Uma lei de autoria da vereadora Priscila Krause (DEM) determina que todas as escolas municipais passem a divulgar em local de ampla visibilidade o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica em seus recintos. A Placa deverá conter a nota obtida pelo estabelecimento, bem como a média municipal e estadual.
O presidente da Comissão de Acessibilidade e Mobilidade da Câmara Municipal do Recife, vereador Gilberto Alves (PTN), participou do lançamento da carta aberta “Desafios da Mobilidade”, resultado de escutas e observações da Comissão Especial de Mobilidade Urbana da Assembleia Legislativa, em expediente especial realizado pelo Palácio Joaquim Nabuco, na manhã desta quinta-feira, 28. “O material apresentado é uma contribuição muito importante porque pode enriquecer as discussões que estamos realizando. Os deputados fizeram um trabalho amplo de auscuta no Estado inteiro, conversaram com os mais diversos segmentos e agora trazem à sociedade o resultado desse levantamento”, analisou Gilberto Alves.
Pesquisa da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico sobre o perfil do mercado de trabalho na cidade do Recife, com foco nas mulheres revelou, segundo o vereador Almir Fernando (PCdoB), que participou do lançamento dos resultados na Prefeitura do Recife, que as mulheres têm conquistado cada vez mais espaço no mercado de trabalho. Por isso mesmo era necessário um estudo com recorte de gênero para situar a atuação das mulheres. O estudo foi realizado pelo Observatório do Trabalho do Recife, uma parceria do Dieese e a PCR.
Faixas imensas no plenário, banners coloridos, camisas personalizadas e distribuição de fotos do homenageado. O plenário da Câmara Municipal do Recife ficou lotado na reunião solene realizada na manhã desta quarta-feira, 27, em homenagem póstuma ao ex-vereador Edson de Oliveira e Silva, que faria 100 anos no dia primeiro de junho. Familiares, amigos e antigos eleitores de Edson compareceram à solenidade, que começou às 10h. “Como representante do povo recifense, notadamente dos munícipes de Tejipió, Coqueiral, Totó, Sancho, Pacheco, Avenida Liberdade, Barro, Areias e adjacências, onde sempre foi majoritário, desenvolveu trabalho em prol do desenvolvimento daquelas comunidades”, disse, em discurso, o advogado Edvaldo de Oliveira, que foi procurador jurídico da Câmara Municipal do Recife, e também filho do ex-vereador falecido.
A Organização das Nações Unidas, ONU, premiou recentemente duas iniciativas do Estado de Pernambuco. A primeira na categoria promoção da inclusão de gênero no serviço público, através do programa “Chapéu de Palha Mulher” e a segunda na categoria Todos por Pernambuco, que procura ouvir a população antes de preparar o Plano Plurianual, PPA e a Lei Orçamentária Anual. A premiação motivou o vereador Estéfano Menudo (PSB) a elogiar a iniciativa na tarde desta terça-feira 26 na Câmara do Recife.
Na passagem do Dia Internacional de Combate às Drogas, vereadores da Câmara do Recife criticaram na tarde desta terça-feira 26, as políticas públicas estaduais e municipais existentes. Maré Malta (PSD), Luiz Eustáquio (PT) e Amaro Cipriano Maguari (PSB) concordam em que as políticas existentes e implantadas, tanto no Estado quanto no Município, são insuficientes para combater o avanço das drogas, especialmente o crack, que avança de forma avassaladora sobre a sociedade.
O vereador Maguari (PSB) repercutiu audiência com a direção do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes- DNIT, sobre os problemas nas BR 101 e BR 232. “O diretor do DNIT relatou projetos para desafogar o trânsito que vem causando transtorno na BR 101 nos dois sentidos. Sobre o excesso de lombadas no percurso da BR 101, citado pelo vereador Josenildo Sinésio, em pronunciamento anterior na tribuna desta Casa, o DNIT respondeu que as lombadas foram solicitadas pelas comunidades. A empresa terceirizada está executando as lombadas, mas não tem sentido quando não surte o efeito positivo”. O parlamentar ainda comentou sobre a mão-dupla no viaduto, na rua José Rufino. “Você fica parado em cima de um viaduto, numa mão-dupla, sem as mínimas condições de um bom tráfego no Recife. Então, diante do exposto, o diretor ressaltou que há um projeto do governo do Estado, com a chegada da Copa do Mundo, para os entornos dos viadutos”, disse.
O vereador Almir Fernando (PCdoB) comentou, durante o pequeno expediente desta terça (26), sobre o apoio do Partido Comunista do Brasil-PCdoB à candidatura para prefeito do ex-secretário estadual, Geraldo Júlio, pelo Partido Socialista Brasileiro-PSB. “Geraldo Júlio acumula importante trajetória na gestão pública, exerce destacado papel na formulação e execução do vitorioso projeto político-administrativo e reúne atributos pessoais que o colocam à altura da missão que assume”, disse.
A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal realizou reunião extraordinária na manhã desta terça-feira, 26, para analisar quatro projetos de lei de autoria do Poder Executivo que têm em comum a desafetação de trechos de diversas áreas da cidade para construção e ampliação de terminais de passageiros, além de uma passarela que une o Aeroporto dos Guararapes ao terminal do Sistema Estrutural Integrado – SEI. Entre esses projetos, três já estão em execução, apesar de ainda não terem tramitado no legislativo, conforme determinam as regras constitucionais. “As obras só deviam ter começado se fossem aprovadas pela Câmara Municipal. O que temos a fazer agora é cumprir tabela”, lamentou o presidente da comissão, vereador Carlos Gueiros (PTB).
O vereador Maré Malta (PSD) criticou o veto total do Executivo ao projeto de lei 169/2011, de sua autoria, que propõe divulgar trimestralmente, através da internet, relatório detalhado da arrecadação das taxas, multas de trânsito aplicadas, sob a administração do Município do Recife, através da Companhia de Trânsito e Transportes Urbanos- CTTU. “Estou indignado com as decisões políticas da Prefeitura do Recife. Propus o PL de total interesse da população motorizada que comete infrações de trânsito, mas que arcam com suas consequências”, disse.