagoa do Araça, na Imbiribeira. Estão roubando as rodas dos carros de quem mora naquela localidade”, contou o vereador Aerto Luna (PRP), durante reunião plenária, na tarde desta quarta-feira (02).

Leia mais…

Vereador sugere crematório para cemitério de Santo Amaro

Apesar de ser um costume muito antigo, a cremação é considerada hoje um serviço de funeral moderno, além de ser mais recomendada, uma vez que evita problemas de higiene e sanitárias. E através da elaboração do projeto de lei de autoria do vereador Alfredo Santana (PRB), o Recife poderá ganhar o Crematório Público, no Cemitério de Santo Amaro. A matéria está em tramitação nas Comissões de Legislação e Justiça, Finanças e Saúde para análise e emissão dos pareceres.

Leia mais…

Davi Muniz sugere nome para Mercado Público da Várzea

Tramita nas Comissões de Educação e de Legislação e Justiça da Câmara o projeto de lei n. 114/16 do vereador Davi Muniz (PEN) que dá o nome de Rinaldo Bernardo Muniz ao mercado público a ser construído no bairro da Várzea. O espaço é um anseio antigo da comunidade, que já foi repassado ao prefeito Geraldo Julio por meio de requerimento apresentado pelo próprio Davi Muniz, logo que assumiu o primeiro mandato na Câmara do Recife.

Leia mais…

Vereador solicita reforma em creche

De acordo com o vereador Ivan Moraes (PSOL), a Creche Municipal Cajueiro, na zona norte do Recife, acordou hoje (28) com goteiras e muitas infiltrações decorrentes das chuvas. Diante da situação, o parlamentar elaborou um requerimento (5831/2017) solicitando serviços urgentes na unidade de ensino.

Leia mais…

Vereadores debatem limite de velocidade

A redução da velocidade em várias vias do Recife foi tema de debate no plenário durante a reunião desta segunda-feira, 19. Vários parlamentares lamentaram o excesso de multas e defenderam uma padronização, uma vez que o limite varia entre 60 km e 30 km. O primeiro a falar sobre o assunto foi o vereador Henrique Leite (PT) que criticou a redução em vias expressas como a Via Mangue. “É um risco muito grande para a população principalmente porque essa via está às escuras. E a mulher é a mais penalizada por isso já que o bandido age na fragilidade do sexo feminino. A Prefeitura e o Estado precisam rever essas velocidades”.

Leia mais…

Isabela de Roldão fala sobre votação de projetos

Na tarde desta terça-feira 25, a vereadora Isabella de Roldão (PDT) falou sobre os projetos de lei que estão em tramitação na Câmara Municipal e ainda não foram votados, enfatizando a necessidade de serem trabalhados antes do término do mandato dos parlamentares não reeleitos, como ela. “A cidade do Recife não pode parar e nós precisamos dar andamento ao processo de continuidade de projetos importantes, alguns com prazo inclusive vencido, tendo em vista que o nosso mandato terminará dia 31 de dezembro”, ressaltou.

Leia mais…

Eurico Freire requere reunião pública sobre microcefalia

O vereador Eurico Freire (PV) discutiu nesta segunda-feira (30), na Casa de José Mariano, um requerimento apresentado por ele que solicita a realização de uma reunião pública sobre a epidemia de microcefalia no Recife. O parlamentar convidou seus pares e toda a sociedade a participarem da reunião, que deve acontecer no dia 10 de dezembro, às 14h, no plenarinho da Câmara do Recife.

Leia mais…

Vereadora critica pressa na aprovação de projetos

A pressa e a quantidade de projetos enviados pelo Executivo para a Câmara do Recife foram criticados pela vereadora Marília Arraes (PSB). Ela se deteve especialmente no PL de número 36 do Executivo, criando uma sociedade de economia mista para emitir títulos da dívida pública municipal, lastreados em créditos tributários a receber. Segundo ela, essa operação se caracteriza pela antecipação de receitas.

Leia mais…

Alfredo Santana agradece homenagem

Ontem (22), durante a Reunião Plenária, foi aprovado o Projeto de Decreto Legislativo (PDL 47/2016) que concederá o Título de Cidadão do Recife ao vereador Alfredo Santana (PRB) e o parlamentar fez questão hoje, 23, de agradecer a iniciativa da Câmara. “Um ato magnífico que esta Casa promoveu, através dos meus pares na tarde de ontem, que muito nos alegrou quando aqui foi votado um Projeto para mim, particularmente, muito especial”.

Leia mais…

André Régis dá pêsames em nome de partido

O vereador André Régis (PSDB) lamentou hoje, 18, a morte de Eduardo Campos , vítima de um desastre de avião na cidade de Santos, em São Paulo, no último dia 13. “Em nome do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) venho apresentar uma palavra de conforto à família. Lamentamos profundamente o ocorrido e a falta de Eduardo Campos será sentida por todos nós”, disse.

