Romero de Albuquerque (PP), cujo mandato é identificado com a causa animal, pediu à Prefeitura do Recife que regulamente a lei que proíbe tração animal na cidade. Segundo ele, a lei pode entrar em vigor por etapas e se prontificou a doar 10 tricíclos para retirar das ruas as carroças puxadas por cavalos. Ele também pediu que o castramóvel seja regulamentado, dando como exemplo Jaboatão dos Guararapes onde já existe um equipamento. “A Secretaria de Defesa Animal ainda existe, mas não tem conhecimento das políticas adotadas”.
O alto número da violência praticada contra as mulheres brasileiras foi abordado pela vereadora Michele Collins (PP), na tarde desta segunda-feira, 10, durante pronunciamento na tribuna da Câmara. Ela citou a pesquisa “Visível e invisível: a vitimização de mulheres no Brasil”, realizada pelo Datafolha, a pedido do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. “Eu me sinto incomodada com esta realidade. Uma a cada três brasileiras já sofreu espaçamento, xingamento, empurrões ou chutes, nos últimos doze meses”, lamentou.
A denúncia de que 40 crianças com microcefalia, moradoras do Recife, carecem de uma alimentação especial e correm riscos, por conta de que suas famílias não têm condições de prover a tal alimentação, levou o vereador Ivan Moraes (PSOL) a ocupar a tribuna da Casa de José Mariano, na tarde desta segunda-feira, 10. A situação chegou até ele, conforme disse, através da União de Mães de Anjos (UMA) e o motivo de levar o assunto à Câmara, foi para cobrar da Prefeitura a provisão necessária para essas crianças.
Desde março de 1962, eles trabalham voluntariamente na prevenção de suicídios e no apoio emocional a quem precisa. Em 2017, o Centro de Valorização da Vida (CVV) completa 55 anos, e a ocasião foi lembrada na Câmara do Recife nesta segunda-feira (10) pela vereadora Ana Lúcia (PRB). Ela apresentou à Casa o requerimento 1643/2017, que concede voto de aplauso à organização não governamental. A iniciativa foi aprovada pelos parlamentares.
A hastag #somostodasMirella, compartilhada por centenas de pessoas há vários dias nas redes sociais, é fruto, infelizmente, de mais um caso de feminicídio no Recife. Na tribuna do plenário, durante a reunião desta segunda-feira, 10, a vereadora Ana Lúcia (PRB) lamentou o assassinato na semana passada da fisioterapeuta Tássia Mirella de Sena Araujo, de 28 anos.
A Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara do Recife se reuniu nesta segunda-feira (10) para discutir e emitir pareceres a projetos de lei que tramitam na Casa. Na ocasião, o grupo ainda recebeu representantes da Secretaria-Executiva de Juventude do Recife, órgão ligado à Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos do município.
Com o término da fase regimental para recebimento de emendas, a Comissão Especial de Revisão da Lei Orgânica da Câmara do Recife realizou a primeira reunião de trabalho na manhã desta segunda-feira, 10, dando início à tarefa de atualizar a lei maior do município. Considerada a Constituição da cidade, a Lei Orgânica estabelece os compromissos dos poderes Executivo e Legislativo, além de preestabelecer os direitos e deveres dos cidadãos. Foram admitidas 151 emendas aditivas e modificativas para o Projeto de Emenda à Lei Orgânica número 76/2017. “Vamos fazer uma revisão que seja o mais representativa possível, debatendo com todos os setores envolvidos, sobretudo com a população que é a mais interessada”, prometeu o presidente da comissão, vereador Carlos Gueiros (PSB).
Discutir os direitos sociais – como saúde, transporte e lazer – das pessoas com câncer no Brasil. Foi esse o objetivo de uma reunião pública realizada nesta sexta-feira (7) na Câmara do Recife, por iniciativa do vereador Jayme Asfora (PMDB). Durante o evento, especialistas no assunto e representantes de entidades da sociedade civil puderam levantar problemas e sugerir ações para melhorar o acesso e a informação sobre esses direitos.
Uma dupla homenagem mobilizou a Câmara do Recife, hoje. O ex-vereador Alfredo Santana recebeu o Título de Cidadão Recifense, enquanto a Igreja Universal do Reino de Deus a Medalha de Mérito José Mariano. Ambas homenagens foram representadas pelo presidente da Casa, vereador Eduardo Marques (PSB), que citou trechos da Bíblia, além de ressaltar que a Igreja é um dos maiores grupos neopentencostais do país, com mais de dois milhões de fieis espalhados em todo Brasil.
A presidente da Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes da Câmara Municipal do Recife, vereadora Ana Lúcia (PRB), defendeu a necessidade de participação frequente de dois titulares do colegiado nas reuniões do Conselho Municipal de Educação, que se realiza todas as terças-feiras. “Trata-se um dos conselhos mais atuantes da cidade. Nós vereadores temos direito a dois assentos na mesa de discussões e portanto temos que estar presentes nos encontros”, afirmou a parlamentar, na reunião da comissão, realizada no final da manhã desta quinta-feira, 6.