Notícias

Com a presença dos secretários municipais de Assuntos Jurídicos, Ricardo Corrêa, e de Finanças, Roberto Pandolfi, as comissões de Legislação e Justiça e de Orçamento e Finanças da Câmara Municipal do Recife realizaram reunião conjunta na manhã desta quinta-feira, 11, para analisar projetos de lei do Poder Executivo que estão aguardando análise e pareceres de relatores. Três deles, que lidam diretamente com as finanças públicas e com pessoal, foram analisados durante quase três horas; outros oito projetos foram votados a aprovados pelas comissões, devendo agora seguir para o Plenário.

Para homenagear o povo do Recife, ou o Zé povinho, como carinhosamente se referiu o vereador Raul Jungmann (PPS), ele propôs conceder o Título de Cidadão do Recife ao comerciante Zenildo Ferreira, hoje proprietário de um boxe de venda de artesanato no centenário Mercado de São José. Ele é alagoano, do município de Murici, e veio para o Recife com 15 anos de idade. Aqui fincou raízes, criou família de onze filhos, 15 netos e um bisneto. Agregando o real sentido de família.

Comenda concedida a personalidades que tenham prestado serviços relevantes ao município, de acordo com o Regimento Interno da Câmara Municipal, o título de Cidadã do Recife foi entregue a Sônia Haddad Morais Hernandes, também conhecida como bispa Sônia, da Igreja Apostólica Renascer em Cristo, na manhã desta quarta-feira, 10. A iniciativa foi do vereador André Ferreira (PMDB), que no ano passado também agraciou com a mesma honraria o esposo da bispa, o apóstolo Estevam Hernandes. A igreja é famosa por ter, entre os seguidores, o jogador Kaká.

Uma comissão composta pelos vereadores Henrique Leite (PT), Aerto Luna (PRP), Aline Mariano (PSDB), Osmar Ricardo (PT), Jairo Brito (PT) além do Presidente da Casa, Vicente André Gomes, e o líder do governo, Gilberto Alves (PTN) recebeu na tarde desta terça-feira, 09, na sala da presidência da Câmara representantes dos funcionários da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH) e do Instituto de Assistência Social e Cidadania (IASC).

Em clima de esforço concentrado, os vereadores da Câmara do Recife votaram e aprovaram cerca de 161 requerimentos, 15 projetos de lei, inclusive do Executivo. E dois projetos que estavam na pauta, foram retirados e tiveram suas votações adiadas. Apesar do volume, a votação ocorreu com tranquilidade em virtude do entendimento consensual sobre as matérias apreciadas. Os projetos foram votados em primeira e segunda votações e já seguiram para o Executivo.

A vereadora Priscila Krause (DEM) subiu à tribuna na tarde desta terça-feira, 09, pra falar a respeito de uma proposta de acordo salarial firmado entre a Prefeitura e os servidores da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH) e do Instituto de Assistência Social e Cidadania (IASC). "Peço a atenção de todos os vereadores, em especial ao presidente da Casa de José Mariano, para tratar da seriedade do que está acontencendo".

Desde o último dia 3 passou a valer, em todo o Brasil , a chamada Lei Antifumo que proíbe o ato de fumar cigarrilhas, charutos, cachimbos, narguilés e outros produtos em locais de uso coletivo, públicos ou privados, como halls e corredores de condomínios, restaurantes e clubes. A iniciativa foi aprovada pelo vereador Luiz Eustáquio (PT), durante a Reunião Plenária desta segunda, 9.

Foi para destacar o combate à desnutrição infantil que a vereador Aimée Carvalho(PSB) usou a tribuna na tarde desta terça-feira, 09. “Os avanços brasileiros na redução da desnutrição infantil nas últimas décadas foram muito expressivos, representando uma queda de quase três vezes no déficit de peso para idade e de duas vezes no déficit de altura para a idade em crianças menores de cinco anos. Dados da última Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde (PNDS) indicam que apenas 1,8% das crianças ainda apresentavam déficit de peso, bem menor que o índice registrado em 1996”.

Uma proposta de acordo salarial firmado entre a Prefeitura e os servidores da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH) e do Instituto de Assistência Social e Cidadania (IASC), foi o tema do pronunciamento do vereador Osmar Ricardo (PT), durante a Plenária de hoje, 9.

A reforma e revitalização do Teatro do Parque foi o tema do discurso da vereadora Isabella de Roldão (PDT) na tarde desta terça-feira, 09. As obras ainda terão início e levarão 12 meses para serem concluídas. Serão R$ 8,2 milhões, incluindo a aquisição de novos equipamentos, implantação de um projeto paisagístico, recuperação do sistema de climatização, substituição da coberta do equipamento e o redimensionamento e a substituição das calhas. "Gostaria de lembrar que o teatro está fechado desde 2010 e que em 2015, no ano do seu centenário estará fechado”.