Leia mais…

Vereadores discutem Fundo Municipal da Pessoa Idosa

Considerada uma das três capitais brasileiras com maior índice de pessoas com mais de 60 anos, a cidade do Recife poderá ganhar um importante instrumento de valorização deste segmento, o Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. O projeto de lei do Executivo número 14/2015 entrou na pauta de votação desta segunda-feira, 28, com pareceres favoráveis das Comissões de Legislação e Justiça; de Finanças e Orçamento; e de Defesa dos Direitos Humanos, de Defesa do Contribuinte e do Consumidor, Apoio Comunitário, da Criança e do Adolescente. Mas a votação do projeto acabou sendo adiada porque o vereador Davi Muniz (PROS) pediu vista. Ele agora tem o prazo de cinco dias corridos para devolver a matéria à Mesa Diretora.

Leia mais…

Almir Fernando comemora 35 anos da comunidade Bola na Rede

A comunidade Bola na Rede, localizada no bairro da Guabiraba, zona norte do Recife, completará amanhã 35 anos de fundação. O vereador Almir Fernando (PCdoB) comemorou a data na tarde desta segunda-feira, 20. “São 35 anos de lutas e conquistas de um lugar que não era reconhecido, mas que hoje tem suas reivindicações atendidas”.

Leia mais…

Wanderson Florêncio destaca interação com os recifenses

No primeiro discurso da nova legislatura (2017-2020), o vereador Wanderson Florêncio (PSC) destacou propostas que possibilitam a interação com o povo através de plataformas como o WhatsApp. Na tarde desta segunda-feira (06), no plenário da Câmara, ele agradeceu a oportunidade de fazer parte da Casa e falou da importância do contato com os recifenses. “É motivo de honra e orgulho estar aqui nessa tribuna e quero reforçar que nesse momento a pauta deve ser a sociedade, o povo do Recife”.

Leia mais…

Frentes parlamentares são tema de debate em comissão

A Comissão Especial que visa concluir a revisão do Regimento Interno da Câmara do Recife se reuniu mais uma vez nesta quarta-feira (16), na Sala das Comissões da Casa de José Mariano. O grupo parlamentar discutiu mais oito artigos do novo texto e três das emendas apresentadas pelos vereadores. Um dos temas mais debatidos nesta tarde foi a inclusão, no Regimento, da possibilidade de serem criadas frentes parlamentares na Câmara.

Leia mais…

Eurico Freire homenageia Dia do Cordelista

Para comemorar o Dia do Cordelista, celebrado hoje, 19 de novembro, o vereador Eurico Freire (PV) fez uma homenagem no plenário da Câmara. O parlamentar detalhou a história do cordel que tem origem em Portugal e, ao término do discurso, recitou um cordel de autoria de Lílian Prazeres.

Leia mais…

André Régis repercute reforma ministerial

O anúncio de novas mudanças nos ministérios motivou o pronunciamento do vereador André Régis (PSDB) durante a reunião plenária desta quarta-feira, 30. O parlamentar lembrou que em menos de um ano, o Ministério da Educação, por exemplo, já teve quatro titulares. Quem deverá voltar à pasta é o atual ministro da Casa Civil Aloisio Mercadante. “Nós estamos passando por uma fase da história do Brasil sem paralelo. São dez meses sem governo”.

Leia mais…

Governador receberá título de Cidadão Recifense

Natural de Caruaru, no Agreste, o governador João Soares Lyra Neto irá receber o título de Cidadão Recifense por iniciativa da Comissão Executiva da Câmara Municipal do Recife. Ex-prefeito de Caruaru, ex-deputado estadual, vice-governador nas duas gestões de Eduardo Campos, “suas ações públicas do Executivo ou Legislativo comprovam a grandeza do homem público comprometido com o progresso, os mais altos valores democráticos, a coisa pública e respeito ao povo, credor dos cargos que ocupou e ocupa no Estado de Pernambuco”, diz a justificativa do Projeto de Decreto Legislativo.

Leia mais…

Osmar Ricardo critica pagamento retroativo

O vereador Osmar Ricardo (PT) criticou a gestão por ter nomeado em março funcionários comissionados para o Conselho Fiscal da Emlurb, e que só assumiram suas funções agora em novembro. “A portaria determina o pagamento do retroativo até março. Isso é um absurdo”.

Leia mais…

Benjamim da Saúde faz homenagem aos “profissionais do cuidar”

Eles são os profissionais que cuidam, acompanham e observam o paciente em todo o processo de restabelecimento da saúde assim como na prevenção de doenças. Pela importância do trabalho que enfermeiros, técnicos e auxiliares em enfermagem executam, esta é a Semana Nacional da Enfermagem, que vai de 12 a 20 de maio. Dentro das comemorações, o vereador Benjamim da Saúde (PEN) realizou, na manhã desta quarta-feira, 17, reunião solene que homenageou 32 profissionais da área, com medalhas e placas. Atualmente, há mais de 1,6 milhões desses profissionais no Brasil, o que garante o status de segunda maior categoria profissional do país, perdendo apenas para o pessoal de telemarketing.

Leia mais…