O vereador Almir Fernando (PCdoB) registrou a passagem do Dia Estadual do Educador Social, comemorado em 19 de setembro, durante reunião ordinária da Câmara Municipal do Recife de segunda-feira. Ele ressaltou que esses profissionais são mais que orientadores escolares. “Os educadores sociais trabalham coletando dados e dialogando com meninos e meninas de rua, dependentes químicos, atividades sócio-educativas para terceira idade, apoio a portadores de necessidades especiais, e as mais variadas pessoas que necessitam de assistência social. Esse contato com a população é importante para os governos municipais, pois só assim poderão identificar e atuar de forma precisa para melhorar a vida dos cidadãos. O que merece maior destaque no ofício do Educador Social são o trabalho humanizado e sensibilizador que não só identifica, mas também consegue perceber a melhor maneira de ajudar as pessoas”, disse.
Um ano e nove meses depois de fundada, a Frente Parlamentar do Recife de Combate ao Crack comemora os avanços conquistados no sentido de criar uma agenda entre os poderes constituídos e a sociedade civil para estabelecer as políticas públicas que combaterão o uso da droga. O presidente da frente, vereador Luiz Eustáquio (PT), ocupou a tribuna da Câmara Municipal do Recife, na reunião ordinária de hoje, 19, para ressaltar que os trabalhos da equipe foram fundamentais na definição da política anunciada pela Prefeitura do Recife, no dia 16, criando a Ação Integrada de Atenção ao Crack e Outras Drogas.
O vereador Múcio Magalhães (PT) prestou homenagem, na tarde desta segunda (19), ao pensador e educador Paulo Freire, pelos seus 90 anos. “Com suas ideias e seu exemplo de vida, Paulo Freire tornou-se uma inspiração para gerações de professores de todo o mundo”.
O vereador Maré Malta (PPS) trouxe a esta Casa, na tarde desta segunda (19), debate a respeito da Proposta de Emenda à Constituição, nº 300 (PEC 300), que estabelece que a remuneração dos policiais militares a nível nacional não poderá ser inferior à da polícia militar do Distrito Federal, aplicando-se também aos bombeiros militares e aos inativos.
O vereador Almir Fernando (PC do B) foi à tribuna, nesta segunda-feira (19), repercutir nota que saiu no dia de hoje no Jornal do Commercio sobre o trânsito da Região Metropolitana do Recife, em especial sobre as lombadas eletrônicas colocadas recentemente na PE-15.
Está confirmado: nas eleições municipais do próximo ano, o Recife elegerá 39 vereadores, dois a mais que atualmente. O projeto de emenda à Lei Orgânica do Recife, que altera o número de vereadores, foi aprovado por unanimidade em segunda e última votação realizada na reunião ordinária da Câmara Municipal, nesta segunda-feira, 19. O Recife é o primeiro município de Pernambuco que modifica a composição da casa legislativa, com base na Proposta de Emenda Constitucional (PEC) número 58 que condiciona a quantidade de vereadores ao aumento populacional.
A Prefeitura do Recife renovou por mais um ano a portaria que permite aos taxistas circular nos corredores exclusivos para ônibus. Na reunião plenária desta segunda-feira, 19, o vereador Aerto Luna (PRP) comemorou a decisão e parabenizou a categoria pelo bom cumprimento da norma. “Quero parabenizar o comportamento e a forma com que os taxistas se portaram durante este período experimental de 90 dias e também o prefeito, por respeitar e dar oportunidade à categoria trabalhar da melhor forma”.
Reconhecida por promover, em caráter filantrópico, a saúde visual e a reabilitação em múltiplas deficiências, a Fundação Altino Ventura (FAV) foi homenageada em reunião solene da Câmara Municipal do Recife nesta sexta-feira, 17. A iniciativa foi realizada em conjunto pelo presidente da casa, vereador Jurandir Liberal (PT) e vereadora Doutora Vera Lopes (PPS) com o objetivo de reconhecer a importância e divulgar o trabalho da fundação, que iniciou suas atividades no bairro da Boa Vista, Recife, dia 13 de outubro de 1986 e está comemorando 25 anos de existência. Hoje, a FAV tem cinco unidades de atendimento.
Recife foi uma das primeiras cidades do país a reconhecer o direito à pensão a companheiros de servidores gays da Prefeitura. Mas o vanguardismo da capital contrasta com o título de Pernambuco como o Estado que mais mata homossexuais no Brasil. E com o objetivo de discutir sobre políticas públicas para minorias sexuais, o vereador Osmar Ricardo promoveu uma audiência pública no plenarinho da Câmara, na tarde desta quinta-feira, 15. O evento reuniu representantes do Executivo e de várias entidades ligadas ao movimento LGBT.
Na tarde desta quinta-feira, 15, a Câmara concedeu o Título de Cidadão Recifense ao cerimonialista Silas da Costa e Silva. A sessão foi presidida pelo vereador Jurandir Liberal (PT) que saudou a todos os presentes, entre amigos, admiradores e familiares do homenageado. Em seguida o autor da proposta, vereador Romildo Gomes (DEM) prestou as devidas homenagens a Silas “Tenho neste momento uma grande honra e alegria em saudar o amigo Silas da Costa e Silva, que recebe hoje, merecidamente, desta casa, este Título".