Numerológo de nove entre dez famosos sejam políticos, artistas, empresários do mundo afora, com larga experiência em prever acontecimentos, bons e ruins, Magno Franco desde hoje é Cidadão do Recife. Recebeu o Título das mãos do presidente da Câmara do Recife, vereador Vicente André Gomes (PSB). Para se ter ideia do trabalho dele, em 2010 previu a desclassificação da seleção brasileira da Copa do Mundo. Quer mais. Previu ao vivo durante uma entrevista que o candidato do PT, com 10% das intenções voto à época, seria o Prefeito da cidade. Na Venezuela anteviu o fechamento da emissora RCTV pelo governo de Hugo Chávez.
O projeto de lei do Executivo (PLE 67/203) que trata da melhoria da qualidade ambiental das edificações por meio da obrigatoriedade de instalação do “telhado verde” está tramitando na Casa, e a Comissão de Meio Ambiente reuniu-se na tarde de hoje, 13, para discutir a proposta. A matéria também aborda a construção de reservatórios de acúmulo ou retardo do escoamento das águas pluviais para a rede de drenagem.
Através do seu presidente, vereador Vicente André Gomes (PSB), a Câmara Municipal do Recife dará sequência à ação de prevenção e promoção de saúde dos funcionários e prestadores de serviço com a segunda dose de vacina contra hepatite B e palestra sobre a saúde do homem no dia 19. “Esta, na verdade, é a segunda dose da campanha que começamos dentro da ação de saúde na Casa de José Mariano. Como médico que também sou, defendo a criação de estratégias de prevenção de doenças e garantir mais qualidade de vida para as pessoas com quem convivemos todos os dias e para a população em geral”, disse. Para otimizar ainda mais o evento, também será realizado teste de glicemia e aferição da pressão. A primeira dose foi aplicada no mês passado, quando também houve vacinação contra caxumba, rubéola, sarampo e gripe (três tipos).
Em pronunciamento durante o pequeno expediente da reunião ordinária desta quarta-feira, o vereador Almir Fernando fez um alerta sobre os problemas causados pelo lixo no Alto José Bonifácio. “Eu reconheço o esforço da prefeitura, mas o horário da coleta é inadequado e o lixo recolhido nas escadarias pelos próprios funcionários da prefeitura fica exposto durante o dia inteiro provocando doenças leptospirose, febre tifóide, tétano e dengue”, afirmou Almir Fernando.
José Francisco Leite André Gomes mora em frente à Maternidade Barros Lima, no bairro de Casa Amarela. Na unidade, não há cardiologistas, mas foi para lá que ele foi levado ao se sentir mal, no último dia 23 de outubro. Era um infarto fulminante com uma parada cardíaca de 50 minutos. O relato emocionado dessa história foi feito na reunião plenária desta quarta-feira, 12, pelo presidente da Câmara do Recife, vereador Vicente André Gomes (PSB). Ele agradeceu a todos os funcionários da maternidade pela vida do irmão. “A eficiência, a destreza, o esforço e o comprometimento com a vida daquele que ali chegava já sem forças para reação aos procedimentos médicos, dava lugar ao amor pelo próximo, à ética médica a vontade de enfrentar a morte que já se anunciava”.
A equipe de fiscalização e pesquisa do gabinete do vereador André Régis (PSDB) encontrou dificuldades para entrar, e depois realizar trabalho de pesquisa e aplicação de questionários sobre a qualidade do atendimento na Escola Paulo VI, na Lina do Tiro. Essa informação foi dada pelo próprio parlamentar na tarde desta quarta-feira 12, na Câmara do Recife. Nesse trabalho, ele faz um diagnóstico das condições físicas dos prédios e da qualidade do atendimento às crianças. O resultado da pesquisa alimenta uma ferramenta disponível na internet denominada Raio X das Escolas Municipais.
O Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas realizou uma reunião para debater o tema “O Uso do Canadibiol e seu Enquadramento na Legislação Brasileira” e a vereadora Michele Collins (PP) dirigiu-se à tribuna para debater o assunto hoje, 12. A parlamentar ressaltou que o tema é polêmico e vem dividindo opiniões em todo o país, mas fez questão de deixar claro que defende a vida em todas as suas formas e que seria a favor do uso do Canadibiol para fim único e exclusivamente medicinal.
Pesquisa das universidades Federal (UFPPE) e Rural de Pernambuco (UFRPE) diagnosticou que a água dos chuveirões da orla de Boa Viagem possui contaminações que podem causar riscos à saúde da população. Diante da divulgação do estudo, a vereadora Aline Mariano (PSDB) fez um alerta sobre o assunto, durante a Reunião Plenária desta quarta-feira,12.
O lixo é o resultado de restos ou sujeiras das atividades das pessoas em sua vida diária, mas a forma como ele é descartado pode causar problemas à cidade. O assunto foi tema do pronunciamento do vereador Almir Fernando (PCdoB) na tarde desta quarta-feira, 12. “Assim que assumiu a Prefeitura, Geraldo Julio fez um mutirão para limpar a cidade. Esse é um trabalho que precisa chegar principalmente nas periferias e ser continuo".
Sancionada no início deste ano, a Lei dos Alvarás – número 17.982/14 - voltou à discussão na Câmara Municipal do Recife nesta quarta-feira, 12, em audiência pública promovida pelo vereador Raul Jungmann (PPS) para avaliação de sua aplicação. “A audiência foi uma inovação. As novas regras de concessão dos alvarás, muito importantes para a cidade, foram aprovadas pela Câmara e agora analisamos sua aplicabilidade”, comentou o vereador. Ele disse que essa análise foi possível porque o texto da lei traz embutida a obrigação de se fazer uma revisão em seis meses de vigência da legislação.