Pioneira nas regiões Norte e Nordeste e a terceira do Brasil, a unidade de transplante de fígado do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC) atingiu o número de 500 procedimentos cirúrgicos dessa complexidade realizados em Pernambuco. O fato foi comemorado no plenário da Câmara Municipal do Recife pelo vereador Múcio Magalhães (PT), que fez o anúncio durante a reunião ordinária desta terça-feira, 6. “Esse feito, realizado num hospital-escola público, é um exemplo de que os poderes constituídos, as lideranças políticas e a população precisam estar sempre prontos para fazer a defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), que é uma conquista histórica do povo brasileiro”, disse, em discurso.
O líder do governo, Luiz Eustáquio (PT), combateu os argumentos da vereadora Priscila Krause (DEM), na reunião plenária de ontem, ressaltando as qualidades do Plano de Mobilidade Urbana enviado pelo Poder Executivo para apreciação da Câmara Municipal. “A proposta do Poder Executivo busca priorizar o transporte público de passageiros e facilita o deslocamento de pessoas e bens, a partir da infraestrutura viária”, afirmou. Ele ressaltou que esta é a primeira vez que o Recife tem de fato um plano semelhante e criticou os governos anteriores ao do PT, que não propuseram soluções. “As pessoas tiveram tanto tempo para fazê-lo e não o fizeram. Agora, é como se todas as pessoas tivessem soluções prontas”, disse.
A líder da oposição na Câmara Municipal do Recife, vereadora Priscila Krause (DEM), criticou, hoje (05), o Plano Municipal de Mobilidade Urbana, de autoria do Poder Executivo, que tem como principais objetivos promover a alimentação do Sistema Estrutural Integrado (SEI) e reduzir as situações de isolamentos da população. “É inacreditável que o prefeito tenha enviado um plano mirabolante a partir de um estudo técnico, que não foi realizado pela Prefeitura. Citar a navegabilidade do Rio Morno, por exemplo, é uma brincadeira com o povo do Recife”, disse. Segundo a vereadora, o correto seria a elaboração da proposta com base em pesquisa de origem-destino que identificaria as necessidades de mobilidade no Recife e Região Metropolitana.
Na próxima legislatura, que tem início em 1º de janeiro de 2013, o Recife empossará dois vereadores a mais que a quantidade atual. Em vez dos 37 em exercício, o limite do número de parlamentares será de 39, porque a população do município é maior que 1 milhão e 500 mil habitantes e menor que 1 milhão e 800 mil. A composição da Câmara Municipal do Recife será modificada em observação ao critério populacional, nos termos da previsão constante do artigo 29, da Constituição Federal, que ganhou nova redação dada pela emenda constitucional número 58, de 23/09/2009.
O vereador Almir Fernando (PC do B) foi à tribuna, na tarde desta segunda-feira (05), fazer um apelo ao governador Eduardo Campos (PSB) por melhorias no atendimento do Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores do Estado de Pernambuco (SASSEPE).
O vereador Alfredo Mariano (PSDC) prestou homenagem, na tarde desta segunda-feira (05), ao dia da Independência da República (07/09). “Precisamos louvar a independência do Brasil. A partir dessa data não estávamos mais presos a Portugal e poderíamos andar com nossas próprias pernas”.
O vereador Alfredo Mariano (PSDC) prestou homenagem, na tarde desta segunda-feira (05), ao dia da Independência da República (07/09). “Precisamos louvar a independência do Brasil. A partir dessa data não estávamos mais presos a Portugal e poderíamos andar com nossas próprias pernas”.
Será votada na reunião plenária de logo mais, às 15h, na Câmara Municipal, a Proposta de Emenda à Lei Orgânica do Recife que pretende aumentar o número de vereadores na cidade - passando dos atuais 37 para 39 parlamentares - já na próxima legislatura, que terá início em 1º de janeiro de 2013. A Emenda dá uma nova redação ao Artigo 10 e ao Artigo 13-C, dos Atos das Disposições Transitórias da Lei Orgânica do Município.
Através do vereador Inácio Neto (PT), a Câmara Municipal do Recife realizou reunião solene para homenagear a empresa de planos de saúde Unimed Recife, que está completando 40 anos de atuação. A solenidade ocorreu na manhã desta sexta-feira, 2, e contou com a presença de dirigentes da organização, médicos cooperados, clientes e funcionários. A Unimed é a primeira cooperativa médica de Pernambuco, fundada em 1971. “É uma empresa séria que oferece excelentes serviços para todos os conveniados. São quatro décadas se consolidando no mercado como um dos melhores planos de saúde do Norte-Nordeste”, elogiou o vereador, em seu discurso.
Vestidos com camisetas pretas, nas quais estava escrita a frase “malote inteligente desemprega, contamina e mata”, dezenas de vigilantes lotaram o plenarinho da Câmara Municipal do Recife, na manhã desta quinta-feira, 1º de setembro, durante a audiência pública realizada pelo vereador Romildo Gomes (DEM) para discutir o projeto de lei 36/2011, de autoria do vereador Maré Malta (PPS). O projeto, que já foi aprovado em primeira discussão, tem como objetivo obrigar as instituições bancárias, os correspondentes bancários e as empresas transportadoras de valores a utilizar equipamentos de segurança no transporte e na guarda de moeda corrente, que inutilizem as cédulas em caso de abertura não autorizada do malote. Por exemplo, em caso de assalto.