Notícias

A mudança do comando da Guarda Municipal foi repercutida pelo vereador Almir Fernando (PCdoB) durante a Reunião Plenária de hoje (19). “Saiu o Fabio Romarico, que fez um excelente trabalho, e entrou para assumir a Guarda, o inspetor Marcílio Domingos, também grande e experiente profissional. Parabenizo os dois inspetores e também o prefeito Geraldo Júlio, assim como o ex-prefeito João da Costa que também prestigiava a corporação”, disse. Na ocasião da transmissão de cargo, Almir Fernando comentou que foram anunciados investimentos para a Guarda, na ordem de R$ 1,3 milhão. “Com este valor, será possível fazer, entre outras necessidades, a reforma da sede da Guarda Municipal do Recife”, completou.

O vereador Marco Aurélio (PTC) parabenizou, hoje (19), o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, sobre o encontro dos prefeitos para discutir os problemas da seca em Pernambuco e também anunciar a liberação de verba do governo federal para o problema. O encontro foi realizado na sede da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), no Recife, no último dia 18.

Desde o início da década de 1980, o comércio internacional de bens culturais aumentou mais de seis vezes e subiu de 9,5 bilhões de dólares para 60 bilhões de dólares em 2002. Já as indústrias culturais e criativas são responsáveis por mais de 7% do PIB mundial. Baseado nesses dados da Unesco e do Banco Mundial, o vereador Wilton Brito (PHS) propôs a criação de polos de cultura popular em vários bairros do Recife. O requerimento do parlamentar foi aprovado por unanimidade na reunião plenária desta terça-feira, 09, e será encaminhado ao Executivo.

A implantação de uma escola de educação bilíngue para surdos no Recife, na qual a língua brasileira de sinais (libras) será a principal para comunicação e instrução e a portuguesa escrita será a segunda, é o que propõe o projeto de lei 28/2013, de autoria da vereadora Isabella de Roldão (PDT). Ela explica que a proposta de criação de escolas nesse padrão foi aprovada na Conferência Estadual e na Conferência Nacional da Pessoa com Deficiência em 2012, tendo sido, também, aprovada no Plano Nacional de Educação na Câmara dos Deputados. Atualmente, existem cerca de 50 escolas de surdos funcionando no Brasil, e apenas uma escola particular bilíngue no Recife.

O vereador Raul Jungmann (PPS) foi impedido de entrar no Posto de Saúde da Roda de Fogo na última quinta-feira. No entanto, ele disse que ligou para o presidente da Câmara do Recife, vereador Vicente André Gomes (PSB), que entrou em contato com o secretário de Saúde e a entrada do parlamentar foi liberada. Mai ainda. Determinou que o vereador fosse recebido pela diretora de saúde da secretaria. O vereador relatou que faz visitas aos postos de sáude às quintas-feiras e jamais havia sido barrado nas 14 anteriores. Ele ressaltou que o resultado da fiscalização é transformado em relatório que é entregue à secretaria para que tome conhecimento e providências. “Lembro que o acesso de parlamentares a repartições públicas é garantido pela Lei Orgânica. Peço ao líder do governo que reitere junto ao prefeito a permissão de acesso, quem sabe até através de portaria”.

A vereadora Aline Mariano (PSDB), presidente da Comissão de Direitos Humanos da âmara do Recife, pediu ontem o apoio e a assinatura dos colegas para um abaixo-assinado pedindo a saida do deputado federal Marco Feliciano (PSC-SP) da presidência da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara Federal. Ela alegou que as câmaras legislativas são a instância mais próxima do povo e não poderia se furtar em apoiar iniciativas populares pedindo o afastamento daquele parlamentar. Segundo ela, o deputado já deu diversas demosntrações de não ter elementos para assumir a presidência de uma comissão de direitos humanos e minorias.

Diante da afirmação do secretário de Controle Urbano da prefeitura do Recife, João Braga, de que será implementado, ainda este semestre, o rodízio de carros, o vereador Raul Jungmann (PPS), subiu hoje (18), à tribuna, para repercutir o assunto. “Eu sou contrário ao rodízio. Acho que a medida é precipitada, não vai resolver o problema. Deveria, sim, existir uma melhoria nos transportes urbanos coletivos. Se vamos de fato partir para a questão do rodízio, então a população deveria ser consultada e fazer um plebiscito.”, disse.

O projeto Sem Barreiras, que possibilita pessoas com deficiência ter acesso às praias com segurança, lançado neste domingo (17) na praia de Boa Viagem, foi parabenizado pelo vereador Marco Aurélio (PTC), na tribuna hoje (18). “É um projeto do Governo do Estado e Prefeitura do Recife, e que dá condições necessárias para estas pessoas. São pequenas ações como essa que possibilitam a melhoria de suas vidas”, disse. De acordo com a Prefeitura, a iniciativa funcionará de quinta a domingo, em frente ao Internacional Palace Hotel. Serão disponibilizadas uma esteira de acesso ao mar com 30 metros de comprimento, quadra para prática de vôlei sentado, três piscinas para lazer de crianças, tendas de fisioterapia e enfermagem, além de seis cadeiras anfíbias para banho assistido.

Para ampliar o número de membros do Conselho de Política Financeira do município do Recife será votado na reunião ordinária da Câmara Municipal, desta segunda-feira, 18, o projeto de lei número 02/2013 de autoria do Poder Executivo. O conselho é uma espécie de grupo gestor que tem entre suas funções elaborar semestralmente a programação financeira e suas respectivas alterações, além de assessorar o Chefe do Poder Executivo. A matéria legislativa busca alterar a Lei Municipal 14.512, de 17 de janeiro de 1983, que institui o Código de Administração Financeira do Município do Recife, no qual o conselho está previsto.

Os vereadores da Comissão de Higiene, Saúde e Bem-estar Social da Câmara Municipal do Recife querem dar contribuições nas ações que o secretário de Saúde, Jaílson Correia, pretende desenvolver na gestão do prefeito Geraldo Júlio. Em reunião realizada na manhã desta sexta-feira, 15, a comissão decidiu enviar convite ao secretário para que ele participe do próximo encontro dos parlamentares quando poderá detalhar as propostas já anunciadas. Elas incluem o melhoramento da rede pública de saúde do Recife; a construção do Hospital da Mulher; construção de 20 Upinhas 24h e outras sies Upas Especialidades; Criação do Mãe Coruja Recifense; ampliação do programa Saúde da Família; ações preventivas para as doenças negligenciadas e fortalecimento da vigilância sanitária, epidemiológica e ambiental.