Notícias

O vereador Jayme Asfora (PMDB) apresentou o projeto de lei número 229/2017, que inclui o Dia do Advogado Trabalhista no calendário oficial do Município do Recife. A data deverá ser comemorada, anualmente, em 20 de junho, como “reconhecimento do mérito da advocacia trabalhista no fortalecimento da defesa dos interesses do trabalhador e da coletividade”.

“Infelizmente a primeira Câmara do Tribunal de Contas do Estado revogou por dois votos a um a cautelar concedida, que freava o repasse do Recifin para o Reciprev”, lamentou o vereador Rinaldo Júnior (PRB), durante reunião plenária, na tarde desta quarta-feira (09) ao falar sobre a regulamentação da lei que permite a migração de servidores de um sistema de previdência para o outro.

Para discutir Acessibilidade das pessoas com deficiência física e locomoção reduzida o vereador Almir Fernando (PCdoB) convidou representantes do Grande Recife Consórcio de Transportes, secretarias de Mobilidade Urbana, Direitos Humanos, Conselho Municipal de Deficientes e da Superintendência Estadual de Apoio à pessoa com Deficiência, para participarem da reunião pública a se realizar nesta quinta-feira 10, às 14 horas no plenarinho da Câmara do Recife.

Servidores municipais, ADIS/ADRS acompanharam a reunião plenária na Câmara do Recife para ouvir vereadores a respeito do reajuste salarial da categoria, que envolve professores também. A vereadora Ana Lúcia (PRB), que é professora considera que essas categorias de auxiliares de professores da rede municipal estão sendo muito machucados por esta gestão. Lembrou que já estamos em agosto e ainda se está discutindo reajuste de salário. Mas a líder do governo na Casa, vereadora Aline Mariano (PMDB) também lembrou que houve avanços para essas categorias, como por exemplo, a criação desses cargos no município, enquanto que em diversas capitais do país elas sequer existem.

A promulgação da lei que concede aos guardas municipais do Recife a gratuidade de ingresso para eventos de cultura e lazer levou o vereador Ricardo Cruz (PPS) à tribuna da Câmara do Recife nesta quarta-feira (9). Autor da matéria, o parlamentar agradeceu aos colegas pela aprovação unânime do texto. Por não ter recebido sanção ou veto do prefeito nos 15 dias úteis seguintes à sua aprovação, a nova lei foi promulgada pelo presidente do poder Legislativo, o vereador Eduardo Marques (PSB).

Repercutir a inauguração, prevista para o próximo mês, da Unidade de Saúde da Família do Jiquiá, na Zona Oeste da capital pernambucana. Com esse objetivo, o vereador Chico Kiko (PP) discursou no plenário da Câmara do Recife nesta quarta-feira (9). O parlamentar agradeceu à Prefeitura pela construção da unidade e por diversos serviços urbanos realizados no Jiquiá.

Um projeto de decreto legislativo e três projetos de lei receberam pareceres positivos da Comissão de Educação da Câmara do Recife na tarde desta quarta-feira (9). Em reunião realizada na Sala de Comissões da Casa de José Mariano, a comissão distribuiu ainda 14 projetos para a análise dos relatores. Estiveram presentes a vereadora Ana Lúcia (PRB), presidente do grupo, e a vereadora Aimée Carvalho (PSB), membro efetivo. O vereador Rinaldo Júnior (PRB) também acompanhou a reunião.

Está em tramitação nas Comissões de Legislação e Justiça; Segurança Cidadã e de Finanças e Orçamento o projeto de lei 204/2017, que tem como objetivo estabelecer normas de segurança e de manutenção para brinquedos de parques infantis (playground), localizados em estabelecimentos de educação infantil do Recife. A proposta é do vereador Romero Albuquerque (PP).

Uma pergunta levou o vereador Rinaldo Júnior (PRB) à tribuna da Câmara do Recife nesta terça-feira (8): de que forma estão sendo utilizados os recursos provenientes dos royalties de petróleo recebidos pelo município? Repercutindo questionamentos feitos ao secretário de Finanças Ricardo Dantas, o parlamentar se mostrou insatisfeito com as respostas dadas pela Prefeitura – e disse que pedirá ao Tribunal de Contas da União que faça uma auditoria.

“O desafio da educação é fazer com que os estudantes sejam capazes de circular pelo aprendizado de forma eficiente. Ir além da gramática e ortografia é um desafio grande e delicado, até porque, a escola não pode ser transformada em um ambiente de doutrinação política, partidária, filosófica ou religiosa”, afirmou a vereadora Aimée Carvalho (PSB), durante reunião plenária, na tarde desta terça-feira (08).