O projeto de lei 419/2013 que pretende incluir o segmento gastronômico no Sistema de Incentivo à Cultura (SIC) do Recife foi destacado pela vereadora Michele Collins, durante a Reunião Plenária de hoje, (30). “A gastronomia é um ramo que abrange a culinária, as bebidas, os materiais usados na preparação dos alimentos, bem como os aspectos culturais vinculados a esses produtos. A capital pernambucana é considerada o terceiro pólo gastronômico do Brasil. A lei municipal, objeto da alteração que estou propondo, tem por finalidade fortalecer iniciativas culturais, bem como facilitar os meios de acesso à cultura, estimulando a divulgação da produção artístico-cultural recifense e, consequentemente, desenvolvendo o respeito aos valores culturais da nossa gente”, disse.
Acidentes de trânsito e assassinatos são as principais causas da morte de brasileiros entre 15 e 29 anos. Em 2012, cerca de 55 mil jovens morreram por esses motivos. Os dados são do Mapa da Violência 2014, elaborado pela Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais, FLACSO, em parceria com o Centro Brasileiro e Estudos Latino-Americano, Cebela. Preocupada com os índices apresentados, a vereadora Aimée Carvalho (PSB) repercutiu a pesquisa na tarde desta segunda-feira, 30.
Com o objetivo de ouvir as necessidades dos servidores municipais da saúde e educação em relação ao projeto de lei do Executivo (PLE 020/2014) que trata dos reajustes salariais, o presidente Vicente André Gomes (PSB) recebeu diversos profissionais na Sala das Comissões, na tarde desta sexta,27. Durante três horas, enfermeiros, profissionais de educação física, odontólogos, técnicos de saúde bucal, Auxiliares de Desenvolvimento Infantil (ADI’s), assistentes sociais, sindicatos, além da gerente geral de Folha da Prefeitura, Ana Rita Dantas, e do secretário executivo de Gestão de Pessoas da Administração, Joaquim Pinto, discutiram vários pontos do projeto e necessidades das categorias.
O mês de junho é particularmente festivo em todo nordeste. Afinal é São João. É tamanha a importância desse segmento que a presidente Dilma Roussef instituiu o 27 de junho como Dia Nacional do Quadrilheiro. Recife não ficou atrás e criou também, no 27 de junho, o Dia Municipal do Quadrilheiro. A lei é de autoria do vereador Almir Fernando (PCdoB). Na justificativa ele explicou que os quadrilheiros são pessoas íntegras que se preparam durante meses para levar alegria e a cultura da festa de São João aos arraiais em vários bairros. O vereador homenageou, na tarde desta sexta-feira 27, na Câmara do Recife, a quadrilha junina Raio de Sol, a Arrailzinho do Cordeiro e a Federação de Quadrilhas Juninas de Pernambuco (Fequajupe).
Como forma de reconhecimento ao trabalho de inclusão e cidadania para crianças carentes do Recife feito pelo Instituto Vitaliza, a vereadora Aline Mariano (PSDB) propôs, na manhã desta sexta-feira, 27, a entrega da Medalha do Mérito José Mariano para o empresário Antonio Carlos Affini Júnior, criador do instituto, pelos serviços prestados ao menos favorecidos. O Instituto Vitaliza, criado em 2008, foi pensado para fazer da prática do basquete uma oficina de cidadania e já atendeu centenas de crianças de 8 a 16 anos. Hoje a ONG atende 120 jovens de várias partes da cidade. As aulas acontecem em três colégios da capital pernambucana, mas o diretor presidente do Vitaliza anunciou que irá levar o projeto para Paratibe, em Paulista, e Petrolina, interior do estado.
Entre os dias 6 a 31 de julho a Câmara Municipal do Recife entrará em recesso parlamentar, que é a interrupção temporária das atividades legislativas. A suspensão ocorre em cumprimento ao que determina o artigo 12 da Lei Orgânica do Município. A próxima semana, no entanto, será de expediente normal no legislativo municipal, já tendo sido confirmadas as três reuniões plenárias de segunda, terça e quarta-feira.
A existência de dois ofícios do Executivo, um pedindo para que o projeto de lei sobre o reajuste do servidor seja votado em regime de urgência, com 45 dias para tramitar, e outro sem pedir a urgência, levou o vereador Carlos Gueiros (PTB) a questionar a mesa diretora sobre qual dos dois tinha validade.
O Projeto Socioambiental Mundo Limpo, Vida Melhor que coleta e recicla o óleo utilizado em escolas, bares, restaurantes e domicílios para transformá-lo em sabão, foi o tema do discurso da vereadora Aimée Carvalho (PSB), hoje (25). “Em seis anos a ideia já recolheu 2,8 mil toneladas de óleo, o que equivale à preservação de 56 bilhões de litros de água”.
O vereador Jurandir Liberal (PT) usou a tribuna, na tarde desta quarta-feira, 25, para falar sobre o reajuste salarial dos servidores da Saúde do Recife. “Tive uma reunião hoje com vários servidores reclamando da proposta que foi enviada a esta Casa. As questões salariais, que antes passavam na Câmara, eram negociadas e se faziam reuniões nas Comissões. Quando vinham para a votação no plenário já chegavam arredondadas”. O vereador pediu que a votação fosse adiada para o segundo semestre. “Faço esse pedido para que o projeto seja avaliado”.
A vereadora Michele Collins (PP) destacou em pronunciamento na tarde desta quarta, 25, o Dia Internacional da Luta Contra o Uso e o Tráfico de Drogas, que será lembrado amanhã, dia 26. A data foi designada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1987. “A problemática das drogas começou a se tornar uma questão global na década de 1980, com o crescimento do consumo de cocaína e heroína. Neste período, a Colômbia foi um dos principais centros de distribuição de entorpecentes. Os anos seguintes foram marcados pela popularização de drogas sintéticas, a exemplo do ecstasy e do LSD. A década de 90 surgiu o crack, um dos maiores males sociais da atualidade. Atualmente, a grande preocupação é com a faixa etária dos consumidores, que caiu assustadoramente. A alta popularização do crack, considerada uma droga barata, fez com que o consumo desta substância psicoativa se tornasse, principalmente, uma questão social”, disse.