Notícias

A vereadora Isabella de Roldão (PDT) aproveitou a homenagem às mulheres para elogiar a presença feminina na mesa, incluindo a presidência da reunião, uma vez que a Comissão Executiva da Câmara é formada exclusivamente por homens, e ela deseja ver uma mulher fazendo parte oficialmente da mesma. “Nós mulheres não queremos ocupar os espaços dos homens. Queremos ampliar o nosso, ampliando o nível deste debate das políticas públicas sem a necessidade de cotas, uma concessão dos homens”.

A contratação temporária de 21 Analistas de Controle Interno para a Controladoria Geral do Município foi questionada pela vereadora Priscila Krause, durante a reunião plenária desta quarta-feira,13. “Já aprovamos, aqui na Câmara, um projeto do Executivo que cria 300 cargos de Analista de Gestão. E para a minha surpresa, quando abri o DO de ontem, o prefeito Geraldo Júlio assina o Decreto 26.991 que autoriza a contratação temporária de 21 Analistas de Controle Interno. Então, gostaria de saber qual a diferença entre eles e a necessidade de pedir mais cargos?”, indagou.

A contratação temporária de 21 Analistas de Controle Interno para a Controladoria Geral do Município, publicada no Diario Oficial de ontem (12), foi questionada pela vereadora Priscila Krause (DEM) durante a Reunião Plenária de hoje (13). “Já aprovamos, aqui na Câmara, um projeto do Executivo que contrata 300 cargos de Analista de Gestão. E para a minha surpresa, quando abri o DO de ontem (12), o prefeito Geraldo Júlio (PSB) assina o Decreto 26.991 que autoriza a contratação temporária de 21 Analistas de Controle Interno para a Controladoria Geral do Município. Então, gostaria de saber qual a diferença entre o cargo de analista de controle interno e o de analista de gestão e qual a necessidade de pedir mais cargos?”, indagou.

Hoje (13), a Comissão Especial de Reforma da Câmara reuniu-se para tratar das distribuições das funções de cada membro da Comissão. O presidente e relator do grupo, vereador Raul Jungmann (PPS), anunciou no encontro os seguintes vereadores para chefiarem as sub-relatorias: para a nova sede, Isabella de Roldão (PDT); Concurso Público, Jayme Asfora (PMDB); Administrativa, Eurico Freire (PV) e Estéfano Menudo (PSB), e na questão Institucional, Raul Jungmann (PPS) e Aderaldo Pinto (PRTB).

O vereador André Régis (PSDB) lamentou na tribuna da Câmara, hoje (13), sobre a situação da Orquestra Sinfônica do Recife. “Hoje pela manhã tive o prazer retornar ao Teatro Santa Isabel, para acompanhar a Orquestra Sinfônica do Recife. Ao chegar ao local, fui recebido pelo maestro e alguns servidores. Percebi durante o encontro que estamos de fato diante de um caso de abandono. Um terço dos instrumentos da OSR está faltando, os músicos estão insatisfeitos e um quadro técnico altamente comprometido”, disse.

As interrupções no fornecimento de energia elétrica, que atrapalham a vida dos cidadãos e causam prejuízos financeiros a pessoas físicas e jurídicas, motivaram a reunião pública realizada no plenarinho da Câmara Municipal do Recife na manhã desta quarta-feira, 13. Os debates sobre os problemas no fornecimento de energia no Recife foram promovidos por iniciativa do vereador Jayme Asfora (PMDB), que se dedica a acompanhar os problemas do setor elétrico e ficou alarmado com a ocorrência que deixou parte da cidade às escuras durante sete horas no dia 18 de fevereiro.

Reunida na manhã desta quarta-feira, 13, a Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara aprovou projeto de lei do vereador Estéfano Menudo (PSB) que limita a 25 ppm (parte por milhão) o nível de monóxido de carbono emitido em estacionamentos fechados, oficinas e autopeças localizados no Recife. O relator da matéria foi o vereador Eurico Freire (PV). O texto também prevê que sejam feitas medições periódicas nestes locais e aplicação de multas em caso de descumprimento.

Festa de aniversário, para a vereadora Aline Mariano (PSDB), é hora de lembrar mestres e poetas, sua gente, mas também fazer a crítica positiva, a fiscalização e a cobrança. Na tribuna do plenária nesta terça-feira, 12, a líder da oposição lembrou dos desafios a ser enfrentados. “Recife é uma das cidades mais belas do mundo, mas também de muitas mazelas e desigualdades. Nos últimos anos tivemos gestões incapazes de manter o desenvolvimento da economia. Perdemos o ritmo do crescimento e a cidade ficou muito aquém do que poderia ter alcançado”.

As homenagens começaram cedo, com bolo, discursos, poesias e música para os 476 anos do Recife. O presidente da Câmara, vereador Vicente André Gomes (PSB) juntou-se ao governador Eduardo Campos, ao prefeito Geraldo Júlio e outras autoridades para a cerimônia do corte do bolo do aniversário da cidade. Mas foi na Casa de José Mariano que palavras doces reverelaram, mais uma vez, as diversas faces desta cidade molhada pelos rios e gente afetuosa. Antes dos discursos dos parlamentares, uma reportagem do TV Câmara, produzida pela equipe de Jornalismo da Casa, intercalou a poesia Recife, cidade lendária, de Capiba, com depoimentos de vereadores. Começavam então as homenagens traduzidas pela força das palavras.

A vereadora Isabella de Roldão (PDT) presidiu reunião da Comissão de Juventude na tarde desta terça (12), na Câmara. A pauta do encontro, segundo a parIamentar, foi o desenvolvimento de projetos, direcionados à juventude recifense, que serão enviados para discussão no Plenário e também para a Secretária de Juventude e Qualificação Profissional, Marília Arraes. A reunião também contou com a presença do Vice-Presidente, o vereador Davi Muniz (PHS); Romerinho Jatobá (PR); Michele Collins (PP), Felipe Francismar (PSB), além do vereador Eriberto Rafael (PTC).