Notícias

Natural de Várzea Alegre, no Ceará, o advogado Vicente Moreno Filho é o mais novo Cidadão do Recife. O título foi entregue em cerimônia realizada na Câmara hoje, 29. A homenagem, de autoria do vereador Jayme Asfora (PMDB), contou com a presença de vários nomes da área jurídica.

São 26 mil exemplares e 300 mil leitores por dia. Para celebrar os 15 anos de fundação do jornal Folha de Pernambuco, a Câmara do Recife prestou uma homenagem na tarde desta quinta-feira, 28, com a entrega de uma placa comemorativa ao Diretor Executivo do jornal, Paulo Pugliesi. A reunião solene foi proposta pelo presidente da Casa, vereador Vicente André Gomes (PSB) e reuniu no plenário da Casa profissionais da comunicação, jornalistas, políticos e autoridades de diversas áreas.

Com a finalidade de discutir as políticas públicas direcionadas à pessoa com deficiência, e colher subsídios, a Câmara Municipal do Recife realizou audiência pública nesta quinta-feira, 28. “O objetivo desse encontro é ouvir reivindicações, fazendo referência ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, data celebrada pelas Nações Unidas desde 1998, no dia 3 de dezembro”, disse a vereadora Michele Collins, que organizou a reunião. Ela apresentou dados da ONU informando que cerca de 10% da população mundial, aproximadamente 650 milhões, vivem com alguma deficiência. Dessas pessoas, 80% estão em países em desenvolvimento.

O Plenário da Casa de José Mariano recebeu jornalistas, autoridades e grandes nomes do setor esportivo estadual para celebrar os 100 anos do Campeonato Pernambucano de Futebol, durante Reunião Solene promovida pelo vereador Romerinho Jatobá (PR). Eriberto Rafael (PTC) presidiu o evento e a Mesa da solenidade contou com a participação do presidente da Federação Pernambucana de Futebol, Evandro Carvalho; o deputado estadual José Maurício Cavalcanti; a Secretaria de Esportes de Pernambuco, Ana Cavalcanti e o presidente da Empetur, André Correia.

O Plano Plurianual (PPA), que contem o planejamento detalhado das ações para os próximos quatro anos de gestão e a Lei Orçamentária Anual (LOA), que detalha o orçamento para o próximo ano, foram aprovados ontem, em reunião extraordinária para segunda discussão, pela maioria dos vereadores presentes no plenário, 29 ao todo. Os quatro parlamentares da oposição se retiraram do recinto para não votar o PPA e LOA. A bancada alegou que não houve tempo suficiente para discutir os pareceres da Comissão de Finanças e Orçamento, disponibilizados, o do PPA na terça-feira à noite, e o da LOA, na manhã desta quarta.

Um dia para refletir sobre a graça de ter vida, amor, paz e pão: um dia para agradecer por tudo que Deus concede a cada pessoa. Esta é a mensagem maior do Dia Nacional de Ação de Graças, comemorado na quarta quinta-feira do mês de novembro, data homenageada no plenário da Câmara Municipal do Recife, na tarde desta quarta-feira, 28, numa inciativa do vereador Jadeval de Lima (PTN). Ele é autor da Lei Municipal 17.641/ 2010 que instituiu no calendário oficial de eventos do Recife, o Dia de Ação de Graças.

O vereador Jayme Asfora (PMDB) subiu à tribuna na tarde de hoje, 27, para comemorar a aprovação no Senado, na noite de ontem (26), sobre o fim do voto secreto para cassações de mandatos e para análises de vetos presidenciais, mas os senadores ainda terão direito a sigilo em apenas duas ocasiões - voto para indicação de autoridades e eleição da mesa diretora do Parlamento.

O sarampo, causado por vírus cuja transmissão ocorre de pessoa a pessoa, terá uma campanha promovida pela Secretaria de Saúde do Recife, visando frear o avanço da doença. Esse foi o tema do pronunciamento da vereadora Aimée Carvalho (PSB), hoje, 27.

A vereadora Isabella de Roldão (PDT) comentou na Tribuna de hoje, 27, sobre a realização de audiência pública de sua iniciativa, que tratou sobre a população em situação de rua. O evento foi realizado na manhã de hoje, no Plenarinho.

Espelho da exclusão social e da violação dos direitos humanos, a população em situação de rua no Recife foi tema de audiência pública realizada na manhã desta quarta-feira, 27, na Câmara Municipal, por iniciativa da vereadora Isabella de Roldão (PDT). “É necessário promover uma discussão acurada sobre este segmento da sociedade, cujos vínculos familiares estão fragilizados ou foram interrompidos e se encontram em situação de vulnerabilidade e risco pessoal e social”, afirmou a vereadora. Ela decidiu realizar os debates depois de ter participado do Fórum Metropolitano de População em Situação de Rua, no mês passado.