Durante a reunião plenária desta terça-feira, 15, o vereador Marcos Menezes criticou a postura da oposição na Câmara do Recife e chamou o discurso da bancada de incoerente. “Eles adotam duas posturas, uma quando falam do governo federal e outra do governo municipal”. O parlamentar se referia a quantidade de requerimentos apresentados por alguns vereadores que fazem parte da bancada oposicionista. “Limpeza de escadarias, implantação de corrimão, recuperação de escadaria, drenagem. São tantos pedidos que o prefeito não consegue fazer tudo”.
O vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) usou o Plenário da Câmara nesta terça-feira (15) para defender a gestão do Recife das críticas feitas pelo vereador Osmar Ricardo (PT) no mesmo dia aos cortes de cargos no município e a alguns serviços urbanos.
O vereador Osmar Ricardo (PT) repercutiu nesta terça-feira (15), no plenário da Câmara, uma matéria do Jornal do Commercio publicada neste mês sobre os cortes e demissões apresentados pela Prefeitura para conter a crise nas contas municipais.
A vereadora Isabella de Roldão (PDT) dirigiu-se à tribuna na tarde desta terça-feira,15, para comentar sobre a VI Conferência Municipal da Mulher do Recife. O evento aconteceu entre os dias 10 e 12, no Centro de Formação Paulo Freire, bairro da Madalena. “Algumas ressalvas eu gostaria de fazer menção nessa tribuna sobre a Conferência. Fui surpreendida quando quis posicionar-me propondo uma modificação e tive minha palavra proibida sob o argumento de que eu não era delegada. Mas sabemos que nas conferências todos têm a palavra”.
No início da tarde desta terça-feira, 15, a Comissão de Segurança reuniu-se para distribuir projetos de lei de autoria de vários parlamentares. O presidente da Comissão, vereador Almir Fernando (PCdoB), anunciou que os vereadores Marcos Menezes (DEM) e Amaro Cipriano Maguari (PSB) são os novos membros efetivos do grupo.
Por iniciativa da vereadora Isabella de Roldão (PDT), a Câmara recebeu no começo da tarde desta terça-feira (15) um grupo de alunos do oitavo período do curso de Direito da Faculdade Joaquim Nabuco. Cerca de 50 estudantes compareceram à visita.
Iniciada em outubro do ano passado, a Ação de Prevenção e Promoção de Saúde dos funcionários e prestadores de serviço da Câmara Municipal do Recife teve sua quarta edição nesta terça-feira, 15 de setembro, no plenarinho. “Hoje é um marco da nossa campanha, pois está se iniciando o grupo Vida Saudável, formado por uma equipe multidisciplinar, de caráter educativo. Nós vamos trabalhar, no dia a dia da Câmara do Recife, a reeducação alimentar dos funcionários, ingestão de medicação e a prática de medicina alternativa”, anunciou a enfermeira Vânia Gonçalves, coordenadora do Serviço de Saúde.
Antes de serem votados e aprovados em primeira discussão, três Projetos de Lei de autoria do vereador Estéfano Menudo (PSB), que constavam na ordem do dia, foram destacados por ele, na tarde desta segunda-feira, 14. Ele pediu que os demais vereadores aprovassem as propostas, afirmando que se tratam de “matérias que já receberam pareceres favoráveis nas comissões temáticas da Casa, o que demonstra sensibilidade e responsabilidade dos membros desse poder”.
O governo federal não estaria repassando verbas do Sistema Único de Saúde (SUS) para Pernambuco e para o Recife. A denúncia foi feita pela vereadora Vera Lopes (PPS), durante a reunião plenária desta segunda-feira, 14. Segundo ela, “leitos de UTI neonatal foram fechados no Hospital Maria Lucinda, assim como a UTI cardiológica do Hospital Agamenon Magalhães. No Getúlio Vargas não há cirurgião e nem anestesistas e nas UPAS, os plantões dos turnos de pediatria não existem mais. O SUS agoniza e o sistema não está na UTI porque não tem vaga”.
No final da tarde desta segunda, 19, a Comissão de Legislação e Justiça reuniu-se para analisar e distribuir vários projetos de lei de autoria do Executivo e também de diversos parlamentares. Quatorze projetos foram examinados pelo grupo e 18 foram distribuídos entre os membros da Comissão. Estiveram presentes no encontro os vereadores Carlos Gueiros (PTB), Aerto Luna (PRP), Romerinho Jatobá (PR), Alfredo Santana (PRB) e Almir Fernando (PCdoB).