Notícias

O vereador Romero Albuquerque (PP) solicitou um voto de aplauso ao ex-jogador e auxiliar técnico do Clube Náutico Capibaribe Sílvio Luiz Borba da Silva, o Kuki, pelo resgate da cadela Louise, ocorrido no mês passado. O animal se encontrava ferido, abandonado e preso a uma pedra na BR-101 quando foi encontrado pelo futebolista. O fato foi levado à tribuna da Câmara do Recife nesta segunda-feira (15).

Uma audiência pública marcada para o dia 25 de maio vai debater, na Casa de José Mariano, os pontos de risco nas encostas do Recife e o retorno do projeto Parceria nos Morros. A iniciativa é do vereador Almir Fernando (PCdoB), que subiu à tribuna da Câmara nesta segunda-feira (15) para tratar do assunto.

Um projeto que obriga a instalação de banheiros família – destinado a crianças de até dez anos – em bares, restaurantes, hipermercados, supermercados e banheiros públicos do Recife está mais próximo de se tornar lei no município. A matéria recebeu parecer positivo da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara, que se reuniu nesta segunda-feira (15), na sede do Poder Legislativo.

A nova Comissão de Redação da Câmara Municipal do Recife, criada por força do Ato da Presidência número 4/2017, foi instalada na manhã desta segunda-feira, 15, às 11h, quando foi escolhido o vereador Marcos di Bria (PSDC) para presidi-la. Esta é uma das comissões mais importantes do Poder Legislativo Municipal. É por ela onde tramitam todos os projetos de Lei, de Resolução, de Decreto Legislativo, de Emendas da Lei Orgânica e Complementar após a aprovação em plenário.

Encerra-se nesta terça-feira, 16 de maio, o prazo regimental de apresentação de emendas ao Projeto de Lei do Executivo número 03/2017, que dispõe sobre as diretrizes para a elaboração e execução da Lei Orçamentária de 2018. A Lei das Diretrizes Orçamentárias (LDO), que é elaborada todos os anos, orienta a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA), baseando-se no que foi estabelecido pelo Plano Plurianual (PPA).

Jornalista, cerimonialista, escritora, colunista, professora, diretora de relações institucionais. Natural de Garanhuns, Carmen Peixoto possui um extenso currículo – e ele ficou ainda maior nesta quinta-feira (11), quando ela recebeu o título de cidadania recifense da Câmara do Recife. A solenidade aconteceu no plenário da Casa de José Mariano, onde se reuniram nesta tarde amigos e familiares da homenageada, além de personalidades dos setores empresarial e de comunicação. A iniciativa pelo evento foi do vereador Carlos Gueiros (PSB).

Com a chegada do período chuvoso, o vereador Almir Fernando (PCdoB) debateu, em audiência pública, dois temas que entram na ordem do dia no Recife: o auxílio moradia e o déficit habitacional. “Eu faço visitas a muitas comunidades e conheço os problemas que a população enfrenta no dia a dia. O meu papel como vereador é intermediar a necessidade do povo junto ao poder público”, disse. Para o vereador é de fundamental importância realizar, neste momento, discussão das ações preventivas, contínuas e assistenciais propostas pela Prefeitura da Cidade do Recife para reduzir as vulnerabilidades ambientais e o risco de ocorrência de novos acidentes.

Reunidos na tarde desta quarta-feira, 10, os vereadores que integram a Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes aprovaram sete proposições elaboradas pelos parlamentares da Casa de José Mariano, sendo quatro projetos de Lei Ordinária e três projetos de Decreto Legislativo. “Consideramos que a reunião foi produtiva, por termos analisado todas estas medidas que são importantes para a Câmara”, afirmou a presidente da Comissão, vereadora Ana Lúcia (PRB).

O presidente da Câmara Municipal do Recife, Eduardo Marques (PSB), e o vereador Jayme Asfora (PMDB) receberam na tarde desta quarta-feira, 10, o procurador municipal Clênio Carvalho. Ele assumirá a presidência da Associação dos Procuradores do Município do Recife e veio trazer em mãos, o convite para a posse da nova diretoria, que ocorrerá no próximo dia 27.

Na tarde desta quarta-feira (10), durante reunião plenária, o vereador Renato Antunes (PSC) falou sobre a importância de cuidar das comunidades e seus moradores. “Visitei a comunidade Caranguejo Tabaiares e ao caminhar pelas ruas encontrei um lugar praticamente escondido e que guarda tanta pobreza. Enquanto representantes da sociedade precisamos cuidar dessas pessoas”.