Um dia após os questionamentos feitos pela vereadora Priscila Krause (DEM), acerca da falta de licitação e de publicação do edital de contratos de fornecimento de merenda escolar, o líder do governo, vereador Gilberto Alves (PTN), explicou na tarde desta quarta-feira 29, que deve ter havido algum equívoco no levantamento realizado pela parlamentar. Segundo ele, o fornecimento de merenda nas RPAs citadas está sendo feito com base em aditivo autorizado pelo Tribunal de Contas do Estado, sobre o contrato 70/2012 publicado no Diário Oficial em dezembro de 2012, sendo válido até agosto deste ano.
A vereadora Isabella de Roldão (PDT) repercutiu hoje (29), na Tribuna, a realização de um intercâmbio sobre juventude no Reino Unido. “Fomos aprofundar as discussões no âmbito da Comissão Juventude. Pouco mais de 60 pessoas foram convidadas, sendo 20 brasileiros, a respeito de um programa com mais de 50 anos de existência. Ele foi fundando na década de 50, pelo príncipe Phillip, após a Guerra”, disse. Segundo Isabella, ficou constatado no evento que existe uma grande preocupação com a juventude atual. “Ouvi vários depoimentos significantes de dirigentes, que já foram jovens um dia, dizendo que a nossa responsabilidade é com a juventude que aí está e de cuidarmos da que se inicia”, disse.
O vereador Eurico Freire (PV) fez um apelo hoje (29), à Compesa e Emlurb em relação às obras no Ipsep. “ Venho aqui à tribuna atender os apelos dos moradores do Ipsep. Aquela comunidade encontra-se em meio aos esgotos a céu aberto. Até uma matéria da Folha de Pernambuco abordou o assunto. Visitei ontem o local, e não tive alternativa: fui, automaticamente, escutar os moradores. Todas a comunidades têm todo respeito e expectativa de serem atendidos pela Casa de José Mariano. E não trata-se de uma situação localizada, de 1 ou 2 ruas. Temos 2 conjuntos residenciais, além de várias residências prejudicadas. Procuramos a Compesa onde tivemos toda atenção e fizemos a solicitação para uma medida emergencial. Também nos dirigimos à Emlurb, através da assessoria, e estamos aguardando uma agenda com o presidente”, disse.
O vereador Almir Fernando (PCdoB) destacou hoje (29), durante o Pequeno Expediente, sobre a transformação do Centro Público de Casa Amarela em um polo de formação de mão de obra qualificada. “É uma grande requalificação, iniciada na sexta-feira passada, pela Prefeitura do Recife. Após o término da obra, 18 novas salas de aula serão entregues e até carteiras de trabalho poderão ser emitidas. Um auditório com 100 lugares e o primeiro restaurante-escola público do Recife serão construídos. O restaurante atenderá 96 pessoas por refeição, através de parceria com Universidade Federal Rural de Pernambuco e cobrará um valor simbólico. O novo espaço formará 20 turmas em áreas como hotelaria e gastronomia”, disse.
As reclamações dos comerciantes dos mercados públicos do Recife com relação a falta de limpeza, manutenção e de vagas para estacionamento, provocando a queda de vendas de mercadorias e serviços foram o tema da audiência pública realizada na manhã desta quarta-feira, 29, no plenarinho da Câmara. A iniciativa foi da vereadora Aline Mariano (PSDB), que visitou 13 dos 17 mercados do município para verificar as necessidades mais urgentes. “A insatisfação dos permissionários e clientes é visível”, disse a parlamentar, esclarecendo que cada espaço tem suas particularidades mas muitos problemas são comuns a todos”.
As contas da Prefeitura do Recife, nos primeiros quatro meses deste ano de 2013, estão indo no caminho certo. No primeiro balanço da atual gestão, ficou constatado que a adminsitração pública cumpriu as metas fiscais estabelecidas na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) entre os meses de janeiro a abril. Os números que comprovam o resultado favorável foram apresentados em audiência pública, para avaliação do cumprimento de metas, conforme determina a LRF. A reunião ocorreu nesta quarta-feira, 29, organizada pela Comissão de Orçamento e Finanças da Câmara Municipal do Recife, com a presença do secretário de Finanças, Roberto Pandolfi.
Durante o Encontro Estadual dos Vereadores do PSB, o vereador Estéfano Menudo (PSB) informou que foram discutidos inúmeros temas e que alguns, como o voto distrital eram de seu especial interesse. Ele disse na tarde desta terça-feira 28, na Câmara do Recife, que o político deve ser eleito nos limites geográficos de sua atuação, com o eleitor votando em quem de fato conhece, afastando a possibilidade de candidatos que não sabem nada da realidade das comunidades se eleja.
A vereadora Michele Collins subiu à tribuna da Câmara hoje (28) para detalhar o projeto de lei 23/2013 de sua autoria, em tramitação na Casa, que proíbe a exposição pública de material erótico, pornográfico e conteúdo impróprio para menores. “Tem sido comum na nossa cidade a proliferação de cartazes e anúncios com apelo sexual. Esse tipo de publicidade tem constrangido várias pessoas. Trata-se de uma afronta à integridade moral, sobretudo, de crianças e adolescentes. Para evitar este tipo de prática condenável, apresentei nesta Casa Legislativa o projeto de lei ordinária 23/2012 que proíbe tal exposição”, disse.
A assinatura de dois editais de licitação, um visando a desobstrução de 4 pontos tradicionais de alagamento e o outro para a contratação de uma empresa de gestão do trânsito para atuar no Recife, com a contratação de 392 monitores de trânsito. “Todos estamos cientes dos problemas e transtornos causados pelas fortes chuvas. Tanto é que foi compromisso de campanha de Geraldo Júlio combater 32 pontos de alagamento na cidade, o que começa agora com a assinatura do edital d licitação. Uma das principais obras é a que envolve o ponto de alagamento da avenida Domingos Ferreira. Ainda na Zona Sul, a Emlurb implantará 73 caixas de decantação na avenida Boa Viagem, em frente ao Parque Dona Lindu. Serão alvos de ações, ainda, o trecho da Avenida Norte, na altura da rua Paraisópolis, que vai beneficiar não apenas os motoristas que circulam na área, mas também toda a população das comunidades do Vasco da Gama e Nova Descoberta”, disse.
O vereador Maguari elogiou hoje (28), no Plenário, a atuação da Compesa em relação às restaurações nas estações de tratamento de água. “Parabenizo o presidente da Compesa que vem fazendo grandes restaurações nas estações de tratamento de água em diversas comunidades. Muitas estações de tratamento estão depredadas e outras com o problema de invasões e que, no momento, infelizmente estão sem poder fazer as melhorias. Ontem (27), a Compesa visitou a comunidade do Planeta dos Macacos para realizar a recuperação da estação de tratamento”, disse.