Notícias

O vereador Maguari (PSB) fez um alerta à Prefeitura e URB, no que se refere às obras do canal Guarulhos, localizado no bairro de Jardim São Paulo, durante a Reunião Plenária de hoje (11). “Faço meu alerta aqui nesta Tribuna porque se trata de um investimento altíssimo, na ordem de R$23 milhões, e assinada pelo ex-prefeito João da Costa (PT). Não estamos vendo a extensão do canal Guarulhos. O Presidente da URB, Nilton Mota, e o prefeito Geraldo Júlio precisam acompanhar de perto esta obra.”

No último dia 10 de março, o vereador Eduardo Chera comemorou aniversário e agradeceu as manifestações de carinho recebidas dos recifenses, na Tribuna de hoje (11). “As ruas de Brasília Teimosa e Pina, onde nasci e moro até hoje, mais uma vez foram cenário de gestos fraternos da população pela passagem do meu aniversário. Recebi diversos telefonemas, visitas, mensagens e também inúmeras faixas em diversos pontos de Brasília Teimosa, Pina e em vários bairros do Recife”. Chera se emocionou ao ler na Tribuna a carta que recebeu da filha, Safyra, de 6 anos, e foi aplaudido pelos colegas.

O vereador Luiz Eustáquio (PT) apresentou aos colegas nesta segunda-feira, 11, o projeto de lei número 17/2013, de sua autoria, que trata da internação voluntária, involuntária e compulsória para dependentes químicos de álcool e drogas ilícitas no Recife. Para o vereador, existem casos em que a internação compulsória é a única alternativa de proteger o consumidor da droga, a família e a sociedade.

O vereador Almir Fernando (PCdoB) relatou a visita que realizou ao Posto de Saúde da Família Prof. Alcides D’Àvila Codeceira, no Alto de José Bonifácio, durante Reunião Plenária desta segunda, (11). “No último dia 7, participei da visita ao PSF do Alto José Bonifácio, juntamente com o gerente de Atenção Básica, Arturo Jordan, o gerente geral de Administração e Finanças, Júlio Araújo, da prefeitura do Recife, e a gerente do Distrito, Fátima Silva. O objetivo foi constatar as reais condições em que se encontra a unidade de saúde daquela localidade, tomando como base o relatório entregue por mim e lideranças da comunidade ao Secretário de Saúde, Jailson Correia e ao prefeito Geraldo Júlio (PSB).

Herança da gestão anterior, nove vetos totais e parciais do Poder Executivo a projetos de lei de vereadores serão votados na reunião ordinária da Cãmara Municipal do Recife, marcada para começar às 15h desta segunda-feira, 11. O veto é um ato privativo do prefeito e é usado para interromper o processo legislativo ou modificar alguns artigos do projeto. Quando é total, impede a feitura de uma nova lei. De acordo com o Regimento Interno, os vetos devem ser votados secretamente, em discussão única e por maioria absoluta.

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta sexta-feira, 8 de março, o presidente da Câmara Municipal do Recife, vereador Vicente André Gomes (PSB), entregou rosas vermelhas a todas as funcionárias e visitantes femininas da casa legislativa. Ele iniciou o expediente percorrendo as assessorias técnicas, os gabinetes e os três anexos que compõem a Casa de José Mariano. Fez questão de parabenizar uma por uma e deixar mensagens de respeito e agradecimento a todas .

A necessidade de se realizar um diagnóstico sobre a situação da educação básica, na rede municipal do Recife, levou a Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes a realizar reunião na manhã desta quinta-feira, 7, na Câmara Municipal. A conclusão foi lamentada pelos participantes: “A situação é grave. Pelos índices do Ideb, o Recife está parado na qualidade de ensino. O município não cumpre sequer as metas do Ministério da Educação”, denunciou o presidente da comissão, vereador André Régis (PSDB).

Apesar das conquistas das mulheres nestes últimos cem anos, quando se começou a comemorar o Dia Internacional da Mulher, há muito por fazer. Irmã Aimeé (PSB) relatou, na reunião plenária desta quarta-feira, 06, que a cada 15 segundos uma mulher é espancada no Brasil e 15 mil estupros são registrados. No mundo, mais de 1 bilhão de mulheres foram vítimas de espancamento ou sofreram algum tipo de abuso sexual.

Ao lembrar, na reunião plenária desta quarta-feira, 06, a trajetória do presidente morto da Venezuela, Hugo Chávez, o vereador Raul Jungmann (PPS) contextualizou historicamente os altos e baixos da luta pela democracia naquele país. Lembrou que os Estados Unidos tutelaram por muito tempo a Venezuela e esse movimento acabou com a subida de Chávez ao poder. “Foi com ele que os movimentos populares chegaram ao poder".

A Data Magna do Estado de Pernambuco, comemorada hoje, 6 de março, e que homenageia a Revolução Pernambucana de 1817, foi lembrada pelo vereador Almir Fernando (PCdoB). “A Revolução é um marco da luta contra a opressão da Corte Portuguesa. Este movimento histórico foi liderado por Domingos José Martins com o apoio de Antônio Carlos de Andrada e Silva e Frei Caneca”, disse.