Notícias

O vereador Ronaldo Lopes (PP) usou a tribuna da Câmara do Recife, durante reunião plenária desta segunda-feira (20), para repercutir uma reportagem de TV que mostrou a falta de insulina, medicamento usado por pacientes com diabetes, na Policlínica Professora Naíde Regueira Teodósio, localizada no bairro do Pina. Ele cobrou da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Saúde providências sobre a denúncia.

As Comissões de Legislação e Justiça e Finanças e Orçamento da Câmara Municipal do Recife reuniram-se, por meio de videoconferência extraordinariamente, na tarde desta segunda-feira (20), para analisar o projeto de lei do Executivo 16/2024 que objetiva alterar a redação do artigo 1º da lei municipal 19.218, de 03 de maio de 2024, e dá outras providências. A proposição foi aprovada pelos colegiados.

Os investimentos e ações que a Prefeitura do Recife está realizando na Operação Inverno 2024 foram tema do discurso do vereador Aderaldo Pinto (PSB), durante a reunião plenária da Câmara Municipal, nesta segunda-feira (20). Ele destacou que este ano são quase R$ 315 milhões de reais em “obras de barreiras, contenção de grandes encostas e prevenção nas áreas mais críticas que vão mudar para sempre a vida de várias famílias”, salientou.

A vereadora Ana Lúcia (Republicanos) fez questão de debater cinco requerimentos de sua autoria, na tribuna da Casa de José Mariano. O primeiro a ser analisado, o de número 4374/2024, dirige indicação ao secretário de Saneamento do Recife para que sejam feitas a pavimentação e drenagem da rua Azeitona, bairro do Ibura. Além de serviços de infraestrutura, ela também discutiu proposições direcionadas ao Conjunto Habitacional Sérgio Loreto, no bairro de São José. Os assuntos foram abordados, nesta segunda-feira (20), na reunião plenária da Câmara Municipal do Recife.

Durante a reunião plenária da Câmara Municipal do Recife desta segunda-feira (20), o vereador Rinaldo Junior (PSB) destacou uma visita que realizou com o prefeito do Recife, João Campos, no Alto dos Coqueiros, no bairro Linha do Tiro, no último domingo (19). O parlamentar enfatizou a importância do gestor municipal em lançar várias obras na localidade que trarão maior qualidade de vida à população.

A preparação da Região Metropolitana do Recife para desastres como o que ocorre desde o final de abril do Rio Grande do Sul foi o tema de um discurso proferido pelo vereador Carlos Muniz (PSB) na tribuna da Câmara Municipal nesta segunda-feira (20). Durante a reunião plenária, o parlamentar ocupou a tribuna para repercutir os investimentos feitos recentemente pela Prefeitura nessa área. Ele indicou, ainda, a necessidade de o Governo do Estado se pronunciar sobre as condições de barragens como Tapacurá, localizada nas cercanias da capital.

O vereador Chico Kiko (PSB) anunciou, na reunião plenária desta segunda-feira (20), que a Prefeitura do Recife investirá ao longo de seis anos R$ 500 milhões de reais na macrodrenagem do Rio Tejipió, com recurso do ProMorar. Com essa iniciativa, segundo o parlamentar, serão beneficiados os bairros do Ipsep, Barro, Areias, Imbiribeira e as comunidades ribeirinhas de Jardim Uchôa. “A obra do Parque Alagável, entre o Ipsep e Areias, inclusive, já começou. O parque vai armazenar a água do Rio Tejipió, evitando, desse jeito, o alagamento que sempre ocorre naquela região”, disse.

A vereadora Liana Cirne (PT) debateu o projeto de lei Ordinária (PLO) número 3/2024, de sua autoria, que declara Patrimônio Cultural Imaterial do Recife a “atividade da pesca do marisco e do sururu”. A matéria legislativa, que chegou ao plenário com pareceres favoráveis das comissões de Legislação e Justiça; e de Educação, Cultura, Turismo e Esportes, foi aprovado na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (20).

O vereador Luiz Eustáquio debateu o requerimento número 4282/2024, de autoria do vereador Ronaldo Lopes (PP), dirigindo indicação à presidência da Autarquia de Limpeza Urbana do Recife (Emlurb), para autorizar a realização do serviço de recuperação de paralelo na Rua Arca de Noé, bairro Brejo da Guabiraba, Zona Norte. O requerimento foi aprovado na reunião plenária realizada pela Câmara Municipal do Recife, na manhã desta segunda-feira (20).