Notícias

O Parlamento Jovem reuniu-se no final da tarde desta segunda, 16, no Plenarinho, sob a coordenação da presidente da Comissão de Juventude, vereadora Isabella de Roldão (PDT). O objetivo do encontro foi o de afinar os trabalhos entre a Comissão de Juventude e o grupo. “Existe um desejo de fazer parte, conhecer e de me apropriar dos anseios de vocês. O gabinete está aberto para atender, no que for possível, as demandas. Estou aqui para ouvi-los e vocês representam bem os 39 parlamentares”, disse.

A partir de agora, todas as votações na Câmara do Recife serão feitas de forma aberta. Os vereadores aprovaram em primeira discussão, na reunião plenária desta segunda-feira, 16, o projeto de emenda à Lei Orgânica que propõe o fim do voto secreto para eleição da Mesa Diretora e para apreciação de vetos do Executivo. A proposta do vereador Jayme Asfora (PMDB) também proíbe reuniões secretas no legislativo municipal e recebeu 30 votos favoráveis e cinco contrários. A Câmara já havia aprovado, desde julho, a extinção da votação secreta para cassação de mandato parlamentar.

O vereador Almir Fernando (PCdoB) destacou hoje, na Tribuna (16), o encerramento do “Recife Bom de Bola”, campeonato de futebol amador promovido pela Prefeitura do Recife. De acordo com a PCR, o programa vai se integrar ao Pacto pela Vida, ajudando a levar cidadania aos bairros com maiores índices de violência e utilizando o potencial do esporte para afastar os jovens da criminalidade. “O Recife Bom de Bola utiliza o esporte como plataforma para diversas ações, incluindo o torneio de futebol, ações de combate à violência, requalificação de campos de várzea e descoberta de novos talentos. Inclusive 11 jogadores assinarão contrato com a Federação Pernambucana de Futebol. Mais de 13 mil atletas e 500 equipes participaram e cerca de 1.000 partidas foram realizadas em todas as 6 Regiões Político-Administrativas (RPAs)”, disse.

A reinauguração após a requalificação do Jardim Botânico foi tema do pronunciamento da vereadora Aimée Carvalho (PSB), na tarde desta segunda-feira, 16.O evento contou com a presença do prefeito do Recife, Geraldo Júlio, e da Secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife, Cida Pedrosa. “Com investimentos de mais de R$ 2 milhões, o único Jardim Botânico do Estado reabriu com a missão de atrair não só estudantes de universidades e escolas, mas turistas e o público local”, destacou a parlamentar.

A extinção do voto secreto na Câmara Municipal do Recife foi aprovada na Comissão de Legislação e Justiça que se reuniu na manhã desta segunda-feira, 16, quando também aprovou outros quatro projetos de lei de autoria do Poder Executivo. O fim do voto secreto é uma proposição do vereador Jayme Asfora (PMDB) e agora está dependendo de aprovação do plenário. Participaram da reunião os vereadores Aerto Luna (PRP), presidente da comissão; Raul Jugmann (PP), Romerinho Jatobá (PR), Gilberto Alves (PTN) e Eriberto Rafael (PTC).

Diante de casos de humilhações, agressões, abusos e constrangimentos sofridos dentro do ambiente escolar, o vereador Jayme Asfora (PMDB) realizou reunião pública para debater o tema “Por uma escola sem preconceitos: diálogo, acolhimento, reflexão”. Os debates ocorreram na manhã desta segunda-feira, 16, no plenarinho da Câmara Municipal do Recife. “É relevante que esse tema seja discutido por autoridades, entidades e sociedade civil organizada, e a Casa José Mariano, através de seus vereadores, representação da sociedade recifense, é o local indicado para essa demanda”, justificou.

A importância da festa religiosa cristã que celebra o nascimento de Jesus foi o tema da reunião solene realizada na manhã desta segunda-feira, 16, no Plenário da Câmara, por iniciativa da vereadora Aimée Carvalho (PSB). O público participante, formado principalmente por grupos de várias congregações, ouviu mensagens ressaltando o significado da data e assistiu a apresentação de corais e de uma orquestra. O vereador Eduardo Marques (PTB) presidiu a solenidade. O Pastor Luciano Dionísio, da Igreja Assembleia de Deus, o Evangelista Sidcley Moura e os Presbíteros Rubem Souza e Luís Carlos fizeram parte da Mesa.

O recesso parlamentar da Câmara Municipal do Recife terá início no dia 23 de dezembro indo até 3 de fevereiro. A interrupção temporária das atividades legislativas ocorre em cumprimento ao que determina o artigo 12 da Lei Orgânica do Município. Este será o recesso parlamentar da 2ª sessão (referente ao segundo semestre) da 16ª legislatura, que teve início em janeiro 2013. Com a proximidade do recesso, a Câmara terá uma semana – entre 16 e 20 - com muitos eventos programados com audiências públicas, reuniões solenes e ordinárias para a realização de debates e votações de projetos.

Duas homenagens. Um título de cidadão e uma medalha do mérito, para dois desembargadores. Ambas homenagens, propostas pelo vereador Carlos Gueiros (PTB), lotaram o plenário da Câmara do Recife na tarde desta quinta-feira 12, de uma seleta platéia formada por juristas, políticos, amigos e familiares. Os agraciados foram os desembargadores Josué Fonseca de Sena e Itabira Brito Filho.

Motivada pelas notícias publicadas recentemente sobre o andamento da Via Mangue, a vereadora Priscila Krause (DEM) presidiu a 6ª audiência pública em relação à obra, na tarde desta quinta,12, no Plenarinho, cujo tema foi “Via Mangue: Entraves e Soluções”. “É uma sequência de debates, essa é a 6ª audiência. Esses encontros fazem parte de um acompanhamento que começou a ser feito através das ordens de serviços datadas a partir de abril de 2011. O foco dessa vez é um pouco diferente das 4 últimas, por conta de declarações e publicações na imprensa, desde o no final de setembro, levantando vários pontos polêmicos do projeto e resolvemos abordar e levantar essas questões. São alguns problemas e pontos discutidos por vários técnicos como dificuldades. Mas que, no final, o grande objetivo é de querermos uma via adequada para toda a população”, disse.