Com a presença de professores, representantes sindicais e vereadores, uma audiência pública foi promovida na tarde desta sexta-feira, 9, com o objetivo de discutir o Plano Municipal da Educação (PME), que encontra-se em tramitação na Câmara. A iniciativa partiu do vereador Marco Aurélio (SDD). O parlamentar é o representante da Câmara do Recife no Conselho Municipal de Educação e participou da 10ª Conferência Municipal realizada recentemente.
O plenário da Câmara Municipal apropriou-se do clima junino que toma conta das ruas do Recife e, com a participação de artistas populares, comunicadores, forrozeiros e quadrilheiros, realizou uma reunião solene na manhã desta sexta-feira, 19, por iniciativa do vereador Almir Fernando (PCdoB). Foi uma solenidade para entrega da Medalha do Mérito José Mariano, a maior comenda do legislativo municipal, ao forrozeiro e compositor Jorge Silva, como também para comemorar o Dia do Quadrilheiro, que faz parte do calendário oficial de eventos do município, e que apesar de ser dia 27, foi antecipado extraordinariamente para realização de um único evento. Os componentes da quadrilha Origem Nordestina, do Morro da Conceição, assistiram à solenidade com os coloridos figurinos das apresentações.
Recifense de nascimento, porém cidadão do mundo por profissão, o jogador Hernanes, que fez parte da Seleção Brasileira na última Copa do Mundo, recebeu hoje na Câmara do Recife a Medalha do Mérito José Mariano, proposta pelo vereador Aderaldo Pinto (PRTB). Anderson Hernanes de Carvalho Viana Lima, nasceu em Recife, mas logo mudou-se com a família para o Engenho São Lourenço, Zona da Mata de Pernambuco, onde deu os primeiros passos com a bola.
O andamento das obras do terreno da antiga fábrica de estopas localizado na Avenida Caxangá, na altura do Sítio do Berardo, na divisa dos bairros da Madalena, Zumbi e Prado foi tema de audiência pública realizada, em conjunto, pelos vereadores Aderaldo Pinto (PRTB), Eriberto Rafael (PTC), Davi Muniz (Pros) e Jairo Brito (PT) na manhã desta quinta-feira, 18. Com aproximadamente 16 mil metros quadrados, o terreno que hoje se encontra ocioso, abrigará um projeto cujo nome é Praça de Esportes e Cultura Caxangá e contemplará pista de cooper, academia de ginástica, quadra de areia, quadra poliesportiva, pista de skate, bicicletário, teatro cultural para 125 pessoas, centro educacional, espaço e área verde de passeio público.
A dispensa de prazo para tramitação do projeto lei do Executivo 10/2015 que trata sobre o Plano de Educação do Recife foi aprovada, mas diversos vereadores, especialmente os da bancada de oposição, pediram o adiamento para que pudessem analisar melhor o PLE. Eles ponderaram que a proposta só chegou à Câmara do Recife na segunda-feira passada e hoje já aconteceria a dispensa de prazo, e com isso o projeto voltará para os relatores das comissões temáticas apreciarem. Posteriormente aos pareceres, o PLE volta ao plenário para votação em primeira e segunda votações. A Prefeitura do Recife alega que o Plano já foi discutido e que se não for aprovado até 24 de junho, a cidade perderá a oportunidade de receber recursos do Ministério da Educação. Mesmo assim os parlamentares pediram tempo, mas a dispensa foi concedida.
Aprovado no último dia 6 de maio, em Brasília, o Marco Regulatório das Comunidades Terapêuticas visará uma melhor qualificação e ampliação dos serviços prestados aos dependentes de álcool e drogas. As comunidades terão um ano para implementar as novas medidas. E para esclarecer quais serão os novos caminhos a serem tomados pela CT’s, a vereadora Michele Collins (PP) promoveu uma Reunião Pública, no Plenarinho, no início da tarde desta quarta-feira,17.
Três leis de autoria do vereador Wanderson Florêncio (PSDB) foram sancionadas pelo prefeito Geraldo Júlio. Ele chama as leis de “pacote de acessibilidade”, porque todas são voltadas a melhorar a qualidade de vida de deficientes físicos em tarefas rotineiras. Na tarde desta quarta-feira, 17, o vereador comemorou a conquista. “Parabenizo a sensibilidade da gestão ao sancionar esse pacote aprovado aqui na Casa para que o Recife possa ser um lugar mais harmonioso com o cidadão”.
O vereador André Régis (PSDB), presidente da Comissão de Educação da Câmara, criticou na tarde desta quarta-feira, 17, O Plano Municipal de Educação (PME), que norteará as políticas municipais para essa área pelos próximos dez anos. “Um plano de verdade só pode existir se tiver um objetivo e o que foi mandado à Casa foi algo sem objetivos. Era preciso que fossem traçadas metas ousadas para a melhoria da educação e isso não aconteceu”.
A votação do Plano Municipal de Educação (PME), que norteará as políticas municipais para essa área pelos próximos dez anos, foi o tema do pronunciamento do vereador Jurandir Liberal (PT), na tarde desta quarta-feira, 17. “O plano chegou à Casa para ser votado em regime de urgência, mas lembro da importância da discussão e aperfeiçoamento dele para o município”.
Integrantes de 18 comunidades terapêuticas do Estado, representantes da Polícia Militar, Tribunal de Justiça e de igrejas evangélicas encheram o plenário e as galerias para a sessão solene em comemoração ao Dia Municipal das Comunidades Terapêuticas. Presidido pelo vereador Eduardo Marques (PTB), o evento foi proposto pela vereadora Michele Collins (PP). “As CT’s são pioneiras no atendimento aos dependentes em SPA, as que mais oferecem tratamento psicossocial, sendo responsável, hoje, por cerca de 90% do atendimento de pessoas com esse tipo de dependência”, afirmou a parlamentar na justificativa da solenidade.