Foi aprovado por unanimidade requerimento do vereador Almir Fernando (PCdoB) pedindo ao Grande Recife Consórcio de Transporte a gratuidade no transporte coletivo no percurso entre a comunidade da Rodinha - na parte baixa do Alto José Bonifácio - e o terminal do bairro. O vereador é morador da área e explicou a dificuldade de realizar o trajeto íngreme, feito por meio de escadarias e ladeiras.
Esta é a Semana Municipal de Conscientização e Combate à Alienação Parental. O assunto foi tema do pronunciamento da vereadora Michele Collins (PP), autora da lei que instituiu o evento no calendário oficial do Recife. Para ela, esses dias são uma oportunidade de esclarecer a população sobre o problema, suas consequências, identificar casos e orientar as vítimas.
A entrega da Unidade de Saúde da Família (USF) Skylab, na última quarta-feira, 22, pelo prefeito Geraldo Julio, foi lembrada pela vereadora Aimée Carvalho (PSB), na tarde desta terça-feira, 28. “A unidade de saúde irá oferecer um atendimento mais qualificado e humanizado para os pacientes do bairro da Iputinga, principalmente às comunidades Abençoada por Deus e Skylab, bem como das regiões do entorno.
No ultimo dia 27 de abril, foi celebrado o Dia do Empregado Doméstico. O vereador Amaro Cipriano Maguari (PSB) lembrou a data na tarde desta terça-feira, 28. A profissão foi regulamentada em 1972 e o Brasil tem o maior número de empregados domésticos do mundo. O vereador destacou que em 2013 foi aprovada em âmbito federal a PEC das Domésticas que garantiu 16 direitos trabalhistas para a categoria.
Empenhada em construir um plano urbanístico para a comunidade Entra a Pulso, em Boa Viagem, a vereadora Isabella de Roldão (PDT) realizou audiência pública nesta terça-feira, 28, no plenarinho da Câmara Municipal do Recife. Ela justificou que a comunidade, além de sofrer com o mau cheiro constante da fossa que corre a céu aberto, em época de chuva, têm que enfrentar os alagamentos e água infecta entrando em casa, conviver com ratos, pernilongos, mosquito da dengue e escorpiões dentro dos seus lares. As ruas não têm pavimentação, saneamento, abastecimento de água e drenagem. Foi a terceira audiência pública, desde setembro do ano passado, que a vereadora realiza para debater os problemas da comunidade.
O pedido para discutir um requerimento do vereador André Régis (PSDB), ele próprio autr do pedido de discussão, acabou adiando a votação do mesmo na tarde desta segunda-feira 27, na Câmara do Recife. O requerimento referia-se à requalificação da Escola Municipal Nossa Senhora da Penha, em Boa Viagem. Ele disse que já tinha mais de mil requerimentos solicitando providências em relação a escolas da rede que apresentam problemas, algumas, segundo ele, apresentando risco de vida para as crianças. Mas ao citar as “mazelas deixadas pelas gestões petistas na prefeitura, ao mesmo tempo em que cobrou providências desta gestão”, acirrou o debate.
A vereadora Aimée Carvalho (PSB) usou a tribuna na tarde desta segunda-feira, 27, para destacar o Estatuto do Idoso, Lei 10.741/2003, ainda sofre abuso. O Estatuto garante ao idoso ser tratado sem discriminação e a preservação de sua liberdade, dignidade, capacidade de desenvolver-se individual e socialmente com amparo e proteção integral do Estado.
Professores da rede estadual de ensino estão em greve desde o último dia 10 e o vereador Osmar Ricardo (PT) solidarizou-se com a categoria, durante pronunciamento na Câmara, hoje, 27. “Sou solidário com os professores do estado de Pernambuco. Infelizmente, muitos estão sendo assediados e transferidos para outras unidades porque estão fazendo greve. A luta é feita de pessoas sérias, que educam os nossos filhos e elas estão, infelizmente, recebendo salários baixos”.
O Tribunal da Justiça de Pernambuco (TJPE) elegeu mais um desembargador e a notícia foi comemorada pelo vereador Marcos Menezes (DEM), durante a Reunião Plenária desta segunda, 27. “O doutor Márcio Aguiar, que já ocupou por várias vezes o comando do TJPE, é um grande nome de Pernambuco. Gostaria de contar essa boa notícia e que o fato possa constar nos anais dessa Casa, através de um voto de congratulações ao mais novo desembargador”
Foi aprovado no plenário da Casa de José Mariano, na última terça-feira, 20, o projeto de lei 391/2013, de autoria da vereadora Michele Collins (PP), determinando que as empresas que possuam contratos para prestação de serviços no Poder Executivo ficarão obrigadas a destinar 3% das vagas de trabalho às pessoas que realizaram tratamento de dependência química . A vereadora voltou à tribuna para discutir o tema, na tarde desta segunda-feira, 27.